O mundo da moda, desde 2023, vem vivenciando uma infinidade de tendências core. Depois da era do barbiecore, kidcore e cottage-core, chegou a vez do grandpacore. Com mais de 15 milhões de buscas pelo termo no TikTok, a GenZ elegeu coletes, cardigans, camisa HUGO estampada, meias xadrez, tricô e os tradicionais loafers como as peças queridinhas da vez.
A tendência grandpacore convida estrangeiros e brasileiros a se apropriarem da estética de roupa de vovô, que inclui o uso de itens e padronagens consideradas vintage ou retrô. O conceito une conforto e autenticidade ao visual com peças populares das gerações passadas.
Celebridades consideradas ícones fashion como Gigi e Bella Hadid, Harry Styles e Jaden Smith já aderiram à moda. O grandpacore aparece nas redes sociais desde o início do de 2024, mas deve seguir forte até o final do ano.
Na teoria, a ideia pode parecer curiosa, mas celebridades mostram que a nova tendência é confortável e sofisticada.
Participar da trend grandpacore não é difícil, e usar como referência os visuais das celebridades é uma boa solução para se inspirar. Em relação às peças, muitas delas podem ser encontradas no guarda-roupa de avós que ainda seguem o estilo vintage ou, ainda, em lojas físicas e on-line.
Muitas marcas já estão apostando nessa moda, mas, além dos itens característicos, há aqueles comuns no vestuário que podem ajudar na composição dos looks. É possível, por exemplo, achar uma camisa social masculina HUGO para presente e usá-la para compor visuais criativos e confortáveis.
O cantor e ator Harry Styles é uma das celebs que apostam na nova estética. O artista foi escolhido para estrelar campanhas de moda que trazem a vibe da tendência. Em uma das fotos divulgadas, ele aparece usando uma sobreposição de um conjunto de alfaiataria com um colete de tricô. Para complementar o visual, uma bolsa estruturada no estilo vintage.
Outro artista conhecido pelos looks é o também cantor e ator Jaden Smith. Em um clique feito por paparazzi, o artista aposta na sobreposição de peças de vovô. Na parte de cima, o filho de Will Smith exibiu um pulôver de tricô sobreposto à camiseta de algodão. Na parte de baixo, outra combinação inteligente: a calça de cintura baixa deixa à mostra a colorida cueca samba-canção de vovô. Arrematando o look, colares de miçangas e pérolas acentuam o toque vintage.
A composição pode inspirar os amantes da moda a fazer novas combinações e a incentivar amigos a entrarem na trend, dando uma camisa casual masculina HUGO para presente para usar sobreposta por um colete de tricô.
Entre os visuais femininos, as irmãs Gigi e Bella Hadid se destacam. Gigi foi clicada por um paparazzi com um look grandpa em tons neutros. As peças escolhidas foram uma calça de modelagem reta, blusa social branca, camisa com estampa vintage e um blazer oversized. Para completar, a modelo apostou em uma gravata, óculos retrô e um par de loafers nos pés.
Bella Hadid também apostou na sobreposição. O destaque para o look fica no mix de materiais. A calça tem textura de couro, o colete de tricô e a blusa de algodão. Nos pés, os clássicos loafers com salto reforçam a estética grandpacore.
O termo grandpacore é derivado de duas palavras em inglês. Core é uma expressão usada para designar uma estética popular no mundo da moda e nomear microtendências. Já o grandpa significa “vovô” em inglês. Por esse motivo, grandpacore se refere a uma forma vintage de se vestir, algo que remete ao estilo de um vovô.
A expressão já havia sido usada anteriormente por estilistas para designar visuais e itens que passam a estética de avós dos anos 1960 e 1970. No entanto, com o boom das trends no TikTok, o grandpacore voltou a aparecer e, desta vez, mescla o visual vintage com peças modernas.
Os adeptos usam e abusam de coletes de tricô, meias altas, calças de alfaiataria e suéteres, por exemplo. Além disso, acessórios como boinas e bolsas estruturadas também aparecem no visual, assim como peças de roupa com modelagens oversized.
Treinador Pedro Chaves terá a primeira experiência na elite do Parazão | Jorge Luís Totti/PaysanduO…
No último dia 19 de dezembro de 2024, por volta das 18h50, na zona rural…
Um homem identificado com José Orlando, de 31 anos, foi morto com um golpe de…
Será lançado neste domingo (15), o documentário "Dançando Além das Fronteiras", o primeiro documentário de…
Na madrugada deste domingo, 22 de dezembro de 2024, ocorreu um acidente envolvendo um animal…
This website uses cookies.