22 de agosto de 2024 – A Agropalma, maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas, foi surpreendida, na tarde do dia 19 de agosto, com a invasão de uma de suas fazendas, a Roda de Fogo, por membros da Associação dos Remanescentes de Quilombos da Comunidade da Balsa, Turiaçu, Gonçalves e Vila Palmares do Vale do Acará (ARQVA).
Em 2022, nos autos da reintegração de posse promovida pela empresa contra os membros da associação, foi estabelecido um acordo segundo o qual a ARQVA se comprometeu a não invadir ou provocar qualquer ação contrária à posse da Agropalma, que a empresa detém legalmente há cerca de 40 anos.
O grupo é formado por aproximadamente 25 pessoas armadas com espingardas, pedaços de pau, facão, foice e motosserras. Os invasores derrubaram árvores nativas para construírem barricadas no local, obstruindo uma estrada fundamental para o desenvolvimento das atividades da empresa, bloqueando o acesso ao ramal, e estabelecendo um acampamento no local.
Para a Agropalma, trata-se de uma invasão ilegal de propriedade privada motivada pela intenção de venda de madeira de lei e exploração comercial da área, além de caracterizar novo descumprimento do acordo homologado pela Justiça Agrária da região, que reconheceu a posse da Agropalma sobre a área em litígio e determinou que essas pessoas se abstivessem de praticar nova invasão, sob pena de execução do acordo descumprido.
Mesmo diante de nova invasão armada, a Agropalma manteve uma postura pacífica e já comunicou a Polícia Civil por meio de um Boletim de Ocorrência. A companhia também está tomando as medidas judiciais cabíveis na Vara Agrária de Castanhal de forma a reintegrar a posse das áreas invadidas.
Agropalma
Com o avanço das tecnologias de comunicação, os serviços de telecomunicações tornaram-se essenciais na vida…
Um caminhão, que transportava uma carga de cigarros, foi alvo de uma ação criminosa na…
Enfrentar filas e contar com atrasos de voos pode prejudicar a viagem de muita gente.…
No ano passado, mais de 7,2 milhões de veículos novos e usados foram vendidos de…
Um homem de 58 anos surpreendeu os funcionários da unidade de pronto atendimento (UPA) do…
O piloto que morreu após um avião explodir em Ubatuba, no litoral de São Paulo, é Paulo Seghetto, de Goiânia.…
This website uses cookies.