Uma determinação judicial visando coibir a desinformação e impedir a divulgação de fake news, nas eleições no município de Tailândia, nordeste do Pará, foi expedida nesta quinta-feira (12), pelo juiz eleitoral, Rodrigo Silveira Avelar.
O juiz da 93ª Zona Eleitoral de Tailândia, determinou a retirada de circulação de postagens que constam no perfil anônimo do Facebook “Descaso em Tailândia”. O perfil utilizou-se da plataforma para divulgar conteúdos que geram desinformação a respeito do candidato, Lauro, da coligação Tailândia é o Povo, promovendo, segundo a decisão, propaganda negativa do candidato e conduta ofensiva à sua honra. A representação foi feita pela coligação do candidato do MDB.
Clique e veja a decisão aqui.
Além da retirada das postagens do perfil, a decisão do juiz determina que o Facebook Serviços On-line do Brasil LTDA, forneça os dados do usuário ou usuários anônimos associados ao perfil em questão. O objetivo é identificar os responsáveis pela disseminação de informações falsas, as fake news.
Criada em fevereiro de 2020, a página dissemina desinformações contra a atual gestão e contra o candidato apoiado pelo atual gestor.
Desde que foi criada, a página dissemina desinformações.
Além disso, servindo-se do anonimato, a página fez propaganda de um dos candidatos da oposição, o que foi vencido nos últimos pleitos e tenta chegar ao poder municipal pela terceira vez.
A página administrada anonimamente já fez publicações favoráveis a um dos candidatos da oposição (foto: reprodução Facebook)
O juiz determinou prazo de até 24 horas para a retirada das fake news, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 1.000,00, limitada a 30 dias de multa.
A Polícia Civil de Tailândia investiga a prática da disseminação de desinformação pelas redes sociais, durante o período eleitoral.
Sob o comando do Tribunal Superior Eleitoral, a Justiça Eleitoral instituiu o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia.
A iniciativa tem o objetivo de reunir esforços de diferentes instituições no combate à desinformação e às deepfakes utilizadas contra o processo eleitoral, além de atuar de forma coordenada no enfrentamento dos discursos de ódio, discriminatórios e antidemocráticos no âmbito eleitoral.
Os Correios anunciaram, nesta quinta-feira (14), um novo Programa de Realização de acordos destinado à…
Na manhã desta terça-feira, 12, a Polícia Civil do Pará (PCPA) executou uma ação conjunta…
Técnico de enfermagem preso no mês passado por gravar estupros a pacientes em Curitiba |…
Em dia de tensões no mercado interno e externo, o dólar fechou acima de R$…
Na última terça-feira (12), o escritório de uma funerária localizada no conjunto Costa e Silva,…
O homem de 67 anos, identificado como Valdecy, foi preso na tarde desta quarta-feira (13.11)…
This website uses cookies.