Julgamento de Mandante do Massacre de Altamira em Belém, no Pará

A rebelião completou cinco anos em 29 de julho e resultou nas mortes de 62 detentos, sendo 58 no presídio de Altamira, no sudoeste do Pará, e quatro durante a transferência. Agora, o Tribunal de Justiça do Pará aceitou um pedido do Ministério Público do Pará para que o acusado de ser um dos mandantes da rebelião, conhecido como o Massacre do Presídio de Altamira, seja julgado na capital do estado. Este será o primeiro julgamento do caso, porém ainda não foi definida uma data para o julgamento.

A decisão foi divulgada na última terça-feira e foi tomada por desembargadores da Seção de Direito Penal, após um dos réus, Luziel Barbosa, ter pedido na justiça a troca do local do julgamento, que inicialmente seria em Altamira, para a cidade de Marabá, alegando que poderia haver parcialidade do júri devido à grande repercussão que o caso teve na região.

O Ministério Público do Estado do Pará, no entanto, se manifestou nos autos alegando que a transferência do julgamento não deveria ser para Marabá e sim para Belém, pedido que foi aceito pela Justiça.

Além disso, o Ministério Público do estado trouxe argumentos sobre a necessidade de assegurar a segurança do fórum local diante da dúvida sobre a imparcialidade do júri e da grande repercussão do caso. A rebelião ocorreu em 29 de julho de 2019 no Centro de Recuperação Regional de Altamira, sudoeste do Pará, marcando a história do sistema penitenciário estadual a partir de um conflito entre dois grupos rivais.

Durante a transferência para Marabá, um dia após o massacre, quatro detentos foram mortos dentro de um caminhão-cela. Ao todo foram 62 mortes. O julgamento de Luziel Barbosa é o primeiro da série que deve ser realizado para julgar o caso. Ele é considerado uma das principais lideranças no massacre.

Fonte: Plantão 24horas News – Repórter Queiroz Filho

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Polícia Civil Realiza Ações Educativas Contra Venda de Bebidas Alcoólicas em Rurópolis

Policiais civis da delegacia de Rurópolis, sob o comando do delegado Ariosnaldo da Silva Vital…

10 minutos ago

Pesquisa mostra Lauro com 65,8% dos votos válidos em Tailândia

A pesquisa eleitoral mais recente em Tailândia, nordeste do Pará, divulgada neste sábado (5), mostra…

10 minutos ago

Pix custa cerca de R$ 50 milhões por ano, diz Campos Neto

O Brasil registra, atualmente, 789 milhões de chaves Pix | Marcello Casal Jr/Agência Brasil/ArquivoO presidente…

2 horas ago

Homem é Ameaçado com Faca Após Acolher Idoso em Itaituba

Na última sexta-feira (4), José Tavares foi ameaçado com uma faca após acolher um idoso…

5 horas ago

Eleições 2024: Pesquisa Datailha aponta vitória de Rubens Teixeira em Moju com 47,3%

O Instituto Datailha, pode divulgar neste sábado, 05, uma pesquisa sobre as intenções de votos…

5 horas ago

Ministério da Fazenda autoriza 199 marcas de bets no país; veja lista

Um total de 199 marcas operadas por 95 empresas de bets estão autorizadas a continuar…

6 horas ago

This website uses cookies.