Uma das maiores referências da economia e política brasileiras, Maria da Conceição Tavares, de 94 anos, faleceu neste sábado (8), no Rio de Janeiro.
Nascida em 1930 na cidade de Aveiro, em Portugal, Conceição Tavares se mudou para o Brasil em 1954, onde atuou como analista do BNDES até 1960, quando assumiu vaga na Comissão Econômica da ONU para a América Latina e o Caribe (CEPAL-ONU).
Ela também foi professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade de Campinas (Unicamp).
Na política, Conceição Tavares foi membro da Executiva Nacional do antigo PMDB, entre 1980 e 1988, e deputada federal pelo PT entre 1995 e 1999.
Grande defensora de um modelo de Estado de bem-estar social, Maria da Conceição Tavares foi uma das grandes inspirações para políticas econômicas defendidas pela esquerda brasileira.
Em 2014, ao falar sobre o crescimento lento do país, disse que “ninguém come PIB, come alimentos”, ao afirmar que, mesmo com o baixo crescimento, o país não teve pioras nas taxas de emprego ou de distribuição de renda na época. Com seu falecimento, a entrevista voltou a viralizar.
O presidente Lula (PT) lamentou o falecimento da economista e amiga. “Tive o prazer e a honra de conviver e conversar muito com minha amiga ao longo dos anos, debatendo o Brasil e os nossos desafios sociais e econômicos no Instituto Cidadania, em conversas no Rio de Janeiro ou em viagens pelo Brasil.”
Aloizio Mercadante, presidente do BNDES e amigo pessoal de Conceição Tavares, lamentou, em nota, o falecimento da economista, a quem chamou de “a mais brasileira de todas as portuguesas”. Tavares foi homenageada pelo BNDES em março, durante evento do Dia Internacional da Mulher.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Maria da Conceição de Almeida Tavares foi professora, deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores, economista e matemática, uma das maiores da nossa história. Nascida em Portugal, adotou o Brasil e nosso povo com o seu coração e paixão pelo debate público e pelas causas… pic.twitter.com/dBfSIcq8LL
— Lula (@LulaOficial) June 8, 2024
É com grande pesar que recebo a a notícia da morte da economista Maria da Conceição Tavares. Meus sentimentos à família e aos muitos amigos e alunos. Todos ficamos tristes pela sua passagem.
Uma das mais importantes e influentes intelectuais de nosso tempo, Maria da Conceição… pic.twitter.com/WmXFgMNeYy
— Dilma Rousseff (@dilmabr) June 8, 2024
Lamentamos a morte da economista, matemática, professora e militante socialista Maria da Conceição Tavares. Trabalhou no plano de metas de Juscelino Kubitschek, lutou contra a ditadura, foi deputada e dirigente do PT. Gratidão por uma vida de lutas. MARIA DA CONCEIÇÃO, PRESENTE! pic.twitter.com/s3OtI94CDz
— Ivan Valente (@IvanValente) June 8, 2024
Perdemos a economista e professora Maria da Conceição Tavares, aos 94 anos. Portuguesa de nascimento, se tornou cidadã brasileira apaixonada por nosso país. Enfrentou a ditadura militar, atuou como deputada federal pelo PT e virou referência do pensamento desenvolvimentista,… pic.twitter.com/tBVHRVXM9c
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) June 8, 2024
Maria da Conceição Tavares deixa um rico legado. Seu pensamento, sua crítica e sua defesa inegociável da justiça social será sempre uma estrela guia para o pensamento econômico brasileiro.
— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) June 8, 2024
O Brasil perdeu hoje uma mulher extraordinária. Maria da Conceição Tavares morreu, aos 94 anos, deixando um legado importante para o pensamento econômico brasileiro. Ela tornou-se célebre não só pelo vigor de seu pensamento, mas pela paixão com que defendeu seus pontos de vista + pic.twitter.com/XuixkpcPYF
— Eduardo Suplicy (@esuplicy) June 8, 2024
Hoje o Brasil se despede de Maria da Conceição Tavares. Suas lições permanecem fundamentais para a construção de um Brasil que saiba cuidar do seu povo.
Obrigado, professora. pic.twitter.com/p03RKSGKxE— Silvio Almeida (@silviolual) June 8, 2024
Hoje perdemos Maria da Conceição Tavares, aos 94 anos.
A economista e ex Deputada Federal pelo PT se destacou por suas contribuições ao pensamento desenvolvimentista e por seu papel na formação de várias gerações de economistas brasileiros, deixou um legado imensurável.
Minha… pic.twitter.com/2UPtP3JcUD
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) June 8, 2024
A grande Maria da Conceição Tavares nos deixou. Uma vida destinada a pensar uma economia que servisse ao povo. Sempre afiada, desmistificando a “neutralidade” na política econômica. Minha solidariedade aos familiares e amigos. Vá em paz, Professora! pic.twitter.com/bxmsZxM0ue
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) June 8, 2024
A tristeza é uma emoção que pode ser causada por diferentes situações ou acontecimentos, que…
Com a chegada do período chuvoso e o aumento das temperaturas, condições ideais para a…
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para o perigo de chuvas intensas no Pará, na…
O Bispo emérito do Marajó, Dom Luís Azcona morreu na manhã de hoje (20) aos…
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) calcula que o adiamento…
Na noite do último sábado, 23 de novembro de 2024, por volta das 20h10, uma…
This website uses cookies.