Nos próximos meses, o verão amazônico será de muito calor em todo o Estado do Pará. Diante desse cenário, é esperado um aumento significativo no consumo de energia devido à utilização prolongada de ventiladores e ar-condicionado, por exemplo. A estimativa é que o consumo de energia aumente, em média 2% a 5% durante esse período de calor mais intenso, segundo a Equatorial Pará.
Alexandro Freitas, analista de relacionamento com cliente da Equatorial Pará, observa ainda que o aumento no consumo de energia se reflete diretamente no valor das faturas, pois, mesmo que não haja mudanças nos hábitos de uso dos aparelhos, os dispositivos elétricos consomem mais energia para operar em condições de temperatura ambiente mais elevada.
O analista esclarece ainda que essa projeção é apenas uma estimativa, pois o consumo de energia varia de residência para residência, dependendo da quantidade de equipamentos e dos hábitos de cada família. “Em algumas residências, o aumento pode ser proporcionalmente maior do que em outras, mas essas informações servem como referência para uma análise mais precisa do consumo”.
Para evitar surpresas desagradáveis que possam prejudicar o orçamento doméstico, Alexandro recomenda a adoção de práticas eficientes no uso de eletrodomésticos. “Esses comportamentos aliados à redução de desperdícios, são fundamentais para que o consumidor evite surpresas desagradáveis, sem abrir mão do conforto. No entanto, é importante levar em consideração informações cruciais”.
A primeira dica começa na escolha dos produtos nas lojas. É recomendável adquirir equipamentos como ar-condicionado, geladeira, ventilador e outros eletrodomésticos que ostentem o “Selo A” ou “Selo A+” do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), que nesse caso, a identificação atesta a eficiência energética desses aparelhos e que são mais econômicos.
“Além disso, hoje em dia, as lojas de eletrônicos oferecem uma variedade de equipamentos com tecnologias voltadas para a economia de energia, sem comprometer o desempenho. Podemos citar, por exemplo, os modelos ‘Inverter’, que fornecem o máximo desempenho sem causar impacto na conta de energia”, ressalta o representante da concessionária de energia.
Quanto aos hábitos, é possível manter o conforto sem prejudicar o orçamento. “No caso do chuveiro elétrico, a estratégia é reduzir o tempo de banho. Já para quem possui ar-condicionado, é aconselhável manter a temperatura em 23 graus, pois o compressor consome menos energia. Ainda, intercalar o uso da central com ventiladores proporciona uma noite de sono mais econômica”, completa Freitas.
Em relação à geladeira, é importante evitar colocar alimentos quentes no interior do aparelho, evitar pendurar tecidos molhados atrás para secagem, abrir a porta desnecessariamente e sempre checar a condição da borracha. Para além disso, geladeiras mais antigas consomem três vezes mais energia do que modelos modernos, o que torna a troca do equipamento uma opção econômica.
Por fim, ao sair de casa, é aconselhável desconectar os aparelhos da tomada. “A regra é clara: se não está sendo usado, não precisa ficar na tomada, e isso inclui carregadores de celular e televisões. Mesmo quando desligados, esses dispositivos ainda consomem uma corrente elétrica, o que representa uma taxa adicional na conta de energia e desnecessária”, conclui Alexandro.
A Equatorial Pará informa que oferece uma série de programas que ajudam os clientes a equilibrar suas contas no final do mês. Entre eles, destaca-se o programa E+ Reciclagem, que permite a troca de materiais recicláveis por descontos na fatura de energia. Com isso, a empresa promove ainda ações para incentivar a coleta seletiva e a conscientização sobre a preservação do meio ambiente.
Outro programa é o E+ Comunidade, que oferece a substituição de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por modelos de LED, que são até 85% mais econômicos. E ainda, o programa E+ Geladeira Nova, que distribui geladeiras com o selo “A” de Eficiência Energética do Procel, equipamentos que podem ser até 40% mais econômicos do que modelos mais antigos.
Você sabia que a geladeira se torna um dos equipamentos que mais consomem energia elétrica por conta do “abre e fecha” ao longo do dia? Então para acabar com esse vilão da economia, é bem fácil: basta deixar um litro com água com gelo fora da geladeira. Assim, você evita abrir o eletrodoméstico toda hora para beber água, economiza energia e ainda conserva a borracha de vedação da sua geladeira por mais tempo.
Atualmente, as crianças e adolescentes estão ficando mais tempo “plugados” nos games, computadores, TV’s e celulares não é mesmo? Estabeleça horários e evite desperdícios. Uma boa opção é levar as crianças para brincar ao ar livre, assim você não gasta energia e ainda fica junto de quem você ama. Outra alternativa é evitar deixar os equipamentos ligados quando ninguém estiver usando. É importante retirar o equipamento da tomada quando não estiver sendo utilizado. E jamais manuseie qualquer equipamento elétrico com o corpo molhado e os pés descalços.
Aproveite a luz natural e evite deixar lâmpadas acesas durante o dia, principalmente da área externa da casa. À noite, desligue as lâmpadas dos ambientes que você não estiver utilizando.
Para quem tem ar condicionado, a dica é colocar a temperatura na opção 23 graus. Dessa forma o compressor irá consumir menos energia e o conforto será mantido. Outra dica é fazer o uso do aparelho intercalado com o ventilador em dias menos quentes, pois ventiladores consomem bem menos energia.
Em épocas que tem mais pessoas em casa, aumenta a quantidade de banhos e o uso do chuveiro elétrico, equipamento que mais consome energia, devido à sua alta potência. A dica é reduzir o tempo de banho e colocar o seletor de temperatura na posição ‘verão’, o que reduz a potência do chuveiro e proporciona uma redução no consumo ao final do mês.
Por: Diário do Pará
No mês de novembro os especialistas do Hospital Moinhos de Vento listam algumas recomendações que…
Gusttavo Lima | Reprodução/ redes sociaisGusttavo Lima é cantor e compositor, um dos maiores nomes…
O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) informou ao Grupo Liberal que está com novas…
O mercado de tatuagem no Brasil deve movimentar cerca de R$ 2,5 bilhões em 2024,…
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atingiu um marco inédito ao abrir 200 novos…
A noite deste sábado, 16, foi registrada duas mortes em frente a um supermercado no…
This website uses cookies.