Adepará apreende 100 litros de polpa de açaí clandestina no Pará

Durante uma fiscalização de rotina no Posto de Fiscalização Agropecuária de Monte Alegre, no Baixo Amazonas, fiscais agropecuários da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) apreenderam 100 litros de polpa de açaí sem registro sanitário.

A apreensão ocorreu no Terminal Hidroviário do município. A carga foi encontrada em uma embarcação que faz linha Belém-Manaus. O produto não possuia selo de produto artesanal, indicando a origem ou qualquer outra documentação que pudesse comprovar onde foi fabricado.A equipe de plantão cumpriu o que preconiza a legislação vigente que trata de produtos impróprios ao consumo humano e lavrou termo de fiscalização, termo de inutilização, além de auto de infração para a embarcação e apreensão da carga e inutilização no aterro sanitário municipal de Monte Alegre.

A Adepará atua diretamente na inspeção de produtos artesanais de origem vegetal realizando fiscalização, inspeção e controle de agroindústrias de polpa de frutas. O trabalho consiste em orientações e vistorias para a implementação dos estabelecimentos e regulamentação desses locais para que eles possam atuar de acordo com as normas higiênico sanitárias.

De acordo com o fiscal agropecuário Nelson Leite, responsável pela Gerência de Produtos Artesanais de Origem Vegetal (GPAOV), o consumidor deve sempre verificar se os produtos possuem o selo de inspeção, um indicativo de que houve o cumprimento de boas práticas de fabricação, que asseguram que o produto foi produzido de acordo com os padrões de qualidade exigidos pelos órgãos de fiscalização.

Segundo o gerente, as ações de fiscalização do trânsito agropecuário realizadas pela Agência de Defesa são fundamentais para combater o comércio clandestino de polpas de frutas que coloca em risco à saúde da população. “O combate à produção clandestina de polpa de frutas é uma segurança ao consumidor e protege contra práticas ilegais e de risco de contaminação alimentar, além de promover a concorrência leal”, enfatizou.

Por: Agência Pará

Relacionado

Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Sem tropeços, Paysandu poderia estar no topo da Série B

Paysandu terá de fazer sua parte dentro de casa, do contrário terá sufoco na campanha…

2 horas ago

Jovem com ‘pior dor do mundo’ quer sair do Brasil para realizar eutanásia, na Suiça

Uma jovem, veterinária, identificada como Carolina Arruda, 27 anos, moradora de Bambuí–MG, decidiu passar por uma…

4 horas ago

Reforma tributária: grupo inclui carros elétricos no imposto seletivo

O grupo de trabalho criado pela Câmara dos Deputados para tratar da regulamentação da reforma…

4 horas ago

Pavani quer Clube do Remo agressivo fora de casa

Pavani acredita que Remo tem condições de conquistar pontos fora de casa | Samara Miranda…

7 horas ago

Eleições 2024: quando vai ser o pleito deste ano

As eleições municipais ocorrem em outubro em todo o país, exceto no Distrito federal e o arquipélago de Fernando…

8 horas ago

Criança de 10 anos é morta pelo irmão com tiro acidental

Uma criança de 10 anos foi morta pelo irmão de 13 anos com um tiro…

13 horas ago

This website uses cookies.