Na terça-feira (16/7), a Polícia Federal em conjunto com o Ibama encerrou as atividades de seis garimpos de ouro e cassiterita na operação Aurum Protectio, realizada na região do Distrito da Taboca, no município de São Félix do Xingu, no sudoeste do Pará. O objetivo da ação é combater crimes ambientais próximos à terra indígena de Apyterewa.
Os garimpos exploravam ouro e cassiterita simultaneamente, estando localizados nas proximidades e nos limites da terra indígena de Apyterewa, que passou por uma grande operação para remover invasores no ano passado.
Durante a operação, uma máquina escavadeira hidráulica foi apreendida e outras seis foram inutilizadas, juntamente com dois motores estacionários e uma caixa de coleta de minérios. A inutilização dos equipamentos é realizada conforme a lei quando não é possível remover os equipamentos, a fim de evitar sua reutilização em crimes ambientais.
Os trabalhadores dos garimpos viviam em condições precárias, em barracões improvisados de lona, sem portas ou paredes, com banheiros inadequados e água imprópria para consumo. As evidências coletadas no local serão usadas no inquérito para o indiciamento por redução de trabalhadores à condição análoga à escravidão.
Apesar de não ter ocorrido nenhuma prisão, os responsáveis pelas atividades ilegais e os proprietários das áreas foram identificados e serão responsabilizados por crimes ambientais e usurpação de bens da União.
Essa operação é parte das ações da Polícia Federal em Redenção/PA que visam cumprir a decisão do STF na ADPF 709/2020, que determinou a desintrusão das terras indígenas Apyterewa e Kayapó, além de combater os delitos praticados dentro e ao redor dessas áreas. Esses crimes não apenas prejudicam o meio ambiente, mas também afetam diretamente as comunidades indígenas locais.
Fonte: Plantão 24horas News – PFPA
No dia 25 de novembro de 2024, por volta das 13h00, a Polícia Civil efetuou…
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento. | Foto: reproduçãoO transtorno…
Vinicius Mateus Guimarães dos Santos morreu em um acidente na estrada que dá acesso à…
Era exatamente por volta das 15h30 desta segunda-feira, 25 de novembro de 2024, quando uma…
Antônio Candeia Oliveira, de 72 anos, conhecido como ‘Maranhão’, foi morto a tiros após uma…
A bordo da aeronave estava apenas o piloto que morreu no acidente. | Foto: Corpo…
This website uses cookies.