Categories: MarabáNotícias

Atos contra e a favor do governo Maduro tumultuam Venezuela

Mais um dia tumultuado no pós-eleições venezuelanas. Neste sábado (17), eleitores contrários e favoráveis ao presidente Nicolás Maduro, reeleito em um processo eleitoral questionado pela comunidade internacional, encheram as ruas.

As lideranças da campanha de oposição, do candidato Edmundo González, convocou atos em diversas cidades do mundo, como Austrália, Espanha, Inglaterra, México e a própria Venezuela. A oposição reivindica a vitória no processo eleitoral, que afirma ter sido fraudado pelo governo.

Chamada de “Grande Protesto Mundial pela Verdade”, a principal manifestação ocorreu em Caracas, sob a liderança de María Corina Machado, que discursou para milhares de pessoas. Segundo Corina, a tática da oposição agora é cobrar o respeito ao voto.

“Que o mundo e todos na Venezuela reconheçam que o presidente eleito da Venezuela é Edmundo González. Esse regime, quando se viu derrotado e descoberto, optou pela mais cruel de todas as políticas, que foi entrincheirar-se num grupo do alto comando militar e ordenar uma campanha de repressão”, denunciou.

A oposição e organizações sociais têm denunciado prisões arbitrárias no país no contexto dos protestos pós-eleitorais com mais de 1,3 mil presos e mais de 20 óbitos. Já o governo afirma que luta contra grupos criminosos que atacam prédios públicos, lideranças chavistas e policiais, o que já teria causado a morte de 25 pessoas e ferido 97 membros das forças de segurança.

O candidato Edmundo González se manifestou pelas redes sociais, em vídeo. “Essas manifestações são a força que fará respeitar a decisão de mudança e paz que votamos milhões no dia 28 de julho”, destacou.

Chavismo

Em contrapartida, atos “pela paz e em respaldo a vitória do presidente Nicolás Maduro” também foram registrados em diversas cidades do país e transmitidos pelas emissoras estatais, incluindo caravanas de motocicletas na capital, Caracas.

A maior mobilização chavista ocorreu em Caracas, onde uma marcha seguiu pelo centro da capital até o Palácio de Miraflores, sede do governo do país sul-americano, com a participação de Diosdado Cabello, 1º vice-presidente do PSUV (partido do governo) e segunda mais poderosa liderança chavista do país, e Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional.

Entrevistado pela emissora VTV, o trabalhador Rafael Gárcia explicou o motivo de ter saído à rua. “Estamos aqui apoiando nosso presidente constitucional Nicolás Maduro Moro contra o fascismo, contra o imperialismo e contra aqueles que não aceitaram o resultado eleitoral. Nós queremos viver em paz”, disse.

Até o fechamento desta reportagem, as lideranças chavistas ainda não haviam se manifestado ao público.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

Perícia eleitoral

Na última quinta-feira (15), o Tribunal Supremo de Justiça (STJ) da Venezuela informou que iniciou a perícia de todo o material eleitoral entregue à Corte pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) e pelos partidos e candidatos da eleição presidencial do dia 28 de julho.

O resultado do pleito na Venezuela, que deu a reeleição a Nicolás Maduro, foi parar no Supremo depois que o presidente entrou com um recurso na Corte diante das denúncias de fraudes da oposição e de ataques cibernéticos contra o CNE.

Como o CNE não apresentou os resultados detalhados por mesa de votação, além de suspender três auditorias que estavam previstas para depois de 28 de julho, a vitória de Maduro vem sendo contestada por organizações internacionais de observadores e diversos países.

Como cada fiscal de partido tem acesso a uma ata eleitoral de cada urna, a oposição diz ter recolhido mais de 80% das atas. Esses documentos em posse da oposição foram publicados na internet e mostram a vitória do candidato opositor, Edmundo González. O governo da Venezuela diz que as atas da oposição foram falsificadas e o Ministério Público do país abriu uma investigação penal contra os responsáveis pela publicação desses documentos.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Vídeo: Empresa de Novo Progresso instala bebedouro na Avenida Brasil

Nesta quinta-feira, 3 de agosto de 2024, a empresa Águas de Novo Progresso instalou um…

2 horas ago

Morre Cid Moreira, aos 97 anos; o jornalista e apresentador marcou a televisão

Cid Moreira morreu nesta quinta-feira, 03, no Rio de Janeiro. O apresentador e jornalista marcou a…

2 horas ago

Mister M lamenta morte de Cid Moreira: “amo muito”

Mister M. tinha quadro no Fantástico narrado por Cid Moreira. | (Reprodução)A TV brasileira é…

3 horas ago

Prisão de João Paulo da Silva Piran em Moraes de Almeida após 40 dias de monitoramento

As polícias civis de Moraes de Almeida e Castelo dos Sonhos, com o apoio da…

6 horas ago

16 municípios do Pará ficam sem energia após pane no sistema de distribuição

Na noite da última quarta-feira, 3, 16 municípios do Pará ficaram sem energia, causando vários…

6 horas ago

This website uses cookies.