Categories: MarabáNotícias

IA “lacra” Xuxa sobre querer ser negra e “Brincar de índio”

Xuxa Meneghel é uma das apresentadoras mais famosas da TV brasileira. Ela fez um enorme sucesso com o público infantil e até hoje ostenta o título de “Rainha dos Baixinhos”.

No último domingo (26), Xuxa participou da 7ª Edição do Prêmio Sim à Igualdade Racial, promovido pelo Instituto ID_BR. Durante a cerimônia, a apresentadora participou de uma esquete que relembrou suas antigas declarações sobre raça, nas quais ela dizia que gostaria de ter nascido negra.

CONTEÚDO RELACIONADO:

Na ocasião, ela perguntou à “Deb”, Inteligência Artificial criada para auxiliar em assuntos relacionados à questões de diversidade e inclusão se era correto dizer que ela gostaria de ter nascido uma mulher negra.

Ela lembrou que é sempre julgada por dizer que gostaria de ter nascido negra. Na ocasião, a tecnologia “lacrou” Xuxa ao escrever: “Xuxa, não é que você não pode, mas talvez não poderia falar isso sem uma ressalva sobre todo o contexto de uma vivência feminina negra. Há opressões, obstáculos e uma série de situações discriminatórias que uma mulher negra pode passar, que torna a existência dela muito mais difícil. Sua fala só enxerga uma bela superfície”, respondeu a IA.

Quer mais notícias dos famosos? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Em 2021, durante o programa Super Bonita, no canal GNT, apresentado por Taís Araújo, ao ser questionada como gostaria de vir ao mundo se pudesse nascer outra vez, ela respondeu: “Ah, Taís, eu gostaria de vir com a tua cor, teu cabelo, a tua pele”, afirmou. Na ocasião, Taís interrompeu dizendo: “Amor, não é bolinho não, hein. Quer mesmo? Vir preta não é mole não”.

Além disso, Xuxa também revisitou a letra da canção “Brincar de Índio”, de 1988, cujo conteúdo foi analisado por “Deb”. A IA trouxe explicações detalhadas sobre os problemas da letra: “Não se fala mais índio, se fala indígena. Atualmente, entendemos que o termo ‘indígena’ é mais adequado, porque ‘índio’ generaliza os povos originários. Foi só um termo que os colonizadores deram em um total desprezo com as culturas e línguas que já estavam aqui. Indígenas não fazem barulho. Indígenas são mais de 300 povos que falam várias línguas e tem várias formas de expressões de suas etnias que precisamos aprender, Xuxa”, disse.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…

6 horas ago

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

1 dia ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

2 dias ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

2 dias ago

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

2 dias ago

This website uses cookies.