Regulamentação de cigarros eletrônicos será analisada nesta terça (11/06) pelo Senado

Deve ser votado nesta terça-feira (11/06), pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o projeto de lei 5.008/2023 que regulamenta a venda de cigarros eletrônicos, os chamados “vapes”, no Brasil. A proposta será analisada mesmo após a proibição, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da fabricação, importação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e propaganda dos vapes. Em abril deste ano, a agência publicou uma resolução sobre o tema.

De autoria da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), o texto propõe que a venda e o consumo de cigarros eletrônicos, com ou sem nicotina e tabaco, sejam autorizados para adultos e proibidos para menores de 18 anos. 

A proposta também sugere que o uso de vapes seja proibido em espaços fechados e estabelece regulamentações sobre publicidade e embalagem, alinhadas às aplicadas aos cigarros tradicionais. As regras e punições para descumprimento deverão ser futuramente publicadas pela Anvisa.

Thronicke argumenta que, apesar da proibição vigente desde 2009, os dispositivos são amplamente utilizados no país sem fiscalização.

O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) adicionou duas emendas ao texto. Uma propõe que a tributação dos cigarros eletrônicos seja equiparada à dos cigarros convencionais. A outra sugere que a arrecadação seja destinada ao SUS (Sistema Único de Saúde) para a prevenção e tratamento de doenças associadas ao fumo.

O relator do projeto, senador Eduardo Gomes (PL-TO), apoia a regulamentação, afirmando que o PL tornará os dispositivos mais seguros ao legalizá-los e estabelecer normas para sua produção, propaganda, venda e consumo. Gomes também destaca que a regulamentação criará empregos e aumentará a arrecadação.

Caso seja aprovado pela CAE, o texto seguirá para avaliação das comissões de Fiscalização e Controle e de Assuntos Sociais, antes de ser enviado à Câmara dos Deputados.

Por: O liberal

Relacionado


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Garçonete é Agredida  na Região Garimpeira em Ataque Violento Relacionado a Conflitos Locais

Neste sábado, 23 de novembro de 2024, uma garçonete do Cabaré Dama da Noite foi…

1 hora ago

Igreja na Suíça usa ‘Jesus’ de Inteligência Artificial para confissões e conselhos

Uma igreja na Suíça surpreendeu os fieis ao implementar um ‘Jesus’ de Inteligência Artificial, treinado…

2 horas ago

Brasil e China assinam 37 acordos bilaterais

As relações comerciais entre China e Brasil são antigas e começaram a se fortalecer no…

4 horas ago

Vídeo: Condutor Sem CNH e Suspeito de Embriaguez Atropela Policial Civil em Belém

Um condutor sem CNH e suspeito de embriaguez atropelou um policial civil da DRCO, que…

6 horas ago

Consumo de produtos ultraprocessados causa 6 mortes por hora no Brasil

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que o Brasil gasta, por ano, pelo…

6 horas ago

Brasil e Emirados Árabes assinam acordo para atração de investimentos

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro de Investimentos dos Emirados Árabes…

7 horas ago

This website uses cookies.