Comunidade indígena ganha primeira agroindústria de farinha certificada de Altamira

A Associação Indígena Juruna Tubyá comemora a inauguração da primeira agroindústria de beneficiamento de mandioca de Altamira e região. O espaço foi construído e equipado pela Norte Energia, concessionária da UHE Belo Monte, para contribuir com a geração de renda dos indígenas da etnia Juruna, que vivem no ramal do Picadinho, localizado a 115 quilômetros da sede do município.

Conhecida popularmente como casa de farinha, a estrutura é moderna e foi construída em conformidade com as melhores práticas para a fabricação do alimento. Com capacidade de produção de 1.020 kg de farinha por dia, o espaço conta com áreas para recepção e descarga; armazenamento e de produção, esta última equipada com descascador de mandioca, prensa hidráulica, desintegrador, peneira vibratória, forno manual e forno mecanizado.
Desde que entrou em funcionamento, em fevereiro deste ano, a casa de farinha gerou renda aproximada de R$ 50 mil para as oito famílias indígenas envolvidas diretamente no projeto, além de criar empregos para famílias não-indígenas moradoras do entorno. A comunidade já trabalhava com o cultivo de mandioca e com a produção artesanal de farinha, mas agora as técnicas foram aprimoradas.

Para o funcionamento da agroindústria, a Norte Energia apoia a Associação Indígena Juruna Tubyá por meio de três programas do Plano Básico Ambiental do Componente Indígena (PBA-CI) da usina, que abrangem as etapas de plantio, processamento e comercialização. Irasilda Moraes Pereira Fernandes, presidente da associação, acredita que com a agroindústria a comunidade terá condições de ampliar a produção e a geração de renda. “Já trabalhávamos com farinha, só que não tínhamos uma estrutura como a que temos atualmente. Então esse projeto veio mesmo para melhorar a nossa expectativa.”, conta.

O projeto da agroindústria é acompanhado pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), que agora vem atuando no processo de certificação dos produtos da Associação Indígena Juruna Tubyá. O selo da Adepará atesta a qualidade do processo de fabricação e manipulação do alimento. “Temos o papel de verificar todo o padrão higiênico e o registro para produção para o mercado, afinal é um produto que vai para a mesa do ser humano. É a primeira a ser registrada no município de Altamira e a gente fica bem contente porque é mais produção, mais emprego, mais renda.”, explica o gerente regional da Adepará, Rubens Santos.

A gerente Socioambiental do Componente Indígena da Norte Energia, Sabrina Miranda Brito, destaca a importância da agroindústria. “Este projeto é um marco para a soberania e autonomia da comunidade. Ao apoiá-los, possibilitamos que os recursos e os benefícios gerados pela produção permaneçam dentro da própria comunidade, fortalecendo sua capacidade de autossuficiência e preservando suas tradições culturais. Estamos comprometidos em continuar nossa parceria com a comunidade e órgãos competentes para promover o desenvolvimento sustentável e o progresso social da comunidade, considerando o impacto positivo que essa iniciativa terá para o futuro destas famílias”, conclui.

Fonte: Plantão 24horas News

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Veja onde Mário Gomes vai morar após ser despejado de mansão

O ator Mário Gomes, de 71 anos, astro das novelas globais na década de 80,…

4 horas ago

Vídeo: Colisão entre Caminhão e Caminhonete em Itaituba Deixa Danos Materiais

A colisão entre um caminhão baú e uma caminhonete ocorreu por volta das 11h19 desta…

4 horas ago

Veja como foi a abertura da 1ª Festa do Peão no distrito Palmares

Em comemoração aos 30 anos do distrito Palmares, localizado há cerca de 60 Km de…

4 horas ago

“Aposta é entretenimento, não meio de ganhar dinheiro”, diz secretário

O governo federal começa a endurecer o controle sobre as empresas de apostas de quota…

6 horas ago

Homem é Encontrado Morto em Novo Progresso

Na manhã desta sexta-feira (27), um homem foi encontrado morto na casa que alugava, no…

8 horas ago

Tailândia: homem que manteve a ex como refém vai responder por 3 crimes

Maciel Souza Costa, de 30 anos, foi preso após manter sua ex-companheira refém por quase…

8 horas ago

This website uses cookies.