Polícia Civil e Semas desarticulam esquema milionário de créditos florestais falsos

A Polícia Civil do Pará, por meio da Diretoria Estadual de Combate à Corrupção (DECOR), deflagrou, nesta terça-feira (11), a “Operação Dark Wood”, e desmontou o esquema milionário de créditos florestais falsos. A ação visou cumprir nove mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão temporária, realizados, simultaneamente, no Pará e no Distrito Federal (DF). 

Além das equipes da PCPA, também participaram da operação representantes da Assessoria Especial de Inteligência e Segurança Corporativa (AISC) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, a investigação foi iniciada em 2019, após uma associação criminosa simular, por meio de documentos falsos, leilões de produtos florestais supostamente realizados pelas prefeituras de Itaituba e Novo Progresso.

“A fraude consistiu no protocolo desses documentos falsificados na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), com pedido de inclusão de créditos florestais nas pastas do Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (SISFLORA) para as duas empresas que, hipoteticamente, tinham sido as vencedoras dos leilões”, pontuou o gestor. 

Com isso, um crédito de mais de 13 mil metros cúbicos de madeira foi concedido de maneira indevida, o que foi rapidamente questionado pelas outras empresas madeireiras de dentro e fora do Estado. Segundo as investigações, algumas delas são suspeitas de simular o transporte e recebimento do material por meio desses créditos, através da expedição de falsas guias florestais.

Hoje, após ter sido deflagrada a operação “Dark Wood”, sete pessoas envolvidas nos leilões foram presas, sendo elas os proprietários das madeireiras e um servidor da Semas. Seis foram presas no Estado, uma delas em Outeiro, em Belém; duas em Uruará; duas em Novo Progresso; e uma em Santa Bárbara. Houve também a prisão de uma sétima pessoa no Distrito Federal. 

Foto: Divulgação

Estima-se que a movimentação total da ação criminosa tenha sido de, aproximadamente, R$ 26 milhões.

A operação policial contou com a participação de 40 policiais civis dos Estados do Pará e do Distrito Federal, sendo executada diretamente pelas equipes da Divisão de Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD), Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) De Santarém e Altamira, Superintendência de Altamira e Delegacia de Novo Progresso. 

Ainda sobre a ação, o titular da DECOR, delegado Tainan Monteiro, informou que “uma operação dessa complexidade só foi possível graças aos recentes investimentos da Polícia Civil em qualificação e equipamentos de alto desempenho”.

Todos as pessoas capturadas já estão à disposição da Justiça.

Texto de Paula Almeida com supervisão de Lilian Guedes / Ascom Polícia Civil

Por: Agência Pará

Relacionado


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Depois de queda em julho, produção industrial cresce 0,1% em agosto

A produção da indústria brasileira cresceu 0,1% na passagem de julho para agosto, impulsionada principalmente…

53 minutos ago

MC Daniel exibe novo carro avaliado em mais de R$ 1 milhão

Reprodução/MC DanielO funkeiro MC Daniel compartilhou em suas redes sociais sua mais nova aquisição de…

4 horas ago

Operação “Cidade Segura” em Itaituba resulta em apreensão de entorpecentes e itens furtados

Na operação da Polícia Civil, com o apoio da Polícia Militar e do Detran, realizada…

4 horas ago

Moju: moradores bloqueiam PA-252, no Castanhandeua, em protesto contra falta de energia

Moradores do bairro Novo Horizonte, em Castanhandeua, no município de Moju, bloquearam a rodovia PA-252…

4 horas ago

Vídeo: Empresa de Novo Progresso instala bebedouro na Avenida Brasil

Nesta quinta-feira, 3 de agosto de 2024, a empresa Águas de Novo Progresso instalou um…

9 horas ago

Morre Cid Moreira, aos 97 anos; o jornalista e apresentador marcou a televisão

Cid Moreira morreu nesta quinta-feira, 03, no Rio de Janeiro. O apresentador e jornalista marcou a…

9 horas ago

This website uses cookies.