Carter Center: Observador internacional diz que eleição na Venezuela não foi democrática

O Carter Center, organização sem fins lucrativos do ex-presidente americano Jimmy Carter, divulgou uma declaração nesta terça-feira (30) na qual afirmou que as eleições da Venezuela não atenderam aos padrões internacionais de integridade eleitoral e, por isso, não pode ser consideradas democráticas.

Segundo a organização, não foi concedido acesso aos resultados da votação declarados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) ainda no domingo (28), e o pedido de consulta para os números desagregados por seção eleitoral também não foi autorizado pela autoridade eleitoral, o que constitui “grave violação dos princípios eleitorais”.

“O processo eleitoral da Venezuela não atendeu aos padrões internacionais de integridade eleitoral em nenhuma de suas etapas e violou inúmeras disposições de suas próprias leis nacionais. A eleição ocorreu em um ambiente de liberdades restritas para atores políticos, organizações da sociedade civil e a mídia. Ao longo do processo eleitoral, o CNE demonstrou um claro viés em favor do titular”, diz um trecho da declaração.

Ainda de acordo com o Centro Carter, os venezuelanos que vivem no exterior identificaram inúmeros obstáculos para se registrarem como eleitores. Essas irregularidades, segundo a organização, privaram a maioria da população migrante de seus direitos, resultando em números muito baixos de eleitores no exterior.

A organização americana ainda apontou ilegalidades que ocorreram no registro de partidos e candidatos para as eleições contra o ditador Nicolás Maduro. “Vários partidos da oposição tiveram seus registros alterados para líderes que favorecem o governo, isso influenciou a nomeação de alguns candidatos, visto que o registro da candidatura das principais forças da oposição estava sujeito a decisões arbitrárias do CNE, sem respeitar os princípios legais básicos”.

O Centro Carter denunciou outras ilicitudes durante a campanha eleitoral, destacando que Maduro utilizou recursos estatais para aumentar sua visibilidade na televisão e outros meios de comunicação.

“O abuso de recursos administrativos em nome do titular, incluindo o uso de veículos do governo, funcionários públicos fazendo campanha enquanto em sua capacidade oficial e uso de programas sociais ,foi observado durante toda a campanha”, diz a declaração.

“O titular também desfrutou de uma cobertura positiva esmagadora na televisão e no rádio, em termos de publicidade, eventos transmitidos e cobertura de notícias, enquanto o candidato da oposição primária recebeu pouca cobertura da mídia”.

Além do Centro Carter, outras organizações denunciaram a falta de transparência nas eleições que, segundo o CNE, deram a Maduro um novo mandato na Venezuela.

Via: Gazeta do Povo

Relacionado

Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Polícia Civil Realiza Ações Educativas Contra Venda de Bebidas Alcoólicas em Rurópolis

Policiais civis da delegacia de Rurópolis, sob o comando do delegado Ariosnaldo da Silva Vital…

2 horas ago

Pesquisa mostra Lauro com 65,8% dos votos válidos em Tailândia

A pesquisa eleitoral mais recente em Tailândia, nordeste do Pará, divulgada neste sábado (5), mostra…

2 horas ago

Pix custa cerca de R$ 50 milhões por ano, diz Campos Neto

O Brasil registra, atualmente, 789 milhões de chaves Pix | Marcello Casal Jr/Agência Brasil/ArquivoO presidente…

4 horas ago

Homem é Ameaçado com Faca Após Acolher Idoso em Itaituba

Na última sexta-feira (4), José Tavares foi ameaçado com uma faca após acolher um idoso…

7 horas ago

Eleições 2024: Pesquisa Datailha aponta vitória de Rubens Teixeira em Moju com 47,3%

O Instituto Datailha, pode divulgar neste sábado, 05, uma pesquisa sobre as intenções de votos…

7 horas ago

Ministério da Fazenda autoriza 199 marcas de bets no país; veja lista

Um total de 199 marcas operadas por 95 empresas de bets estão autorizadas a continuar…

8 horas ago

This website uses cookies.