Hospital do Tapajós garante 4 mil sessões de hemodiálise, de janeiro a maio deste ano

Mais importante unidade de saúde da região, o Hospital Regional de Tapajós – (HRT), em Itaituba, sudoeste do Pará, realizou 4.209 sessões de hemodiálise de janeiro a maio deste ano. A quantidade corresponde a uma média de 27 sessões por dia.  

Os atendimentos beneficiaram um total de 62 pacientes que realizam, regularmente, sessões de hemodiálise no hospital. Eles vivem em Itaituba e vieram de vários municípios da região do Tapajós. Além das seis cidades de integração do Tapajós, a unidade atende pacientes de Óbitos, Oriximiná, Altamira e Placas.  

“As sessões de hemodiálise são essenciais para a saúde de pacientes com insuficiência renal”, resume Rafael Vieira Lodi, médico nefrologista  

“Elas removem toxinas e excesso de fluidos do sangue, regulando os níveis de eletrólitos e ajudando a controlar a pressão arterial. É um tratamento que substitui a função dos rins danificados, filtrando o sangue através de uma máquina de hemodiálise para manter o equilíbrio do corpo”, acrescenta o médico. 

Desde 2024, o hospital realizou um total de 21.861 atendimentos. Para o diretor geral, Rafael Meskau, as sessões de hemodiálise são vitais para os serviços públicos de saúde de Itaituba e região. “Ao investir aqui no Regional de Itaituba, a Sespa e o governo do Pará confirmam a importância estratégica que o hospital tem para a região”, afirma. 

O diretor do hospital explica que ano passado, entre janeiro e maio, o hospital realizou 3.955 sessões de hemodiálise. “Ou seja, um número muito próximo do que foi feito neste ano. Então, avaliamos que trata-se de uma demanda constante, permanente”, afirma Meskau. 

Samia Barbosa, paciente atendida pelo setor de Nefrologia, é de Itaituba, mas faz tratamento há mais de três anos. “Poder fazer meu tratamento aqui no hospital é fundamental para minha vida. Antes, eu precisava viajar longas distâncias, o que era muito desgastante. Agora, tenho acesso ao tratamento que salva minha vida sem precisar sair da região”, conta Samia, emocionada. 

A supervisora do setor de Nefrologia, Lucimere Feitosa, destaca a importância do trabalho da equipe multidisciplinar. “Nossa equipe é composta por nefrologistas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais — todos dedicados a fornecer o melhor cuidado possível aos nossos pacientes”, afirma. Segundo ela, “cada atendimento é um passo na direção de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”.  

Referência em traumatologia, o Hospital Regional do Tapajós, registra crescimento de 10% em relação a igual período de 2023, entre janeiro e maio deste ano. A unidade tem 153 leitos de internações, sendo 81 clínicos cirúrgicos, 19 clínicos médicos, 20 UTI adulto, 10 UTI pediátrica, 10 UTI neonatal, 8 ginecológicos e obstétricos e 5 leitos UCI Canguru.

Fonte: Sammya Ferreira / Ascom HRT

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Inmet emite alerta de chuvas intensas no Pará nesta quinta (26)

noite de Natal, quarta-feira (25), em Belém, foi marcada por uma forte chuva que alagou…

1 hora ago

Novos dirigentes ganham espaço no Paysandu

Toda semana, o DOL Rádio Esporte apresenta novidades sobre os bastidores do esporte paraense, em…

4 horas ago

Queda de ponte: corpo de criança de 11 anos é encontrado

O número de mortos pela queda da ponte Juscelino Kubitschek entre Tocantins e o Maranhão…

4 horas ago

Três em cada dez domicílios não contam com rede de esgoto

Três em cada dez domicílios no país ainda não contam com rede de esgoto, segundo a…

4 horas ago

Polícia Militar Prende Suspeito de Furto em Itaituba

Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada nesta terça-feira, 24 de dezembro de 2024, para…

9 horas ago

Bragança se prepara para a festa da Marujada

O município de Bragança, no nordeste do Pará, se prepara para receber mais uma edição…

10 horas ago

This website uses cookies.