Pará lança ferramenta que ajuda a recuperar aparelhos roubados

Com o objetivo de ajudar na recuperação de celulares furtados ou roubados, a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), como suporte à Polícia Civil do Pará (PCPA), desenvolveu o serviço “Alerta Celular”, que permite que o cidadão realize o cadastro dos seus aparelhos inserindo o Identificador Internacional de Dispositivo Móvel (IMEI) e outras informações, para que possam ser recuperados mais facilmente em casos de furtos e roubos.

“A solução denominada de ‘Alerta Celular’ é uma importante ferramenta para inibir e combater o crime organizado, especificamente de roubos de aparelhos celulares, permitindo que os agentes de segurança pública realizem a consulta e verificação em operações e abordagens policiais, através da verificação do número IMEI dos celulares, consequentemente encontrando eventuais aparelhos ‘Em Alerta’ e posteriormente, proporcionar a devolução dos mesmos aos seus verdadeiros donos”, explica Flávio Alves, analista de sistemas da Prodepa.

O “Alerta Celular” não realiza o rastreio dos aparelhos, a função do sistema é identificar o dono celular após ser recuperado em alguma operação da Polícia Civil e também serve como base de consulta para identificar aparelhos roubados, inibindo qualquer tipo de comercialização de celulares que estão em situação de alerta.

A PCPA orienta que, além do cadastro no site, também deve ser registrado, em caso de incidentes, o Boletim de Ocorrência (B.O.) para que os agentes de segurança iniciem a investigação visando localizar os bens subtraídos das vítimas, identificar os autores dos delitos e pessoas que cometem o crime de receptação.

Após ter o celular roubado em Belém, Helena Silva acionou o alerta do serviço para auxiliar a Polícia Civil nas buscas. “Primeiro fiz um B.O., fiquei aguardando alguns meses, depois que eles localizaram, me ligaram informando. Já tinham também enviado mensagem para a pessoa que havia comprado o celular para ela ter a oportunidade para devolver de forma voluntária. Esse novo serviço da polícia é de grande importância para o cidadão, acredito que muitos telefones sejam recuperados”, avalia.

Quatro passos para cadastrar no “Alerta celular”

  1. O cidadão entra no sistema no site da iniciativa e realiza o cadastro. Este cadastro contém informações pessoais como nome, e-mail, CPF, RG, telefone alternativo, etc.;
  2. O cidadão receberá um e-mail para confirmar este cadastro. Não será possível entrar no sistema sem esta confirmação;
  3. Logo no primeiro acesso, o cidadão poderá fazer o registro de um novo dispositivo informando inicialmente o modelo, marca e o número de série (opcional);
  4. Após registrar os dados genéricos do dispositivo, o cidadão poderá registrar o IMEI do aparelho.

O cidadão poderá registrar vários dispositivos e cada dispositivo poderá ter um ou mais IMEIs (em caso de Dual chip). O “Alerta Celular” é integrado com o sistema das Delegacias de Polícia Civil (SISP 2.0 – Sistema Integrado de Segurança Pública), na consulta de aparelhos em alerta e histórico de aparelhos por CPF, sendo assim, possui informações em forma de linha do tempo desde o primeiro dono do aparelho, assim como todo o histórico de alertas e novos donos.

“É mais uma ferramenta do sistema de segurança que tem otimizado as recuperações dos aparelhos. É importante que a pessoa faça o cadastro, ele é bem rápido, autoexplicativo e vai subsidiar todas as recuperações. Uma vez que cadastrado esse aparelho, vinculado ao IMEI, nós temos como saber, porque às vezes procede-se a recuperação do aparelho, mas não conseguimos identificar de quem é o aparelho, então, quando a pessoa faz esse cadastro no ‘Alerta Celular’, automaticamente está dando a possibilidade de o sistema de segurança recuperar”, pontua o delegado Daniel Castro, diretor da Polícia Metropolitana. (Com Ag. Pará)

Por: Debate Carajás

Relacionado

Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Polícia Civil Realiza Ações Educativas Contra Venda de Bebidas Alcoólicas em Rurópolis

Policiais civis da delegacia de Rurópolis, sob o comando do delegado Ariosnaldo da Silva Vital…

2 horas ago

Pesquisa mostra Lauro com 65,8% dos votos válidos em Tailândia

A pesquisa eleitoral mais recente em Tailândia, nordeste do Pará, divulgada neste sábado (5), mostra…

2 horas ago

Pix custa cerca de R$ 50 milhões por ano, diz Campos Neto

O Brasil registra, atualmente, 789 milhões de chaves Pix | Marcello Casal Jr/Agência Brasil/ArquivoO presidente…

4 horas ago

Homem é Ameaçado com Faca Após Acolher Idoso em Itaituba

Na última sexta-feira (4), José Tavares foi ameaçado com uma faca após acolher um idoso…

7 horas ago

Eleições 2024: Pesquisa Datailha aponta vitória de Rubens Teixeira em Moju com 47,3%

O Instituto Datailha, pode divulgar neste sábado, 05, uma pesquisa sobre as intenções de votos…

7 horas ago

Ministério da Fazenda autoriza 199 marcas de bets no país; veja lista

Um total de 199 marcas operadas por 95 empresas de bets estão autorizadas a continuar…

8 horas ago

This website uses cookies.