Agência declara escassez hídrica na bacia do rio Tapajós

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) declarou, nesta segunda-feira (23), situação de escassez hídrica na bacia do rio Tapajós no Pará.

A proposta de declaração foi aprovada em reunião de diretoria da ANA e é válida para o trecho do baixo Tapajós, compreendido entre os municípios paraenses de Itaituba e Santarém, até o dia 30 de novembro.

Durante o período de escassez hídrica, a agência ganha poderes para definir regras especiais de uso da água e para fiscalizar o cumprimento do que ficar definido.

Em Itaituba, a cota do rio estava em 1,72 metro no dia 11 de setembro. Isso está abaixo do menor nível já observado para essa data — 1,78 metro — em toda a história.

De outubro de 2023 a agosto de 2024, choveu 26% menos do que a média histórica. A perspectiva, segundo a agência reguladora, é de piora da situação no restante de setembro e em outubro.

A bacia do Tapajós abastece 1,7 milhão de habitantes e abriga uma hidrovia com 300 quilômetros de extensão, que movimenta quase 15 milhões de toneladas anualmente.

Além disso, compreende quatro hidrelétricas, que têm 3.257 megawatts (MW) de potência instalada e representam cerca de 3% da geração de energia nacional.

A declaração de escassez hídrica sinaliza aos setores usuários da bacia — navegação, geração de energia, abastecimento — a necessidade de implementação de seus planos de contingência.

Também possibilita, a partir de articulação com o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, que haja mais facilmente declaração de calamidade ou emergência por seca pelos municípios, ou estados afetados.

Essa é a terceira bacia em situação formal de escassez hídrica, declarada pela ANA, somando-se a bacia do Alto Paraguai (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e a bacia dos rios Madeira e Purus (Acre, Rondônia e Amazonas).

Segundo fontes da ANA, a bacia do rio Xingu (Pará) também pode ter declaração de escassez hídrica em breve. A área técnica da agência deve sugerir essa medida, nas próximas semanas, à diretoria colegiada.

Fonte: CNN Brasil

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Após polêmicas, paraenses brilham no palco do Rock in Rio

Quatro representantes da música feita no Norte do Brasil --Gaby Amarantos, Zaynara, Gang do Eletro…

15 minutos ago

iPhone 16 começa a ser vendido no Brasil nesta terça-feira (24); confira os valores e novidades

A pré-venda do aguardado iPhone 16 começa nesta terça-feira (24) no Brasil. Os interessados podem se cadastrar no site…

1 hora ago

Vini e Rodrygo comandam goleada do Real sobre o Espanyol

Brasileiros foram fundamentais para a virada | Real Madrid F.CO Real Madrid venceu o Espanyol…

6 horas ago

Diarista mata colega de trabalho a golpes de facão após bebedeira no Pará

Uma noite de bebedeira entre colegas terminou em morte em São Domingos do Araguaia, município do sudeste paraense. O homicídio…

6 horas ago

Corpo encontrado às margens do rio Tapajós em Itaituba

Um corpo foi encontrado às margens do rio Tapajós na noite de segunda-feira (23), por…

7 horas ago

Número de setores industriais confiantes é o maior em 2 anos

A percepção da indústria sobre a economia melhorou em setembro. Segundo o Índice de Confiança…

7 horas ago

This website uses cookies.