Regulamentação de cigarros eletrônicos será analisada nesta terça (11/06) pelo Senado

Deve ser votado nesta terça-feira (11/06), pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o projeto de lei 5.008/2023 que regulamenta a venda de cigarros eletrônicos, os chamados “vapes”, no Brasil. A proposta será analisada mesmo após a proibição, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da fabricação, importação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e propaganda dos vapes. Em abril deste ano, a agência publicou uma resolução sobre o tema.

De autoria da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), o texto propõe que a venda e o consumo de cigarros eletrônicos, com ou sem nicotina e tabaco, sejam autorizados para adultos e proibidos para menores de 18 anos. 

A proposta também sugere que o uso de vapes seja proibido em espaços fechados e estabelece regulamentações sobre publicidade e embalagem, alinhadas às aplicadas aos cigarros tradicionais. As regras e punições para descumprimento deverão ser futuramente publicadas pela Anvisa.

Thronicke argumenta que, apesar da proibição vigente desde 2009, os dispositivos são amplamente utilizados no país sem fiscalização.

O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) adicionou duas emendas ao texto. Uma propõe que a tributação dos cigarros eletrônicos seja equiparada à dos cigarros convencionais. A outra sugere que a arrecadação seja destinada ao SUS (Sistema Único de Saúde) para a prevenção e tratamento de doenças associadas ao fumo.

O relator do projeto, senador Eduardo Gomes (PL-TO), apoia a regulamentação, afirmando que o PL tornará os dispositivos mais seguros ao legalizá-los e estabelecer normas para sua produção, propaganda, venda e consumo. Gomes também destaca que a regulamentação criará empregos e aumentará a arrecadação.

Caso seja aprovado pela CAE, o texto seguirá para avaliação das comissões de Fiscalização e Controle e de Assuntos Sociais, antes de ser enviado à Câmara dos Deputados.

Por: O liberal

Relacionado


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…

8 horas ago

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

1 dia ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

2 dias ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

2 dias ago

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

3 dias ago

This website uses cookies.