Julgamento de Mandante do Massacre de Altamira em Belém, no Pará

A rebelião completou cinco anos em 29 de julho e resultou nas mortes de 62 detentos, sendo 58 no presídio de Altamira, no sudoeste do Pará, e quatro durante a transferência. Agora, o Tribunal de Justiça do Pará aceitou um pedido do Ministério Público do Pará para que o acusado de ser um dos mandantes da rebelião, conhecido como o Massacre do Presídio de Altamira, seja julgado na capital do estado. Este será o primeiro julgamento do caso, porém ainda não foi definida uma data para o julgamento.

A decisão foi divulgada na última terça-feira e foi tomada por desembargadores da Seção de Direito Penal, após um dos réus, Luziel Barbosa, ter pedido na justiça a troca do local do julgamento, que inicialmente seria em Altamira, para a cidade de Marabá, alegando que poderia haver parcialidade do júri devido à grande repercussão que o caso teve na região.

O Ministério Público do Estado do Pará, no entanto, se manifestou nos autos alegando que a transferência do julgamento não deveria ser para Marabá e sim para Belém, pedido que foi aceito pela Justiça.

Além disso, o Ministério Público do estado trouxe argumentos sobre a necessidade de assegurar a segurança do fórum local diante da dúvida sobre a imparcialidade do júri e da grande repercussão do caso. A rebelião ocorreu em 29 de julho de 2019 no Centro de Recuperação Regional de Altamira, sudoeste do Pará, marcando a história do sistema penitenciário estadual a partir de um conflito entre dois grupos rivais.

Durante a transferência para Marabá, um dia após o massacre, quatro detentos foram mortos dentro de um caminhão-cela. Ao todo foram 62 mortes. O julgamento de Luziel Barbosa é o primeiro da série que deve ser realizado para julgar o caso. Ele é considerado uma das principais lideranças no massacre.

Fonte: Plantão 24horas News – Repórter Queiroz Filho

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Polícia Civil Prende Suspeito de Matar Enteado em Novo Progresso

O preso Antônio Marcos Viana, em 2021, ceifou a vida do filho de sua companheira…

41 minutos ago

13º salário: quanto e quando cai na conta? Saiba tudo!

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

2 horas ago

Benevides: a pioneira da abolição da escravidão na Amazônia

Neste 20 de novembro de 2024, o Brasil celebra pela primeira vez o Dia da…

4 horas ago

Vídeo: Marido Flagra Amigo Estuprando Sua Esposa em Ananindeua

Um homem convidou o “melhor amigo” para uma resenha em sua casa no último domingo,…

6 horas ago

Acidente com ônibus deixa ao menos 23 mortos em Alagoas

Um ônibus capotou em uma ribanceira e deixou 23 pessoas mortas na tarde deste domingo…

7 horas ago

Sefa aprende 645 pares de calçados e materiais de construção

Os agentes de segurança do Estado tem realizado diversas ações em todos os 144 municípios…

10 horas ago

This website uses cookies.