‘MP vai aumentar preço dos combustíveis’, afirmam entidades ligadas ao setor

A Medida Provisória 1.227/2024 vai aumentar o preço dos combustíveis e deve elevar a inflação. Esse é o entendimento de entidades que comercializam combustíveis no País. Elas divulgaram uma nota, no domingo (9/6), criticando a Medida Provisória (MP) 1.227/2024, que impõe restrições à compensação de créditos de PIS/COFINS, considerando que a medida resultará em aumento de custos operacionais e financeiros para as empresas com impactos diretos sobre o consumidor final e sobre a inflação.

Assinam a nota, entidades como a Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Gás Natural e Biocombustíveis (Brasilcom), que reúne oito sindicatos filiados, e, ainda, a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), o SindiTRR, Fecombustíveis e Sindicom.

As entidades destacam que a MP vai criar novos custos que vão afetar toda a cadeia, inclusive o transporte público, frete de cargas e alimentos. Para elas, é necessário um debate mais amplo entre a sociedade civil para que sejam encontradas soluções que, ao invés de pressão inflacionária, “garantam um ambiente de negócios mais favorável aos investimentos, à inovação e ao desenvolvimento econômico sustentável do Brasil”, argumentam.

As empresas alertam que a MP regressará créditos das comercializadoras de combustíveis, fazendo com os custos aumentem e causem pressão sobre o fluxo de caixa, afetando a capacidade de competitividade.

No sábado (8.6), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse, em São Paulo, que a resistência da indústria à medida provisória (MP) que restringe o uso de créditos tributários de PIS/Cofins tende a se dissipar conforme o setor for entendendo que a intenção do governo é reduzir os gastos tributários.

“Isso tem muito de calor do momento e vai se dissipando à medida que as pessoas compreenderem o objetivo de se reduzir um gasto tributário que, em três anos, foi de R$ 5 bilhões para R$ 22 bilhões. Não tem cabimento um gasto tributário específico de crédito presumido, ou seja, um imposto que não foi pago e que é devolvido”, falou o ministro.

Por: O liberal

Relacionado


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

INSS retoma perícia presencial nas solicitações de auxílio-doença; veja o que muda

O total de pedidos de auxílio-doença no Pará até outubro deste ano já superou em 21% as solicitações registradas…

7 minutos ago

Voadeira Naufraga nas Proximidades da Comunidade São Luiz do Tapajós

Desde a manhã deste sábado, 23 de Novembro de 2024, moradores da comunidade São Luís…

4 horas ago

Cartilha dá dicas para não cair em golpes na Black Friday

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um…

4 horas ago

Governo adia divulgação de resultados do CNU

O concurso do CNU visa preencher 6.640 vagas em 21 órgãos públicos. | Foto: Agência…

5 horas ago

Jovem suspeita de matar amiga é presa em Novo Repartimento

A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quinta-feira (21), Ranielly Alves Pedra, de 21 anos,…

5 horas ago

Garçonete é Agredida  na Região Garimpeira em Ataque Violento Relacionado a Conflitos Locais

Neste sábado, 23 de novembro de 2024, uma garçonete do Cabaré Dama da Noite foi…

8 horas ago

This website uses cookies.