MEI deve entregar declaração de faturamento anual à Receita Federal até sexta-feira (31)

Os microempreendedores individuais (MEIs) precisam enviar anualmente a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI). O prazo para a entrega deste ano se encerra no próximo dia 31 de maio, coincidindo com o feriado prolongado e com a data-limite de entrega da declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2024. Na DASN-SIMEI, o empreendedor deve informar o seu faturamento, de modo que não ultrapasse o limite de R$ 81 mil, necessário para manter o status de MEI. Caso esse valor seja excedido, o empreendedor passa a ser classificado como microempresa. A Receita Federal prorrogou o prazo para 31 de julho para os MEIs do Rio Grande do Sul devido às enchentes que afetaram o estado. 

A DASN-SIMEI pode ser transmitida pelo APP MEI ou pelo Portal do Simples Nacional. Está obrigado a declarar o empresário individual que foi optante em algum período de 2023.

Segundo Dorgivânia Arraes, vice-presidente de Política Institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a entrega fora do prazo sujeita o contribuinte à multa de 2% ao mês de atraso, limitada a 20% sobre o valor total dos tributos declarados, ou mínimo de R$50,00. A multa é emitida automaticamente após a transmissão da declaração.

Ela orienta para que esse microempreendedor procure um profissional da contabilidade ou o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mais próximo para fazer a declaração e evitar a multa.

“A Declaração Anual do Simples Nacional do MEI é de fácil preenchimento, são necessárias informações do faturamento anual e indicação se há funcionários no período”, explica a vice-presidente. 

O que acontece é que muitos empreendedores esquecem de anotar, controlar as vendas, prestações de serviços mensalmente e essa ação, de acordo com Arraes, é extremamente necessária para ter todas as informações.

“O MEI tem  duas principais obrigações a cumprir perante o Governo: o pagamento mensal do tributo, com vencimento dia 20 de cada mês, e a Declaração Anual, DASN-SIMEI, portanto recomendamos que cumpra e evite gargalos, problemas. Se restar dúvidas procure um profissional da contabilidade, que estará apto a lhe ajudar”, reforça Dorgivânia Arraes.

Fonte: Receita Federal

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Corpo de idoso que tentou salvar esposa e neta é liberado

O corpo do idoso Aílton da Silva Avelar foi liberado nesta segunda-feira (1) | Reprodução/RBATVO…

6 minutos ago

Educação para todos: acessibilidade e inclusão na aprendizagem digital

A educação é um direito fundamental que deve ser acessível a todos, independentemente de suas…

1 hora ago

Caminhoneiro morre após pneu explodir durante calibragem

Um caminhoneiro morreu na terça-feira (2) após um pneu explodir e atingi-lo na cidade de…

1 hora ago

Torcida do Paysandu quebra recorde na Curuzu pela Série B

Fiel fez o papel dela, mas o Papão não fez | Jorge Luís Totti/PaysanduAo contrário…

6 horas ago

10 Peças indispensáveis no guarda-roupa infantil de inverno

Com a chegada do inverno, garantir que as crianças estejam bem agasalhadas e confortáveis é…

6 horas ago

Centro Ignácio Koury recebe ampliação de atendimentos em Tailândia

O Centro de Saúde Ignácio Koury Gabriel, localizado na avenida Natal em Tailândia, nordeste paraense,…

6 horas ago

This website uses cookies.