690 mil famílias podem economizar na luz agora; veja como

No final de junho, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou o acionamento da bandeira tarifária amarela no mês de julho para os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), o que representa um aumento na conta de energia de R$1,88 a cada 100 quilowatts horas consumidos.

Dessa forma, o programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que atende famílias de baixa renda e proporciona redução de até 65% na fatura mensal de energia, é uma boa opção para aliviar o bolso. O analista de Relacionamento com o Cliente, da Equatorial Pará, Alexandro Freitas, destaca que, no Estado, aproximadamente 1 milhão de famílias são beneficiadas pelo programa. “Além desse quantitativo, ainda temos 690 mil famílias que têm direito mas ainda não usufruem”, ressalta.

Para fazer parte do programa, as famílias precisam cumprir alguns requisitos. Os principais são a inscrição dos moradores no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Alexandro Freitas reforça que a conta de energia não precisa estar no nome do titular do NIS, ou seja, não precisa mudar o nome do titular na conta de energia.

Para não perder o benefício por falta de atualização, o responsável familiar deve reunir a documentação de todos da família e levar ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para realizar a atualização e com isso garantir a continuidade do desconto de até 65% na conta de energia elétrica. No Pará, 80 mil famílias precisam fazer a atualização.

“É muito importante que os beneficiários do NIS, procurem cadastrar as contas de energia de forma a garantir o desconto a qual eles têm direito”, ressalta o analista. “Para indígenas e quilombolas essa redução pode chegar até 100%, nos primeiros 50 quilowatts consumidos”, completa.

Para se cadastrar no programa, as famílias precisam se encaixar em um dos critérios a seguir: estar inscrito no Cadastro Único do Governo federal com Número de Identificação Social (NIS) ativo e atualizado nos últimos 2 anos, ter renda por pessoa de até meio salário mínimo; estar recebendo Benefício de Prestação Continuada (BPC) como pessoa com deficiência ou no caso de idoso acima de 65 anos estar recebendo o Amparo Social; ter na composição familiar pessoa que faça uso de equipamento elétrico de forma continuada.

No caso de famílias que tenham pessoas que façam uso de equipamento elétrico de forma contínua, além do cadastro no CadÚnico, a renda familiar deve ser de até 3 salários mínimos e também deve ser apresentado nas agências de atendimento o laudo médico com informações clínicas do paciente, equipamentos necessários e período do tratamento.

Como se cadastrar

  • No CRAS mais próximo da sua residência, com conta de energia, RG e CPF em mãos;
  • No site da Equatorial Pará: http://www.equatorial energia.com.br;
  • Via WhatsApp – através da Clara, atendente virtual – (91) 3217-8200;
  • Nas agências de atendimento presencial;
  • No aplicativo da Equatorial no smartphone

Por: Dol

Relacionado

Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

BPTech: Inovação e tecnologia no setor de saúde em Belém

Pentero 800S da ZEISS utilizando para a realização de cirurgias cardíacas | ReproduçãoO Hospital Beneficente…

3 horas ago

Veículo Furtado em Itaituba é Recuperado pela Polícia Militar

Na manhã deste domingo, 17 de novembro de 2024, uma guarnição da Polícia Militar recebeu…

3 horas ago

Concurso unificado: sai hoje resultado de revisão de notas de títulos

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pelo Concurso Público…

3 horas ago

Novembro Azul: 7 Dicas Cruciais para Prevenir o Câncer de Próstata

No mês de novembro os especialistas do Hospital Moinhos de Vento listam algumas recomendações que…

7 horas ago

Gusttavo Lima raspa barba e reaparece de bigode; veja

Gusttavo Lima | Reprodução/ redes sociaisGusttavo Lima é cantor e compositor, um dos maiores nomes…

8 horas ago

Pará tem 71 vagas abertas para estágio e menor aprendiz; Confira

O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) informou ao Grupo Liberal que está com novas…

8 horas ago

This website uses cookies.