Regulamentação de cigarros eletrônicos será analisada nesta terça (11/06) pelo Senado

Deve ser votado nesta terça-feira (11/06), pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o projeto de lei 5.008/2023 que regulamenta a venda de cigarros eletrônicos, os chamados “vapes”, no Brasil. A proposta será analisada mesmo após a proibição, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da fabricação, importação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e propaganda dos vapes. Em abril deste ano, a agência publicou uma resolução sobre o tema.

De autoria da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), o texto propõe que a venda e o consumo de cigarros eletrônicos, com ou sem nicotina e tabaco, sejam autorizados para adultos e proibidos para menores de 18 anos. 

A proposta também sugere que o uso de vapes seja proibido em espaços fechados e estabelece regulamentações sobre publicidade e embalagem, alinhadas às aplicadas aos cigarros tradicionais. As regras e punições para descumprimento deverão ser futuramente publicadas pela Anvisa.

Thronicke argumenta que, apesar da proibição vigente desde 2009, os dispositivos são amplamente utilizados no país sem fiscalização.

O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) adicionou duas emendas ao texto. Uma propõe que a tributação dos cigarros eletrônicos seja equiparada à dos cigarros convencionais. A outra sugere que a arrecadação seja destinada ao SUS (Sistema Único de Saúde) para a prevenção e tratamento de doenças associadas ao fumo.

O relator do projeto, senador Eduardo Gomes (PL-TO), apoia a regulamentação, afirmando que o PL tornará os dispositivos mais seguros ao legalizá-los e estabelecer normas para sua produção, propaganda, venda e consumo. Gomes também destaca que a regulamentação criará empregos e aumentará a arrecadação.

Caso seja aprovado pela CAE, o texto seguirá para avaliação das comissões de Fiscalização e Controle e de Assuntos Sociais, antes de ser enviado à Câmara dos Deputados.

Por: O liberal

Relacionado


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Casa da Seresta terá show de Kiko Netto no dia 17

O cantor, Kiko Netto, apresentará também, canções que marcaram época, criando uma conexão musical com…

53 minutos ago

Em 26 anos, inflação do país ficou acima da meta por oito vezes

Desde 1999, quando o Brasil passou a adotar o regime de metas de inflação, o…

53 minutos ago

Vídeo: Polícia Prende Três Suspeitos de Homicídios em Jacareacanga

Na tarde desta terça-feira, 14 de janeiro de 2025, policiais da 1ª Companhia Independente de…

2 horas ago

Acusados de fraude em concurso são alvos da polícia em Tailândia

Um homem e uma mulher, que não tiveram as identidades divulgadas, foram alvos da operação…

4 horas ago

Vídeo: água verde assusta turistas em Alter do Chão

Imagens divulgadas nas redes sociais, mostrando a densidade e a cor esverdeada da água |…

6 horas ago

Reunião das Forças de Segurança Pública em Rurópolis Foca em Medidas Preventivas

Na manhã desta terça-feira, 14 de janeiro de 2025, ocorreu um encontro nas dependências da…

6 horas ago

This website uses cookies.