Categories: MarabáNotícias

Confira 5 dicas para evitar acidentes ao usar a motocicleta!

O Dia do Motociclista é uma data especial para todos os apaixonados por motos. Este dia é dedicado a celebrar a paixão pelo veículo motorizado de duas rodas, um meio de transporte que proporciona liberdade, aventura e adrenalina para milhões de pessoas ao redor do mundo.

A escolha do dia 27 de julho não foi aleatória. Nesta data, em 1974, Marcus Bernardi, um dedicado motociclista e mecânico da Honda, faleceu tragicamente. Em homenagem a sua contribuição e paixão pelo motociclismo, o deputado federal Alcides Franciscatto propôs, em 1984, a criação do Dia do Motociclista.

Desde então, a data de 27 de julho para o Dia do Motociclista tem sido um momento de reflexão e comemoração para todos aqueles que compartilham a mesma paixão.

Veja também:

Em alusão à data, o neurocirurgião Marcio Costa, do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, enfatiza a importância do uso do capacete, equipamento de proteção pessoal que pode impactar positivamente em casos de acidentes.

“O capacete é a principal proteção que um motociclista possui em caso de acidente. Ele pode ser a diferença entre uma lesão grave e um ferimento menor. Reforçamos a importância de usar o capacete sempre, independentemente da distância ou do tempo de condução. A prevenção é a chave para salvar vidas”, afirma o neurocirurgião Marcio Costa.

O uso correto do capacete e seguir as regras de segurança salvam vidas e previne tragédias |Reprodução

O Hospital Regional do Sudeste do Pará é referência em tratamentos neurocirúrgicos para casos graves de vítimas de acidentes de trânsito na região de integração Carajás. O especialista neurocirurgião Marcio Costa pondera que motociclistas ainda negligenciam o uso do capacete, por desinformação, descuido ou até mesmo por questões culturais.

“A ausência do capacete em vítimas de acidentes de moto pode levar a consequências devastadoras, como lesões cranioencefálicas e traumatismo craniano, que podem resultar em danos permanentes ao cérebro, perda de funções motoras e problemas cognitivos. Além disso, há riscos de fraturas faciais, lesões na coluna vertebral, hemorragias internas e, em muitos casos, a morte”, alerta Marcio.

Em 2023, o Ministério da Saúde relatou 1,2 milhão de internações por acidentes de motocicleta no país. Segundo o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), ocorreram mais de mil sinistros envolvendo motociclistas no mesmo ano. O número de acidentes em geral nas rodovias estaduais caiu 65% e as mortes 7% entre 2022 e 2023.

O especialista neurocirurgião Marcio Costa pondera que motociclistas ainda negligenciam o uso do capacete |Reprodução

O neurocirurgião ressaltou que as principais causas dos acidentes de motocicleta incluem falta de atenção, consumo de álcool e excesso de velocidade. “É essencial que os motociclistas estejam sempre alertas, evitem dirigir sob efeito de álcool e respeitem os limites de velocidade. Adotar essas práticas aumentam a segurança individual, e contribui para a redução de acidentes e mortes no trânsito. O uso correto do capacete e seguir as regras de segurança salvam vidas e previne tragédias”, conclui o especialista.

Prevenção

Para proteger a vida dos motociclistas o neurocirurgião da unidade, gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em colaboração com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), compartilha cinco dicas essenciais:

  • Use Sempre o Capacete: nunca saia sem ele, mesmo para trajetos curtos. Certifique-se de que está bem ajustado e afivelado;
  • Escolha um Capacete de Qualidade: prefira capacetes que atendam aos padrões de segurança, como o certificado pelo Inmetro;
  • Mantenha a Visibilidade: use capacetes com viseira limpa e evite acessórios que possam obstruir sua visão;
  • Sinalize Suas Intenções: utilize sempre as setas e mantenha-se visível para outros motoristas, especialmente à noite;
  • Respeite os Limites de Velocidade: a velocidade excessiva aumenta o risco de acidentes graves. Conduza sempre dentro dos limites permitidos.

Perfil – Os serviços no Hospital Regional do Sudeste do Pará são 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade é referência, conta com 135 leitos, sendo 97 de internação clínica, e 38 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) – Adulto, Pediátrica e Neonatal.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Manu Gavassi surpreende os fãs ao anunciar gravidez

A cantora e atriz Manu Gavassi surpreendeu os fãs nesta sexta-feira (8) ao anunciar em…

5 horas ago

Manifestantes vão às ruas pelo fim da escala de trabalho 6×1

Manifestantes realizaram atos nesta sexta-feira (15) em diversas cidades pelo fim da escala de seis dias…

7 horas ago

Enem: candidatos realizam 2º etapa da prova neste domingo

Temas como mudanças climáticas e saúde pública têm grandes chances de serem abordados na prova…

10 horas ago

86% dos brasileiros apoiam restrição de celular nas escolas, aponta pesquisa

Levantamento realizado pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados revela que 86% da população…

13 horas ago

“Quem fez o gol, hein?”: Lenda Ventinho completa 80 anos

Como surgem as lendas? No contexto das profissões, as lendas são aquelas que ultrapassaram a…

16 horas ago

Celso Sabino é eleito presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo

O ministro do Turismo, Celso Sabino, foi eleito para comandar o Conselho Executivo da ONU…

17 horas ago

This website uses cookies.