Estado monta força-tarefa e reforça ações de combate à criminalidade em Jacundá

Na manhã desta segunda-feira, 08, a cúpula da Segurança Pública do Estado, integrada pelo secretário de Segurança e Defesa Social, Ualame Machado, pelo comandante-geral da Polícia Militar, cel. Dilson Júnior, e pelo delegado-geral de Polícia Civil, Walter Resende, seguiu para Jacundá, sudeste paraense, para acompanhar de perto as ações de segurança que foram reforçadas com 30 agentes especializados, para combater a criminalidade e garantir a segurança da população, após as ações criminosas ocorridas na noite do último domingo, 07, naquele município.  

Ações Imediatas – Logo após os homicídios, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), montou uma força-tarefa com 30 agentes que atuam nas unidades especializadas das Polícias Militar e Civil, para fortalecer o efetivo local, auxiliar nas investigações e apurar, com maior celeridade, os homicídios ocorridos no município, que resultaram na morte de quatro pessoas, sendo três homens e uma mulher, na noite do último domingo.  

Segundo as informações levantadas pela equipe da Divisão de Homicídios de Tucuruí e Núcleo de Apoio à Inteligência, que investigam os casos, os homicídios ocorreram entre 19h e 19h30 de domingo, em locais distintos, sendo dois no bairro Castanheira e outros dois no bairro Alto Paraíso, resultado de uma briga interna entre uma organização criminosa. 

Diante dos fatos, pela manhã a cúpula de Segurança do Estado, juntamente com as equipes policiais locais e agentes que reforçam as ações da Delegacia de Polícia Civil do município, se reuniram para o alinhamento de informações e ainda para a articulação de medidas preventivas e repressivas, para o combate às ações criminosas na região, além de investigar, esclarecer todas as motivações dos crimes e prender os autores dos homicídios.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, já se pode afirmar que desde o início do mês, quando a polícia local, tanto  Militar quanto a Civil, fizeram algumas grandes apreensões de drogas e algumas prisões, em especial da principal liderança de um grupo criminoso que atua no município, houve uma instabilidade interna dentro dessa organização. 

Então, a partir dessa briga interna tanto pela liderança da organização quanto pela perda e dívida dessa droga, desencadeou-se uma disputa interna entre eles, o que infelizmente ocasionou essa situação. Então, o que há de se ressaltar é que infelizmente as quatro pessoas que vieram a óbito ou eram faccionadas ou tinham alguma relação com o uso de droga. No entanto, em relação às outras três que foram atingidas por disparos, algumas delas não tinham qualquer relação com esse fato, e infelizmente estavam no local no momento do ocorrido”, explicou Ualame.

Investigações – Ualame Machado acrescentou ainda que “as investigações continuam, já estando bem adiantadas, com uma investigativa bem traçada para que possamos em breve dar uma resposta e, também, garantir o aporte da segurança pública, com agentes, helicóptero e toda a estrutura sendo disponibilizada para o município de Jacundá, para que as equipes possam trabalhar”. 

O titular da Segup informou ainda: “Estamos com reforço especializado do Batalhão de Missões Especiais da Polícia Militar, que também conta com o policiamento ordinário, equipes da Divisão de Homicídios e Núcleo de Apoio à Inteligência da Polícia Civil de Tucuruí, a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil (Core). Portanto a população pode ficar tranquila que esse efetivo irá ficar dedicado não só à investigação, mas também ao policiamento na região, para que a organização que esteja causando desordem na região seja responsabilizada”, afirmou. 

Integração – As ações de segurança seguem reforçadas para o esclarecimento de todos os fatos por equipes das Polícias Militar e Civil local, além das especializadas das Delegacias de Homicídios de Tucuruí e Marabá, Núcleo de Apoio à Investigação de Tucuruí, Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais e Batalhão de Missões Especiais.

Fotos: Augusto Miranda / Ag. Pará

Briga interna em organização criminosa resultou nas 4 mortes em Jacundá, diz secretário da Segup

Quatro pessoas são executadas a tiros em Jacundá

Por: Agência Pará

Relacionado

Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Governo poderá antecipar lista de bets irregulares

Além da lista de bets (empresas de apostas virtuais) regularizadas, que deve ser publicada ainda…

3 horas ago

Cidade onde estão brasileiros registra novas explosões

Fortes explosões foram registradas nas proximidades do aeroporto de Beirute, capital do Líbano | Reprodução/GlobonewsMais…

4 horas ago

Policia Federal apreende cerca de R$ 5 milhões em Castanhal

A Polícia Federal prendeu dois funcionários públicos enquanto saíam do banco, após sacarem cerca de…

4 horas ago

PF prende servidores com R$ 5 milhões em espécie em Castanhal; dinheiro seria usado para compra de votos

Belém/PA. A Polícia Federal prendeu três homens – dois deles, servidores públicos – enquanto saíam…

4 horas ago

Polícia Civil Realiza Ações Educativas Contra Venda de Bebidas Alcoólicas em Rurópolis

Policiais civis da delegacia de Rurópolis, sob o comando do delegado Ariosnaldo da Silva Vital…

8 horas ago

Pesquisa mostra Lauro com 65,8% dos votos válidos em Tailândia

A pesquisa eleitoral mais recente em Tailândia, nordeste do Pará, divulgada neste sábado (5), mostra…

8 horas ago

This website uses cookies.