Ex-CEO das Lojas Americanas é preso em Madri, na Espanha

O ex-CEO das Lojas Americanas Miguel Gutierrez foi preso nesta sexta-feira (28) em Madri. A informação foi publicada em primeira mão pelo Blog da Malu Gaspar, do jornal O Globo.

A Polícia Federal (PF) havia deflagrado na quinta a Operação Disclosure, contra as fraudes contábeis nas Lojas Americanas que, segundo as investigações, chegaram a R$ 25 bilhões. Foram expedidos mandados de prisão contra Gutierrez e Anna Christina Ramos Saicali, uma de suas diretoras.

Miguel Gutierrez vive na Espanha desde que o escândalo da Americanas estourou, em janeiro de 2023. Seu nome e o de Saicali chegaram a ser incluídos na Difusão Vermelha da Interpol, a lista dos mais procurados do mundo.

Segundo a investigação, os resultados financeiros da Americanas foram maquiados para demonstrar um falso aumento de caixa que valorizava artificialmente as ações da companhia na bolsa de valores brasileira, a B3.

De acordo com o Ministério Público Federal, Gutierrez pedia que os balanços financeiros fraudados lhe fossem enviados em pen drives para não ser rastreado.

Quem é Miguel Gutierrez

O ex-executivo nasceu em 1961, é brasileiro com dupla cidadania espanhola.

Gutierrez se formou em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Também fez um programa de formação de lideranças nos Estados Unidos.

Começou sua carreira na Americanas em 1993, quando a companhia ainda era presidida por Carlos Alberto Sicupira, um dos acionistas de referência da empresa e parte do notório trio de bilionários, ao lado de Jorge Paulo Lemann e Marcel Herrmann Telles.

Ao longo de três décadas na companhia, Gutierrez passou por diversos setores e logo agradou aos bilionários, pois era focado em estratégias para corte de custos nas operações, segundo apuração da Bloomberg.

Gutierrez assumiu a presidência da Americanas 10 anos após seu ingresso na empresa, onde ficou até dezembro de 2022. Saiu porque renunciou ao cargo. Nestes 20 anos de comando, Gutierrez fez raras aparições públicas.

No seu lugar, entrou Sergio Rial, que havia feito carreira no banco Santander. O executivo ficou no cargo por apenas nove dias, e pediu demissão após identificar as fraudes contáveis nos balanços corporativos do grupo.

Por: G1

Relacionado

Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Saiba mais sobre o uso da energia nuclear no Brasil e no mundo

Na mais recente Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP28, em Dubai, nos Emirados…

50 minutos ago

Homem é morto por golpe de faca na Orla de Itaituba

Na noite deste domingo (30), por volta das 22h00, uma guarnição da Polícia Militar foi…

2 horas ago

Tailândia: 45º BPM celebra 2º aniversário com melhorias na estrutura e mais de 60 dias sem homicídio

O 45º Batalhão de Polícia Militar (BPM) com sede em Tailândia, nordeste do Pará, completa…

2 horas ago

Jogo do Tigrinho: entenda a polêmica dos jogos de azar

O Comando do Consumidor traz um tema de grande relevância: a divulgação de jogos de…

6 horas ago

Índice da B3 mede desempenho das ações de empresas inclusivas

Organizações que promovem a representatividade de grupos sub-representados no mercado serão incluídas no novo índice…

7 horas ago

Apesar do calor durante o ‘verão amazônico’, Pará terá chuvas acima da média em julho

Mesmo com tempo ensolarado e altas temperaturas devido ao “verão amazônico”, que já é tradicional durante o mês de julho no Pará, o Estado deverá…

7 horas ago

This website uses cookies.