Tambaquis podem deixar de existir devido a agrotóxicos nos rios e mudanças climáticas, diz pesquisa

Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizaram um estudo publicado na revista Science of The Total Environment, no qual mostrou que o peixe Tambaqui (Colossoma macropomum) deve ser afetado pelas mudanças climáticas e por agrotóxicos encontrados nos rios da Região Norte. Com o aumento das temperaturas, as defesas naturais do organismo do peixe contra a contaminação vai diminuir e assim aumentar os efeitos negativos dos pesticidas.

A espécie é nativa da Amazônia e consumida em todo o Brasil. O tambaqui durante o experimento, se mostrou bastante sensível a agrotóxicos e a temperaturas elevadas. Os pesquisadores submeteram 36 tambaquis jovens, com 35 gramas e 10 centímetros em média, divididos em três grupos, a condições experimentais por 96 horas. Após isso, avaliaram os efeitos da mistura de quatro agrotóxicos (os inseticidas clorpirifós e malation, o fungicida carbendazim e o herbicida atrazina) sob as condições ambientais atuais e as previstas para 2100 (com aumento de 5 graus Celsius e de 700 partes por milhão de CO2) sobre sangue, brânquias, fígado, cérebro e músculos.

Os estudiosos avaliaram os efeitos dos agrotóxicos sob duas condições ambientais distintas, que são as atuais e as previstas para o ano 2100. As condições incluem um aumento de 5 graus Celsius na temperatura e uma concentração de 700 partes por milhão de CO2. Após o período de exposição, os efeitos foram analisados em diferentes órgãos dos peixes, como sangue, brânquias, fígado, cérebro e músculos.

Os agrotóxicos causaram danos mesmo em baixas concentrações. Quanto maior o calor, mais intensas são as alterações nas enzimas antioxidantes, no DNA e no fígado, reduzindo a capacidade de os peixoes se ajustarem às mudanças climáticas. Os pesquisadores chegaram a conclusão que a combinação de estímulos externos pode comprometer a sobrevivência da espécie.

Por: O liberal

Relacionado


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Polícia Civil Realiza Levantamento de Locais de Crime em Rurópolis, PA

Na última quinta-feira (19), a Polícia Civil de Rurópolis realizou levantamentos de locais de crime…

55 minutos ago

Casal é preso por planejar homicídios de policiais no Pará

Um casal foi preso nesta terça-feira (17/9) suspeito de planejar os assassinatos de dois policiais…

3 horas ago

Veja como impedir que a Meta use dados de suas redes sociais

A Meta é responsável pelas redes sociais mais populares de todo o mundo: Facebook e…

6 horas ago

Rodonave Navegações Lança Portal Online para Melhorar Atendimento ao Público em Itaituba, no Pará

A Rodonave Navegações criou um modelo moderno e dinâmico para facilitar o atendimento ao público,…

6 horas ago

Políticos e entidades criticam elevação de juros básicos

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de interromper o ciclo de cortes da…

6 horas ago

Governo espanhol aplica multa de R$ 370 mil a torcedor por racismo contra Vini Jr.

As autoridades da Espanha anunciaram mais uma punição contra um torcedor que cometeu insultos racistas contra…

7 horas ago

This website uses cookies.