Aneel aprova redução na conta de luz dos consumidores no Pará

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (6), uma redução de 2,63% nas tarifas dos consumidores residenciais atendidos pela Equatorial Pará. A medida entra em vigor a partir desta quarta (7).

Os fatores que mais impactaram na redução da tarifa foram os custos com compra de energia, distribuição e componentes financeiros. Confira abaixo a redução dividida por classe de consumo:

  • Baixa tensão em média: – 2,66%
  • Alta tensão em média: – 7,24%
  • Efeito Médio para o consumidor: – 3,56%

A decisão da Aneel vai impactar cerca de três milhões de unidades consumidoras nos 144 municípios do Pará. O processo de Reajuste Tarifário Anual (RTA) ocorre nos anos em que não há Revisão Tarifária Periódica (RTP).

Segundo a Equatorial, o procedimento ocorre anualmente no setor elétrico brasileiro, estando previsto na regulamentação da Aneel, no contrato de concessão da Equatorial Pará e de todas as distribuidoras do país.

“O reajuste é um processo conduzido e o índice é definido pela Aneel para manter atualizado o valor das tarifas, frente a variação da inflação e do custo com a compra de energia, com a transmissão e encargos setoriais”, informou a concessionária.

Revisão da tarifa

Na tarde desta terça (6), o governador do Pará, Helder Barbalho, se reuniu com Sandoval Feitosa, diretor-geral da entidade reguladora, e Agnes da Costa, também diretora. Helder afirmou que é um dia importante para a população.

Durante a audiência, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica reconheceu que os paraenses pagam a energia elétrica com índices acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M).

O Defensor Público do Pará e presidente em exercício do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Pará (Concepa), Cássio Bitar, e o consultor do Concepa, professor Carlindo Lins, também estiveram na sede da Aneel nesta terça (6).

Reajuste suspenso em 2023

Em agosto de 2023, um reajuste proposto pela Aneel foi suspenso após ação judicial da Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Ainda em agosto de 2023 uma audiência pública na Câmara Federal pra debateu o então aumento da tarifa de energia elétrica do Pará. Naquela ocasião, o procurador-geral do Estado, Ricardo Sefer, reconheceu os investimentos realizados no sistema elétrico, mas defendeu revisão no sistema de cobrança de energia.

Por: G1 Pará

Relacionado

Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Vídeo: Grave Acidente Entre Carro e Moto Deixa Motociclista Severamente Ferido em Moraes Almeida

Na tarde desta terça-feira, 14 de janeiro de 2025, por volta das 17h, um grave…

3 minutos ago

Setor naval fecha 2024 com investimentos de R$ 30 bilhões

A indústria naval e o setor portuário brasileiro encerraram 2024 com o melhor resultado em…

1 hora ago

Concursos da PF e PRF estão em análise pelo MPO

O pedido para a realização dos certames foi encaminhado ao Ministério do Planejamento e Orçamento…

4 horas ago

Contabilidade contrata recepcionista, estagiário e assistente em Tailândia

Uma contabilidade localizada em Tailândia, nordeste do Pará, está contratando para os cargos de recepcionista,…

4 horas ago

Violência em Jacareacanga: Uma Mulher e Uma Adolescente São Encontradas Mortas em Menos de 24 Horas

A guarnição da polícia militar foi acionada por volta das 00h deste domingo, 12 de…

5 horas ago

Mais de 160 escapamentos irregulares são destruídos em Moju

Na manhã desta terça-feira, 14 de janeiro de 2024, a cidade de Moju, no Pará,…

8 horas ago

This website uses cookies.