No Pará, pedidos de inclusão de nomes de etnias em sobrenomes de indígenas marcam evento promovido por MPF e Funai

O interesse de indígenas Apiaká e Munduruku em incluir os nomes de suas etnias em seus sobrenomes fez com que as principais demandas da primeira edição do evento Acesso a Direitos nos Territórios, realizado na semana passada na comunidade Pimental, em Trairão, no sudoeste do Pará, fossem as solicitações para emissão de segunda via de certidões de nascimento e de casamento.

O mutirão para oferecer acesso a direitos a indígenas da região do Médio Tapajós, no sudoeste do estado, foi realizado entre os dias 16 e 18, sob a coordenação do Ministério Público Federal (MPF) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e com o apoio de diversas instituições públicas e cartórios.

A liderança indígena Irleuza Apiaká considerou o evento um marco histórico e destacou que há oito anos a comunidade aguardava por um atendimento com essa amplitude. Foram realizados cerca de 160 atendimentos jurídicos pelo MPF, Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e Defensoria Pública da União (DPU), além de atendimentos realizados por outras instituições.

A procuradora da República Thaís Medeiros da Costa reforçou que o evento foi de grande importância para a concretização de direitos indígenas e agradeceu a colaboração de todas as instituições que aceitaram os convites do MPF e da Funai para participar da ação.

Além de MPF, Funai, MPPA e DPU, participaram as seguintes instituições: Ministério do Trabalho e Emprego, Receita Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Estadual de Justiça, Secretaria Estadual dos Povos Indígenas, municípios de Trairão e Itaituba, cartórios de registro civil de Trairão e Itaituba e Distrito Sanitário Especial Indígena Rio Tapajós, da Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde.

Conteúdo relacionado:

MPF e Funai unem instituições públicas para oferecer acesso a direitos a cerca de 400 indígenas no Pará

Fonte: Plantão 24horas News – Ministério Público Federal no Pará

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Pai e Filho Morrem em Acidente na BR-163 entre Novo Progresso e Moraes Almeida

Era exatamente por volta das 15h30 desta segunda-feira, 25 de novembro de 2024, quando uma…

3 horas ago

Marido de prefeita é preso após assassinato de idoso em disputa por terra

Antônio Candeia Oliveira, de 72 anos, conhecido como ‘Maranhão’, foi morto a tiros após uma…

4 horas ago

Piloto morre após queda de avião em Goiás

A bordo da aeronave estava apenas o piloto que morreu no acidente. | Foto: Corpo…

5 horas ago

Pesquisa mostra que brasileiros vinculam biocombustíveis a crescimento

Pesquisa mostra que os brasileiros vinculam a produção de biocombustíveis ao crescimento econômico do país.…

6 horas ago

Polícia Civil Prende Suspeito de Matar Enteado em Novo Progresso

O preso Antônio Marcos Viana, em 2021, ceifou a vida do filho de sua companheira…

7 horas ago

13º salário: quanto e quando cai na conta? Saiba tudo!

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

8 horas ago

This website uses cookies.