Categories: BrasilEconomia

Número de setores industriais confiantes é o maior em 2 anos

A percepção da indústria sobre a economia melhorou em setembro. Segundo o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), divulgado nesta segunda-feira (23) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 26 dos 29 setores pesquisados demonstraram confiança no futuro.

É o maior número de setores confiantes desde outubro de 2022. Apenas três segmentos da indústria – madeira, produtos de borracha e serviços especializados para a construção – manifestaram pessimismo.

Em nota, a CNI informou que o resultado positivo se deve à melhora da percepção dos empresários sobre a economia. Nos últimos meses, a avaliação dos empresários sobre as condições econômicas atuais segurava o índice de confiança, mas mesmo esse indicador tem melhorado nos últimos meses.

O Icei obedece a uma escala. Abaixo de 50 pontos, o indicador mostra desconfiança. Acima desse valor, demonstra otimismo. Os setores com maior índice de confiança em setembro foram manutenção e reparação (59,4 pontos), máquinas e materiais elétricos (56,7 pontos), bebidas (56,7 pontos) e farmoquímicos e farmacêuticos (56,5 pontos).

De agosto para setembro, o Icei de 21 setores aumentou, sendo que seis cruzaram a linha divisória de 50 pontos e migraram da falta de confiança para confiança: metalurgia; couro e artefatos de couro; máquinas e equipamentos; produtos de metal; biocombustíveis; e equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos.

Regiões

Em todas as regiões, a confiança das indústrias aumentou. Com destaque para o Sul, onde o Icei subiu 2,3 pontos. Nos últimos meses, o Icei da região oscilava em torno dos 50 pontos, mas fechou setembro em 52,4 pontos, descolando-se da linha divisória.

A confiança subiu 2,2 pontos no Nordeste; 1,6 no Norte; 1,3 no Sudeste e 0,7 no Centro-Oeste. Dessa forma, o Icei fechou setembro positivo em todas as regiões do Brasil.

Divisão por tamanho

O índice de confiança subiu em todos os portes de empresas. O Icei avançou 0,9 ponto entre as pequenas empresas e 1,7 ponto nas médias e nas grandes empresas. O resultado de setembro intensificou o otimismo nas empresas de todos os tamanhos.

A pesquisa ouviu 1.870 empresas industriais de todo o país entre 2 e 11 de setembro. Desse total, 738 são de pequeno porte, 678 de médio porte e 454 de grande porte.



Agência Brasil

admin

Recent Posts

Corpo encontrado às margens do rio Tapajós em Itaituba

Um corpo foi encontrado às margens do rio Tapajós na noite de segunda-feira (23), por…

13 minutos ago

Concursos: pelo menos 1,2 mil vagas estão previstas para serem abertas em nível médio; confira

Milhares de oportunidades estão abertas em concursos públicos por todo o Brasil para as pessoas…

3 horas ago

Remo marca no fim e arranca empate contra o Volta Redonda

Leão conquista ponto fundamental | Reprodução / Nosso FutebolO Clube do Remo arrancou um empate…

5 horas ago

Jovem desaparece após afogamento na Praia do Meio em Itaituba

Na tarde deste domingo, 22 de setembro de 2024, um jovem de aproximadamente 18 anos…

5 horas ago

Fiscais da Sefa apreendem 35 toneladas de açaí e 16 toneladas de filé de peixe no Pará

A fiscalização da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) no município de Dom Eliseu, no…

8 horas ago

Look de trabalho masculino confortável: como criar um visual profissional com conforto

Preparar um visual adequado para o trabalho vai além de apenas escolher roupas, esse é…

9 horas ago

This website uses cookies.