Pará diminui crimes violentos e tem melhor índice desde 2010

O Pará concluiu o oitavo mês do ano com redução na criminalidade violenta, novamente, em todo o Estado. Agosto de 2024 já é considerado o melhor mês da linha histórica, desde 2010, registrando redução de 47,75% nos crimes violentos letais intencionais (CVLI), que inclui homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (2), pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

A constante redução nos indicadores de criminalidade, mês a mês, confirmam o sucesso das estratégias utilizadas pela Segurança Pública, destaca o secretário, Ualame Machado. “Esse resultado que temos compartilhado mês a mês, demonstra nossa estratégia do tripé da segurança, que são os 3 Is que nada mais é do que a maior Integração entre as forças, aliada à Inteligência e aos Investimentos significativos que continuam sendo realizados em favor dos agentes de segurança e dos seus órgãos, para que a gente continue mantendo os índices de criminalidade sempre abaixo no nosso estado”.

“É importante destacarmos que essas reduções podem ser observadas nos estudos e análises feitas por instituições nacionais que apontam o Pará em posições de destaque quando se fala em redução e estratégias para combater a criminalidade”, concluiu o titular da Segup.

Segundo os dados divulgados pela Siac, de 1° a 31 de agosto de 2018, foram registradas 333 ocorrências de CVLI no Estado. Já em 2024, nesse mesmo período, foram computados 174 casos, o que comprova a redução de 47,75%. Os números apontam ainda que na linha histórica, este foi o melhor mês de agosto, desde o ano de 2010, quanto ao menor número de Crimes Violentos Letais.

Nos últimos 8 meses, no acumulado de janeiro a agosto de 2024, foram registrados 1.258 crimes violentos no estado. Já em 2023, mesmo período, foram computados 1.402 casos, uma redução de 10,27% na criminalidade deste em relação a 2023. Levando em consideração o comparativo com o mesmo período do ano de 2018, que computou 2.760 casos de CVLI, houve uma redução de 54,42% nos crimes violentos, o que representa a preservação de mais de 1.5 mil vidas.

HOMICÍDIOS

O número de homicídios também apresentou queda de 46% em todo o estado, ao serem registrados, respectivamente, 311 e 166 casos, nos meses de fevereiro dos anos de 2018 e 2024. Na Região Metropolitana de Belém, os números também apontam reduções quanto aos homicídios. De acordo com os dados, foram computadas 111 e 32 ocorrências nos respectivos anos de 2018 e 2024, chegando a 71,17% de redução.

MOTIVOS

  • A Segup diz que os resultados são fruto do investimento do governo do Estado, em curto, médio e longo prazos nas forças de segurança, em todas as modalidades e áreas de atuação. A exemplo da promoção de concursos públicos, aquisição de câmeras com inteligência artificial, totens de segurança pública, modernização da frota de veículos da Polícia Militar.
  • O governo do Pará também tem assegurado a entrega de novas viaturas para as Polícias Civil, Científica e Penal, assim como ao Corpo de Bombeiros e ao Departamento de Trânsito do Estado (Detran), e, ainda, a aquisição de viaturas blindadas, a ampliação do número de lanchas para atuação nas áreas fluviais, e às ações policiais preventivas e repressivas realizadas diariamente no Pará.

Por Dol

Relacionado

Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Lula sanciona lei que proíbe uso de celular em escolas nesta segunda-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sanciona nesta segunda-feira, 13, o Projeto de…

37 minutos ago

Peixe com “sorriso de gente” é capturado em praia do ES

@paulamoreiraorAtualmente, são conhecidas cerca de 55 mil espécies de peixes nos mares e oceanos. No…

2 horas ago

Juíza Determina Reintegração de Posse em Rurópolis

Nesta quinta-feira, 9 de janeiro de 2025, a Juíza Juliana Fernandes Neves emitiu uma liminar…

3 horas ago

Entenda por que o Remo está em regime de concentração

Faltando 12 dias para a estreia do Clube do Remo no Campeonato Paraense, a diretoria,…

8 horas ago

Proprietários de Veículos no Pará Têm Descontos de Até 15% no IPVA até 14 de Janeiro

Até o dia 14 de janeiro, os proprietários de veículos automotores podem ganhar descontos de…

8 horas ago

BNDES tem edital focado em minerais estratégicos para descarbonização

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), conjuntamente com a Financiadora de Estudos…

8 horas ago

This website uses cookies.