A Polícia Federal, com apoio da Funai, deflagrou, no sábado (10/08), uma operação de combate a crimes ambientais e à extração ilegal de ouro na Terra Indígena Kayapó, no município de Ourilândia do Norte/PA. Esta é a sétima ação da PF nessa TI desde maio deste ano.
Durante a operação, a Polícia Federal encontrou uma balsa de garimpo de ouro estacionada no Rio Fresco, próximo ao encontro com o Rio Branco, dentro da TI Kayapó. A embarcação, com custo estimado em R$ 250 mil, foi inutilizada no local devido à impossibilidade de sua remoção. Também foram apreendidos uma caminhonete e um barco tipo voadeira de cinco metros, equipado com motor de 15 hp.
Um homem que estava no local foi identificado como o proprietário do garimpo fluvial e responderá a inquérito policial.
No momento da abordagem, três pessoas estavam na embarcação realizando ajustes e preparando o reabastecimento. Uma delas é cozinheira e esposa do dono da balsa.
A TI Kayapó faz parte da lista de terras indígenas que sofrerão desintrusão por ordem do STF (ADPF 709/2020) e é uma das terras indígenas mais devastadas do país devido à ação indiscriminada dos garimpeiros.
Ao longo dos últimos anos, a Polícia Federal tem combatido crimes nessa área indígena, já tendo realizado diversas operações. No entanto, os infratores insistem na prática criminosa.
A ação de sábado dá continuidade a uma série de operações programadas para serem realizadas pela Polícia Federal ao longo do ano, que antecederão à desintrusão determinada pelo STF.
Fonte: PFPA
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atingiu um marco inédito ao abrir 200 novos…
A noite deste sábado, 16, foi registrada duas mortes em frente a um supermercado no…
Os carros híbridos surgem como uma nova alternativa aos condutores que anseiam por veículos cuja…
Um homem identificado como Danyllo, de 36 anos, morreu após ser esfaqueado pela companheira, em…
Um açougue localizado em Tailândia, nordeste do Pará, foi alvo de um furto durante a…
Linhas de crédito voltadas para pequenos e médios empreendedores das periferias e a formação de…
This website uses cookies.