Fortalecer o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança. Esse é o grande objetivo da Campanha Agosto Dourado. No Brasil, lei estabelece que, durante todo o mês de agosto, serão intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.
Neste ano, o tema é “Reduzindo a lacuna: apoio à amamentação para todos”. A nutricionista da coordenação do Banco de Leite Humano da Santa Casa, Vanda Marvão, destaca que a campanha é fundamental para incentivar e desmistificar a amamentação. “A ideia da campanha é que possamos disseminar informações importantes sobre o aleitamento materno para a sociedade como um todo. Além disso, buscamos quebrar alguns mitos, preconceitos e sensibilizar sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe do bebê, assim como os aspectos benéficos da amamentação”.
A nutricionista acrescentou que o leite materno é considerado o melhor alimento até os seis meses de vida do bebê, com todos os nutrientes necessários para evitar infecções e garantir a saúde. “O leite materno contém carboidratos, proteínas e gorduras em quantidades ideais, não sobrecarregando nenhum órgão do bebê e fornecendo todos os nutrientes de que ele precisa até o sexto mês de vida. Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias”, explica.
“Para a mulher, por sua vez, os benefícios dizem respeito à redução do risco de anemia, de desenvolver câncer de mama e de útero e de apresentar depressão pós-parto”, complementa.
Quer saber mais notícias do Pará ? Acesse nosso canal no Whatsapp
A nutricionista enfatiza que a amamentação é uma maneira de demonstrar vínculo natural, afeto e proteção ao recém-nascido, agindo como uma “primeira vacina”.
A Santa Casa tem um dos maiores bancos de leite humano do Norte do Brasil. Os recém-nascidos de baixo peso e prematuros internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs) da Santa Casa recebem o leite materno com o auxílio do Banco de Leite Humano (BLH) da Santa Casa.
Giovana Monteiro, 18, teve complicações na gestação e, por isso, o filho Davi precisou nascer prematuramente. Durante a internação, Giovana não teve leite suficiente para amamentar e precisou da ajuda do banco de leite. “Dessa forma, as mães que doaram leite foram fundamentais para ajudar na recuperação do Davi em um momento tão delicado da sua vida” .
De acordo com o relato do motorista que registrou a situação, uma carreta quase tombou…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma doação no valor de R$ 1.013…
O veículo foi encontrado abandonado em rua de Marituba | Foto: ReproduçãoUm motorista de aplicativo…
Nesta terça-feira (14), uma megaoperação coordenada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ) e pelo Ministério Público do Estado…
O futebol mundial testemunhou uma revolução com a criação da Kings League, uma competição que…
A concessionária RR Chevrolet, em Belém, terá veículos com condições especiais em comemoração aos 100…
This website uses cookies.