Iniciaram nesta terça-feira (2) as inscrições de profissionais médicos para o 38º Ciclo – Profissionais, do programa Mais Médicos. O edital de chamamento público nº 4/2024, foi anunciado na segunda (1) pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, em agenda no município de Salvador, Bahia. Das 3.184 vagas ofertadas no edital, 28 são para a região do oeste do Pará.
Para Santarém são 11 vagas, sendo: 9 para equipes de saúde da família; 1 em equipe de consultório de rua; 1 em equipe de atenção primária prisional gestão municipal.
Para outros nove municípios da região, as 17 vagas ofertadas são para equipes de saúde da família, assim distribuídas: Alenquer 1, Almeirim 1, Curuá 2 , Faro 1, Juruti 3, Monte Alegre 5, Óbidos 2, Prainha 1 e Rurópolis 1.
Pela primeira vez, o governo federal está disponibilizando vagas em regime de cotas para pessoas com deficiência e grupos étnico- raciais, como negros, quilombolas e indígenas. Os percentuais das vagas válidas no novo edital obedecerão às exigências de cotas para concursos públicos o qual prevê o mínimo de 20% de cotas étnico-raciais, e a lei de cotas para PCD, com o mínimo de 9%.
O governo federal vai conceder bolsa-formação de R$ 14.058 mensalmente aos médicos contratados no edital nº 4/2024. A bolsa poderá ser paga pelo prazo de 48 meses.
A expectativa é de que o ingresso de novos profissionais no Sistema Único de Saúde impacte no atendimento de mais de 10,6 milhões de brasileiros.
As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico do programa Mais Médicos.
Segundo o edital, podem participar da seleção profissionais brasileiros, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS). Os médicos brasileiros formados no Brasil continuam a ter preferência na seleção.
Desde 2023, com a retomada do Mais médico, o governo federal implementou melhorias no modelo do programa, onde os profissionais contam com oportunidades de especialização e mestrado por meio da Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde, que integra os programas de formação, provimento e educação pelo trabalho no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
*Com informações do Programa Mais Médicos
O papa Francisco aprovou nesta quarta-feira (20) uma resolução que simplifica os funerais papais. O…
A eficiência empresarial é essencial para otimizar recursos, reduzir custos e melhorar a qualidade dos…
A Global, provedora de internet, está com processo de seleção aberto para contratar profissionais na…
O acidente ocorreu na avenida Pedro Álvares Cabral, próximo ao Exército, no bairro da Marambaia,…
Um grave acidente envolvendo dois veículos ocorreu na tarde desta segunda-feira, 25 de novembro de…
A loja DM Pires, que faz parte do grupo Di Roma Magazine, está selecionando currículos…
This website uses cookies.