PF cumpre mandados de prisão contra grande grupo de contrabando no Pará

Belém/PA. A Polícia Federal, junto com a Receita Federal, deflagrou a Operação Maré Segura, na terça-feira (11/6), no Pará e Maranhão. O objetivo é desarticular organizações criminosas envolvidas em contrabando e lavagem de dinheiro, que transportam mercadorias proibidas do exterior, por meio de uma sofisticada rede logística, via Abaetetuba/PA.

Até o momento quatro prisões foram efetivadas, tendo sido determinado o sequestro de mais de R$ 50 milhões em contas bancárias bloqueadas dos investigados, além de serem suspensas as atividades comerciais de 10 empresas que eram utilizadas para mascarar as operações financeiras ilegais da organização. Também foram apreendidos carros, dinheiro, embarcações, documentos e aparelhos eletrônicos, em quantidade ainda não contabilizada.

As investigações revelaram que as cargas de cigarros vinham de três principais regiões: Paraguai, EUA e Leste Europeu. Produtos eletrônicos contrafeitos, ou seja, “piratas”, provinham da China. Para os cigarros do Paraguai, a rota incluía exportações via portos do Uruguai até o Suriname, e daí para o Brasil. Já os cigarros oriundos dos EUA e da Europa passavam por países do Caribe, como Barbados, Trinidad e Tobago, Antígua e Barbuda e Granada, antes de chegarem ao Brasil.

De acordo com as investigações, o esquema criminoso utilizava embarcações e sistemas de comunicação sofisticados para viabilizar as operações de contrabando, evitando o pagamento dos tributos devidos e comprometendo a arrecadação fiscal do País. A atividade clandestina ainda representa um sério risco à saúde pública, devido à natureza das mercadorias introduzidas no mercado nacional sem a devida fiscalização.

Os suspeitos detidos poderão ser indiciados por contrabando, lavagem de dinheiro, formação de organização criminosa, entre outros. As investigações continuam. Outras prisões não estão descartadas e as diligências continuam.

Por: Comunicação Social da Polícia Federal no Pará

Relacionado


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Joelma divulga bloco de DVD gravado no Mangueirão. Vem ver!

A gravação faz parte do DVD Tour Brasil Ao Vivo em Belém | Divulgação/JoelmaO show…

12 minutos ago

Tambaquis podem deixar de existir devido a agrotóxicos nos rios e mudanças climáticas, diz pesquisa

Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizaram um estudo publicado…

1 hora ago

Motorista de app é ferido, chama a PM e assaltante é preso

Suspeito foi preso pela PM após roubar carro de motorista de aplicativo | ReproduçãoUm homem…

6 horas ago

Operação desarticula falsa universidade no PA que causou prejuízos de R$ 12 milhões a mais de mil pessoas

Uma operação da Polícia Civil (PC) desarticulou uma associação criminosa investigada por criar polos universitários…

6 horas ago

PF combate crimes ambientais – Plantão 24Horas News

A Operação, denominada de Operação “Sonho Distante 3”, ocorreu no município de São Felix do…

8 horas ago

País tinha 9,4 milhões de empresas em 2022, mostra pesquisa do IBGE

O país tinha 9,4 milhões de empresas e outras organizações formais ativas em 2022, as…

8 horas ago

This website uses cookies.