Madeireiro é preso em flagrante por tráfico ilegal de madeira no Pará

Um madeireiro, que não teve a identidade divulgada, foi preso em flagrante na última quinta-feira (6), por tráfico ilegal de madeira, no município de Breves, no Arquipélago do Marajó. A prisão foi efetuada pela Polícia Civil do Pará (PCPA), durante a Operação “Madeira Fantasma”, por meio da Diretoria de Polícia Especializada (DPE), que identificou mais de 1.150 metros cúbicos de madeira ilegal. O material foi apreendido.

Durante a inspeção no pátio da empresa, localizada em Breves, foi constatada a presença de 532,32 metros cúbicos de madeira serrada e 619,6471 metros cúbicos de madeira em tora, todas sem comprovação de origem conforme os dados do Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora).

“Quando há muitos alertas de desmatamento no monitoramento por satélite, as madeireiras que operam na ilegalidade, de forma clandestina, estão sempre com pátio cheio de madeira ilegal. São esses criminosos que fazem a receptação de madeiras retiradas de local de Floresta Amazônica, causando imenso impacto ambiental e climático para a população”, explicou o delegado Iuri Castro da Força Tarefa Amazônia Segura da PCPA.

Além das irregularidades na documentação da madeira, a empresa operava sem uma licença ambiental válida. O material apreendido, incluindo o maquinário utilizado, foi confiscado pelos agentes competentes.

O indiciado foi detido e responderá pelos crimes relacionados ao tráfico e receptação de madeira ilegal. (Divulgação / Polícia Civil)

O indiciado foi detido e responderá pelos crimes relacionados ao tráfico e receptação de madeira ilegal. A operação segue em andamento, com novas fases previstas para intensificar o combate ao desmatamento ilegal na região amazônica.

A primeira fase da Operação “Madeira Fantasma” tem como objetivo principal combater o tráfico de madeira proveniente de desmatamento ilegal, uma prática que representa uma grave ameaça ao meio ambiente e à sustentabilidade da Amazônia. “A ação da Polícia Civil e da Semas reforça o compromisso das autoridades em proteger os recursos naturais e combater atividades ilícitas que prejudicam a coletividade”, ressaltou o delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende.

A operação contou com a participação ativa da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio da Diretoria de Fiscalização Ambiental (DFISC) e da Assessoria Especial de Inteligência e Segurança Corporativa (AISC).

Por: O liberal

Relacionado


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Lagarto invade treino da Fórmula 1 e causa bandeira vermelha

O piloto Fernando Alonso, da Aston Martin, foi quem avistou o animal e avisou sua…

6 minutos ago

PRF Prende Homem Procurado por Roubo em Santarém, no PA

Na madrugada dessa sexta-feira, 27 de setembro de 2024, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu…

6 minutos ago

Foragido por homicídio qualificado em Santa Catarina é preso no Pará

Com dois mandados de prisão em aberto, por homicídio e roubo, um homem, que não…

6 minutos ago

Estudo da CNC aponta que bets causam prejuízo bilionário ao comércio

Um levantamento produzido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indica…

1 hora ago

Vídeo Revela Fogo Subterrâneo em Jacareacanga

Um vídeo que circula pela internet mostrando fumaça saindo debaixo de uma estrada de terra…

5 horas ago

45° BPM promove PM’s durante celebração de 206 anos da Polícia Militar do Pará

Durante a comemoração aos 206 anos da Polícia Militar do Pará, o 45° BPM de…

5 horas ago

This website uses cookies.