Categories: MarabáNotícias

Veja qual o sintoma do sono que pode ser sinal de demência!

O sonho faz parte de um processo importante durante o sono. Ao dormirmos, nosso cérebro processa diversas informações fazendo um looping dos ciclos do sono, o sono leve (vigília-sono), sono não REM (sigla em inglês para Movimento Rápido dos Olhos), sono profundo, e sono REM. É nessa etapa, do sono mais profundo e pesado, que a gente sonha. E os ciclos se repetem durante toda a noite.

Sonhar é normal, mesmo que nem sempre lembremos o que aconteceu durante o sono. Quando o sonho é ruim, há chances de acordarmos assustados durante a noite, o que deixa a situação ainda mais desconfortável. Um novo estudo indicou que ter pesadelos com frequência é ainda pior do que imaginávamos: pode ser um sintoma precoce de demência.

Veja também:

Um estudo publicado no periódico eClinicalMedicine analisou os pesadelos de pessoas saudáveis e os correlacionou com chances de desenvolver demência. Isso porque, segundo o pesquisador Abidemi Otaiku, os sonhos são uma forma de entender sobre a saúde no nosso cérebro.

  • Estudo analisou pesadelos de mais de 3 mil pessoas sem demência
  • O estudo começou em 2002, com dados de três estudos sobre saúde e envelhecimento nos Estados Unidos. No total, foram 600 pessoas de 35 a 64 anos e 2600 pessoas com 79 anos ou mais.
  • Eles tiveram que preencher diversos questionários, incluindo um sobre a frequência com que tinham sonhos ruins e pesadelos (quando os sonhos ruins fazem o indivíduo acordar durante a noite).
  • Nenhum dos participantes tinha diagnóstico de demência quando o estudo começou. O grupo mais novo foi monitorado durante uma média de nove anos e o mais velho, cinco.

Então, o pesquisador analisou os dados obtidos no começo da pesquisa para entender se os pacientes com mais pesadelos tinham maior probabilidade de ter um declínio cognitivo, que levaria a um diagnóstico de demência.

Um novo estudo indicou que ter pesadelos com frequência é ainda pior do que imaginávamos: pode ser um sintoma precoce de demência |Halfpoint/Shutterstock

Quem tem mais pesadelos, tem mais chance de ter demência

Segundo Otaiku, em um artigo no The Conversation, os participantes de meia-idade que tinham pesadelos toda semana tinham quatro vezes mais chance de ter algum declínio cognitivo (um precursor da demência) na década seguinte;

  • Os participantes mais velhos tinham o dobro de chance de ter algum diagnóstico;
  • A pesquisa também descobriu que a conexão entre os pesadelos e os sinais precoces de demência eram mais presentes em homens do que em mulheres;
  • Homens mais velhos que tinham pesadelos toda semana tinham cinco vezes mais chances de ter demência do que homens mais velhos sem pesadelos;
  • Nas mulheres da mesma faixa etária, o risco foi menos da metade, ficando em 41%.

Pesquisador explicou relação entre sonhos e demência

  • De acordo com o pesquisador, os resultados sugerem que pesadelos frequentes podem ser um dos sinais precoces de demência (especialmente em homens).

Ele ainda apresenta duas alternativas

  • A primeira é de que ter os sonhos ruins por si só pode ser um causador da demência (ao invés de um mero sintoma precoce).

Outra teoria é de que sintomas do Alzheimer e do Parkinson, duas doenças causadas pelo declínio cognitivo, podem causar os pesadelos por causa de alterações no cérebro ligadas a elas, algo que ainda precisa ser estudado. Otaiku esteve envolvido em um estudo similar sobre o Parkinson.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

IMPORTANTE: Os comentários não representam a opinião do Diário Online. Os textos escritos são de inteira responsabilidade dos autores.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Ex-funcionários da BBF protestam em frente à empresa em Moju

Na manhã desta segunda-feira, 06, pelo menos 50 ex-funcionários da empresa Brasil BioFuels (BBF) realizaram…

57 minutos ago

Polícia Civil Intensifica Ações de Combate à Criminalidade em Rurópolis

A Polícia Civil de Rurópolis, localizada no sudoeste do Pará, realizou diversas ações preventivas e…

4 horas ago

Brics têm mais de 40% da população e 37% do PIB mundiais

A soma dos nove países que já integram formalmente o Brics, além da Arábia Saudita,…

4 horas ago

Pará tem 99 reconhecimentos de situação de emergência

Até o momento, o Pará tem 99 reconhecimentos vigentes de situação de emergência, dos quais…

6 horas ago

Inmet alerta para chuvas em grande parte do país

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para uma faixa que…

6 horas ago

Grave Acidente de Trabalho em Itupiranga Resulta em Duas Mortes

Um trágico acidente de trabalho resultou na morte de dois homens e deixou outros dois…

8 horas ago

This website uses cookies.