Categories: MarabáNotícias

Soure encanta pela paisagem, praias e sabor do queijo

Quando se fala na Ilha do Marajó, logo vem à cabeça Soure. O município de quase 25 mil habitantes já serviu de locação para reality show e novela. Exemplos que mostram o encanto que esse lugar exerce sobre o imaginário. À primeira vista, o letreiro dá boas vindas para quem chega de balsa ou barco. Um desejo que se prolonga por toda a estadia. Isso porque a receptividade dos marajoaras é uma atração à parte, ainda mais agora, com o novo Terminal Hidroviário, inaugurado em janeiro deste ano e que conta com quiosques e banheiros, guichês para venda de passagens, lanchonete, lojas, depósitos, salas de administração e guarda-volume, além de espaços exclusivos para órgãos de cultura e turismo.

Para quem tem medo de deslocamento fluvial, saiba que o embarque e desembarque de carga e passageiros é feito com um conjunto naval moderno e seguro, composto por rampa metálica de 22 metros de comprimento e flutuante, ambos cobertos e iluminados, além de sinalização de segurança, acessibilidade e dispositivos de combate a incêndio.

CONTEÚDO RELACIONADO

Uma vez em Soure, corra para a praia do Pesqueiro, onde a areia fina com o mar ao fundo no entardecer impressiona. A beleza é acolhedora e calma. São três quilômetros de balneário em uma reserva ambiental. Não há estresse, não há pressa. O ritmo segue de acordo com o bailado na apresentação musical do carimbó, uma tradição nas noites marajoaras.

|Agência Pará

Na Vila dos Pescadores, também no Pesqueiro, o turista pode até se hospedar e se integrar à comunidade. Apesar da praia do Pesqueiro ser a mais popular, o visitante que vem a Soure também não pode deixar de conhecer a praia da Barra Velha. O cenário é de um lugar paradisíaco, que também fica dentro de uma reserva ambiental e, como todas as atrações do município, cheio de histórias.

|Pedro Guerreiro/Agência Pará

Da velha moradora que usava uma saia com barra, restou o nome do lugar e a explicação, geralmente contada pela guia no trajeto da trilha suspensa pelo mangue. Na areia, o que chama a atenção mesmo é outra história, que aguça o paladar: a casquinha de caranguejo servida nas barracas com cerveja gelada.

Praia, hospitalidade, gastronomia… artesanato. A cerâmica marajoara não pode ficar fora do roteiro. Cada peça guarda um pouco de uma história que começou com os primeiros habitantes de Soure, os indígenas.

O búfalo é visto em todo lugar da cidade. Mas é nos campos alagados que o animal atrai os visitantes. O anfitrião é dócil, mas impõe respeito. Em algumas fazendas, como a Mironga, é possível fazer a montaria e uma visita guiada.

|Padro Guerreiro/Agência Pará

O turismo pelas fazendas só dá mais certeza que o Marajó tem muito a oferecer. Degustar o queijo de búfala, premiado internacionalmente, é outra coisa que o turista deve fazer. Soure é assim, daqueles lugares que se revelam de várias maneiras, mas definido em uma palavra: encantador.

| |

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Brasil Alcança Expansão Histórica no Agronegócio com Abertura de 200 Novos Mercados Internacionais

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atingiu um marco inédito ao abrir 200 novos…

3 horas ago

Vídeo: PM mata criminosos envolvidos em morte de policial no Pará

A noite deste sábado, 16, foi registrada duas mortes em frente a um supermercado no…

3 horas ago

Mônaco Veículos traz a nova era dos carros híbridos ao Pará

Os carros híbridos surgem como uma nova alternativa aos condutores que anseiam por veículos cuja…

5 horas ago

Mulher mata marido a facadas durante briga, em Sinop

Um homem identificado como Danyllo, de 36 anos, morreu após ser esfaqueado pela companheira, em…

8 horas ago

Polícia Militar prende suspeito de furtar açougue em Tailândia

Um açougue localizado em Tailândia, nordeste do Pará, foi alvo de um furto durante a…

8 horas ago

G20: organizações pedem a bancos ações voltadas para a população negra

Linhas de crédito voltadas para pequenos e médios empreendedores das periferias e a formação de…

10 horas ago

This website uses cookies.