1Uma tropa da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl), localizada no município de Marabá, sudeste paraense, irá participar do Combined Operation and Rotation Exercise 2024 (Core 24), que será realizado em Luisiana, nos Estados Unidos, nos meses de agosto e setembro. Nesta sexta-feira (2), às 9h, o Comando Militar do Norte (CMN) realizou a formatura de despedida do contingente que seguirá para a missão na madrugada da próxima segunda-feira (5).
A tropa de origem paraense é composta por 180 militares. Eles integram a Subunidade Core, um efetivo especializado em operações de alto nível. Para participar do Exercício Ccore 24, os militares passaram por intenso adestramento, desde março de 2023, em nove edições da Operação Munduruku, realizadas em Marabá.
Além do efetivo do Pará, outros 41 militares de diversas Organizações Militares do Brasil integram o grupo, totalizando 221 homens do Exército Brasileiro a representar o país, nos Estados Unidos. Em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), o grupo segue rumo aos EUA, a bordo da aeronave KC-30 (Airbus A 330).
General Eduardo Veiga, comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, de Marabá, explicou que foi necessário mais de um ano de treinamento para essa missão. “O Exército Brasileiro recebeu a missão de realizar a Operação Core 24, um exercício combinado com o Exército Americano. Nós participamos de um ano e meio de preparação. Iniciou em março do ano passado. Uma tropa bastante capacitada, preparada em todas as suas funções de combate para bem representar o nosso Brasil. O Exército Brasileiro, nesse exercício tão importante com os Estados Unidos”, comenta.
“Lá nós teremos um adestramento combinado, onde o foco são as operações ofensivas, onde nós realizaremos nivelamento de doutrina militar, técnicas, táticas, procedimentos, execução de tiro real. Isso tudo nós também realizamos aqui nessa preparação, ao longo desse tempo de um ano e meio, por meio de 9 operações que chamamos de Operações Munduruku. Então, a nossa tropa está pronta, capacitada. Com certeza, vai representar muito bem o nosso país”, detalha o comandante.
Em 2023, os militares dos EUA também estiveram no Brasil para outra etapa dos treinamentos. “Eles estiveram aqui, e foi realizada então essa preparação no Paraná. O Exército Americano esteve aqui o ano passado, recebemos eles aqui em Belém, depois fomos ao Amapá, Macapá, Ferreira Gomes, Oiapoque, Clevelândia do Norte, onde nós tivemos a oportunidade de mostrar para o Exército Americano o valor do nosso soldado da região amazônica e aqui do nosso Pará. Eles puderam adquirir conhecimentos que nós temos de operar em ambiente amazônico, em um ambiente de selva, e eles levaram daqui a certeza, a convicção que nós temos soldados prontos para defender a nossa Amazônia”, finaliza o comandante.
A quarta edição do Exercício Core será realizada no período de 5 de agosto a 4 de setembro, no Fort Johnson, em Luisiana, nos EUA. O Exercício é resultado de um programa de cooperação, assinado entre Brasil e Estados Unidos, que estipula exercícios bilaterais anuais até o ano de 2028.
A primeira edição foi realizada no Brasil em 2021, e a segunda foi realizada na cidade de Luisiana nos EUA, em 2022. No último ano, o Exercício foi realizado nos estados do Pará e Amapá, sob responsabilidade do CMN, pela primeira vez na Amazônia Oriental.
Por meio desses exercícios, as tropas dos dois países compartilham experiências e trocam conhecimentos sobre doutrina, técnicas, táticas e procedimentos de defesa, visando ampliar a interoperabilidade entre os exércitos e desenvolver a doutrina militar terrestre.
Por: O liberal
Na manhã desta segunda-feira, 18 de novembro de 2024, um homem em uma comunidade rural,…
A área jurídica possui oportunidades muito atrativas para concurseiros, especialmente para quem possui graduação em…
Diciane, de 13 anos, conquista o primeiro lugar no Fecant Kids, etapa voltada ao público…
A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) vai iniciar, na terça-feira (19), a campanha ‘Conta…
Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) trouxe para…
O influenciador alagoano convidou Valéria Paiva, Viviane Batidão e Wanderley Andrade para o reality Rancho…
This website uses cookies.