Tambaquis podem deixar de existir devido a agrotóxicos nos rios e mudanças climáticas, diz pesquisa

Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizaram um estudo publicado na revista Science of The Total Environment, no qual mostrou que o peixe Tambaqui (Colossoma macropomum) deve ser afetado pelas mudanças climáticas e por agrotóxicos encontrados nos rios da Região Norte. Com o aumento das temperaturas, as defesas naturais do organismo do peixe contra a contaminação vai diminuir e assim aumentar os efeitos negativos dos pesticidas.

A espécie é nativa da Amazônia e consumida em todo o Brasil. O tambaqui durante o experimento, se mostrou bastante sensível a agrotóxicos e a temperaturas elevadas. Os pesquisadores submeteram 36 tambaquis jovens, com 35 gramas e 10 centímetros em média, divididos em três grupos, a condições experimentais por 96 horas. Após isso, avaliaram os efeitos da mistura de quatro agrotóxicos (os inseticidas clorpirifós e malation, o fungicida carbendazim e o herbicida atrazina) sob as condições ambientais atuais e as previstas para 2100 (com aumento de 5 graus Celsius e de 700 partes por milhão de CO2) sobre sangue, brânquias, fígado, cérebro e músculos.

Os estudiosos avaliaram os efeitos dos agrotóxicos sob duas condições ambientais distintas, que são as atuais e as previstas para o ano 2100. As condições incluem um aumento de 5 graus Celsius na temperatura e uma concentração de 700 partes por milhão de CO2. Após o período de exposição, os efeitos foram analisados em diferentes órgãos dos peixes, como sangue, brânquias, fígado, cérebro e músculos.

Os agrotóxicos causaram danos mesmo em baixas concentrações. Quanto maior o calor, mais intensas são as alterações nas enzimas antioxidantes, no DNA e no fígado, reduzindo a capacidade de os peixoes se ajustarem às mudanças climáticas. Os pesquisadores chegaram a conclusão que a combinação de estímulos externos pode comprometer a sobrevivência da espécie.

Por: O liberal

Relacionado


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…

18 horas ago

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

2 dias ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

2 dias ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

3 dias ago

This website uses cookies.