Quer fazer intercâmbio na Europa, mas não sabe por onde começar? Preparamos esse guia completo para você tirar todas as suas dúvidas!
Contar com um intercâmbio na Europa no seu currículo pode abrir portas profissionais e inúmeras possibilidades de estudo.
Considerado um dos continentes com maior diversidade cultural, a Europa é o destino escolhido por muitas pessoas que desejam realizar um intercâmbio. Conhecer diversas nações e explorar novas oportunidades fazem parte dos objetivos mais comuns de muitos jovens.
Além da facilidade de entrada nos mais diversos países do continente, a Europa pode abrir inúmeras portas para aqueles que desejam se aventurar e criar conexões estudantis e de trabalho.
Fazer intercâmbio no continente europeu é mergulhar em diversas culturas, línguas e costumes variados. É possível em um dia aprender sobre a arte do café em Paris, e no seguinte descobrir como pedir um sanduíche na Alemanha sem tropeçar nas palavras.
São vários países com diversas aventuras e tradições que se transformam em memórias incríveis e únicas.
Além disso, vale lembrar que as melhores universidades do mundo se encontram no território europeu. Aulas com os melhores professores, em instituições que são referência no mundo todo e utilizando tecnologias de ponta.
Também existe a facilidade de visitar outros países por meios de transporte como trens e ônibus. Com um passe de trem e um mochilão, é possível visitar diversos países, explorando paisagens e criando novas conexões.
Realizar um intercâmbio na Europa traz inúmeros benefícios que vão além da viagem. A possibilidade de imersão cultural e o contato com nações plurais são extremamente enriquecedoras. O contato com estudantes e profissionais de outras nacionalidades ajuda a desenvolver habilidades e expandir a visão de mundo.
Outro ponto interessante é que muitos países europeus permitem que estudantes estrangeiros trabalhem em regime de meio período durante os estudos, e oferecem vistos de trabalho pós-estudo, o que facilita a transição para o mercado de trabalho europeu.
Além disso, as remunerações europeias estão entre as melhores do mundo, e as oportunidades são muitas, principalmente em empresas de grande prestígio ao redor do globo. A qualidade de vida e o fácil acesso a recursos básicos também são pontos extremamente positivos para quem deseja viver na Europa.
Existem algumas etapas que são essenciais para quem deseja viver um intercâmbio na Europa, que vão desde a escolha do país até a separação dos documentos corretos.
Primeiro, precisamos escolher um local de destino. Alguns países da Europa são muito escolhidos para viagens mais culturais, como é o caso da Itália. No entanto, existem os destinos mais famosos para intercambistas que estão em busca de novas oportunidades e aventuras.
Características como o clima, a qualidade de vida para estrangeiros e população são itens que devem ser considerados na escolha.
Além disso, é importante pensar qual o objetivo principal do intercâmbio: aprender inglês, estudar outro idioma, trabalhar ou apenas morar. Conheça os melhores lugares para se mudar. Os 3 países com o maior número de intercambistas são: Inglaterra, Irlanda e Malta.
Existem vários programas para quem deseja realizar um intercâmbio na Europa. Elencamos aqui alguns dos principais e mais utilizados por intercambistas.
O Erasmus+ é um programa criado pela União Europeia. Com o objetivo de apoiar a educação, formação e esporte na Europa. Com bolsas integrais para mestrados e doutorados, elas podem ter duração de 12 a 24 meses, em dois países diferentes do país de origem.
O programa também conta com intercâmbios para estudantes, doutorandos e jovens de 13 a 30 anos, estágios na Europa, e bolsas para profissionais da educação. Os intercâmbios podem durar de 2 a 24 meses e abrangem diretores de escolas, atletas e técnicos esportivos.
As universidades de graduação ou de pós-graduação aqui no Brasil oferecem programas de intercâmbio onde o estudante pode estudar durante um período determinado em instituições acadêmicas ao redor do mundo.
Essa modalidade pode ser chamada de Mobilidade Acadêmica, e é uma grande oportunidade para estudantes que desejam viver novas experiências e ter contato com outras culturas.
O intercâmbio por escolas de idiomas é uma experiência no exterior onde o estudante aprende ou aperfeiçoa um idioma estrangeiro. A duração varia de um mês a um ano e o custo depende do destino, escola e tempo de estadia.
O estudante pode se inscrever através de uma agência de intercâmbio no Brasil e, ao chegar, é levado ao alojamento.
Destino e programa de intercâmbio escolhidos! Resta a dúvida: quais são os documentos necessários para um intercâmbio na Europa?
Brasileiros e outras nacionalidades ficam isentos de apresentação de vistos para entrada nos países da União Europeia nos casos em que a estadia será igual ou inferior a 90 dias. Nesses casos, o visto é concedido assim que você chega no aeroporto, não sendo necessário garanti-lo com antecedência.
No entanto, nos casos de intercâmbio para estudo ou trabalho por períodos mais prolongados, existem diferentes tipos de visto.
Para obter o visto de estudante, é necessário apresentar uma certidão de nascimento, uma carta de motivação, cópia do diploma e do histórico escolar, e comprovar o vínculo a uma instituição de ensino brasileira.
Muitos países têm programas de trabalho ou férias-trabalho para estrangeiros, permitindo que intercambistas vivam temporariamente no país enquanto trabalham. Os vistos de intercâmbio duram até 4 anos, mas precisam ser renovados se o intercambista continuar estudando após esse período.
O passaporte é a primeira coisa que você deve garantir quando vai viajar para o exterior. O prazo de confecção do passaporte no Brasil é de 10 dias úteis a partir da data de solicitação, e sua validade é de 10 anos.
Na Europa, a validade precisa ser de pelo menos 90 dias a partir de sua data de retorno.
Para realizar o intercâmbio na Europa, é exigido que você tenha seguro-viagem. Os detalhes variam de acordo com o país em que você vai ficar, como por exemplo quantos euros o seu seguro precisa cobrir.
Chegou a tão esperada hora começar os preparativos para o tão sonhado intercâmbio na Europa. Verifique os pontos mais importantes a seguir:
Fique atento à compra das passagens. Verifique as datas, opções de bagagens disponíveis e opte sempre pelas rotas mais rápidas para chegada ao destino
Alguns buscadores de passagens aéreas podem ser extremamente úteis nesta etapa, como o Google Flights.
Analise com cuidado onde você irá se hospedar: verifique as melhores rotas para deslocamento, se há hospitais, supermercados e outros comércios perto e principalmente como é a segurança do local.
Em caso de problemas, entre em contato com a sua agência ou instituição de ensino para solicitar suporte.
Estude sobre os costumes, idiomas e tradições do seu destino. É importante ter uma ideia de como é viver naquele país, pois ele será sua casa durante os próximos meses, e essa etapa pode fazer tudo valer muito mais a pena. Vivencie e estude o máximo que puder sobre a cultura local!
A Receita Federal tem alertado a população sobre uma nova tentativa de golpe que está…
Segundo um relatório feito pela Administração Federal da Aviação dos EUA, o compartimento do trem…
Desde 1999, quando o Brasil adotou o regime de metas para controlar a inflação, o…
O suspeito de ter executado um vigilante no bairro do Icuí, em Ananindeua, neste sábado,…
As retiradas da poupança superaram os depósitos em R$ 15,44 bilhões, informou hoje (8), em…
As aulas estão previstas para iniciar no dia 27 de janeiro. | Foto: Pedro Guerreiro…
This website uses cookies.