O sonho faz parte de um processo importante durante o sono. Ao dormirmos, nosso cérebro processa diversas informações fazendo um looping dos ciclos do sono, o sono leve (vigília-sono), sono não REM (sigla em inglês para Movimento Rápido dos Olhos), sono profundo, e sono REM. É nessa etapa, do sono mais profundo e pesado, que a gente sonha. E os ciclos se repetem durante toda a noite.
Sonhar é normal, mesmo que nem sempre lembremos o que aconteceu durante o sono. Quando o sonho é ruim, há chances de acordarmos assustados durante a noite, o que deixa a situação ainda mais desconfortável. Um novo estudo indicou que ter pesadelos com frequência é ainda pior do que imaginávamos: pode ser um sintoma precoce de demência.
Um estudo publicado no periódico eClinicalMedicine analisou os pesadelos de pessoas saudáveis e os correlacionou com chances de desenvolver demência. Isso porque, segundo o pesquisador Abidemi Otaiku, os sonhos são uma forma de entender sobre a saúde no nosso cérebro.
Então, o pesquisador analisou os dados obtidos no começo da pesquisa para entender se os pacientes com mais pesadelos tinham maior probabilidade de ter um declínio cognitivo, que levaria a um diagnóstico de demência.
Segundo Otaiku, em um artigo no The Conversation, os participantes de meia-idade que tinham pesadelos toda semana tinham quatro vezes mais chance de ter algum declínio cognitivo (um precursor da demência) na década seguinte;
Outra teoria é de que sintomas do Alzheimer e do Parkinson, duas doenças causadas pelo declínio cognitivo, podem causar os pesadelos por causa de alterações no cérebro ligadas a elas, algo que ainda precisa ser estudado. Otaiku esteve envolvido em um estudo similar sobre o Parkinson.
Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor
IMPORTANTE: Os comentários não representam a opinião do Diário Online. Os textos escritos são de inteira responsabilidade dos autores.
Na manhã desta segunda-feira, 06, pelo menos 50 ex-funcionários da empresa Brasil BioFuels (BBF) realizaram…
A Polícia Civil de Rurópolis, localizada no sudoeste do Pará, realizou diversas ações preventivas e…
A soma dos nove países que já integram formalmente o Brics, além da Arábia Saudita,…
Até o momento, o Pará tem 99 reconhecimentos vigentes de situação de emergência, dos quais…
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para uma faixa que…
Um trágico acidente de trabalho resultou na morte de dois homens e deixou outros dois…
This website uses cookies.