Categories: MarabáNotícias

Isso é o que acontece no corpo de quem toma açaí!


Açaí é conhecido por ser uma bomba calórica, mas depende de seus acompanhamentos. Fruto por si só pode oferecer diversos benefícios para a saúde. | Prefeitura de Belém/Divulgação

Símbolo da cultura paraense, o açaí é saboreado em quase todo o território nacional. No Pará, o fruto faz parte da identidade cultural dos habitantes e é consumido normalmente com farinha, peixe frito ou outros acompanhamentos.

CONTEÚDO RELACIONADO

Mas você sabe o que acontece no corpo de quem toma açaí? Inclusive, você já deve ter ouvido que o fruto é uma bomba calórica, mas calma!

Segundo a nutricionista clínica Zainab El Moukdad e a nutróloga Andrea Sampaio, ambas do Hospital Sírio-Libanês, quem consome o alimento de forma saudável pode observar vários benefícios para a saúde.

Quer ler mais notícias? Acesse nosso canal no Whatsapp

OS DEZ PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO AÇAÍ

  • Rico em antioxidantes: “O açaí é uma fonte poderosa de antioxidantes, como antocianinas e flavonoides, que protegem as células contra danos causados pelos radicais livres. Essa propriedade é responsável por manter a saúde celular e pode ser associada à proteção contra doenças crônicas”, explica Zainab.
  • Controle do colesterol com proteção ao coração: “A alta concentração de antocianinas e fitosteróis no açaí promove o relaxamento e proteção dos vasos sanguíneos. O fruto açaí é composto por ácidos graxos insaturados, que agem evitando a deposição excessiva de LDL (lipoproteína de baixa densidade, o colesterol ruim) nas paredes celulares enquanto as antocianinas combatem os radicais livres, que são responsáveis pela oxidação do LDL e diminuição dos níveis do HDL (lipoproteína de alta densidade)”, detalha Andrea.
  • Impacto nas artérias: “Os compostos do açaí reduzem os níveis de LDL e promovem a saúde das artérias. Essa ‘conexão’ é especialmente relevante, considerando que o açaí é tradicionalmente consumido com peixes na região Norte do Brasil”, pontua a nutricionista Zainab.
  • Efeito na dislipidemia, síndrome metabólica e diabetes tipo 2: “Alguns estudos clínicos demonstraram que os compostos fenólicos possuem efeitos benéficos na redução dos riscos de obesidade associada a doenças crônicas como diabetes tipo 2. O consumo de alimentos ricos em antioxidantes pode modificar favoravelmente o metabolismo das gorduras e a homeostase da glicose, que reduzem os riscos de síndrome metabólica e as complicações do diabetes tipo 2”, relata a nutróloga Andrea.
  • Melhora a função cognitiva: “Os antioxidantes presentes no açaí também podem beneficiar a saúde do cérebro, pois protegem as células cerebrais contra o estresse oxidativo e a inflamação”, afirma El Moukdad.
  • Perfil imunológico em alta: “Por ser rico em vitamina C, vitamina E, ácidos graxos ômega-9 e antocianinas, o açaí fortalece o sistema imunológico, aumenta as células de defesa do corpo e melhora o processo de cicatrização. Alguns estudos demonstraram que o açaí leva ao estímulo tanto da célula T quanto na atividade das células gama-delta mieloide”, explica Sampaio.
  • Saúde digestiva em dia: “Uma boa fonte de fibras essencial para a saúde digestiva, que promove a regularidade intestinal e mantém um microbioma intestinal saudável”, discorreu Zainab.
  • Prevenção de doenças neurodegenerativas: “As propriedades antioxidantes do açaí atuam na manutenção das células neuronais e no controle dos radicais livres, que levam a prevenção de doenças neurodegenerativas, como o mal de Parkinson e o Alzheimer. O açaí permite reduzir o acúmulo da proteína beta-amiloide, que é a proteína associada com o desenvolvimento dessas doenças. Alguns estudos também indicam que o consumo do açaí pode proteger e melhorar o desempenho cerebral”, garantiu Andrea.
  • Saúde da pele: “Os antioxidantes e nutrientes presentes beneficiam a saúde da pele, ajudam a combater os efeitos do envelhecimento precoce e a manter a pele saudável e radiante”, concluiu a Dra. Zainab El Moukdad.
  • Redução do risco de câncer: “Estudos in vitro demonstraram que as frações dos polifenóis podem reduzir entre 56 e 86% a proliferação das células de leucemia”, finalizou a Dra. Andrea Sampaio.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

IMPORTANTE: Os comentários não representam a opinião do Diário Online. Os textos escritos são de inteira responsabilidade dos autores.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Inmet emite alerta de chuvas intensas no Pará nesta quinta (26)

noite de Natal, quarta-feira (25), em Belém, foi marcada por uma forte chuva que alagou…

56 minutos ago

Novos dirigentes ganham espaço no Paysandu

Toda semana, o DOL Rádio Esporte apresenta novidades sobre os bastidores do esporte paraense, em…

4 horas ago

Queda de ponte: corpo de criança de 11 anos é encontrado

O número de mortos pela queda da ponte Juscelino Kubitschek entre Tocantins e o Maranhão…

4 horas ago

Três em cada dez domicílios não contam com rede de esgoto

Três em cada dez domicílios no país ainda não contam com rede de esgoto, segundo a…

4 horas ago

Polícia Militar Prende Suspeito de Furto em Itaituba

Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada nesta terça-feira, 24 de dezembro de 2024, para…

9 horas ago

Bragança se prepara para a festa da Marujada

O município de Bragança, no nordeste do Pará, se prepara para receber mais uma edição…

10 horas ago

This website uses cookies.