Categories: MarabáNotícias

É fake que CR7 se recusou a usar braçadeira One Love na Euro

Uma postagem com o seguinte texto “Na Euro 2020, a UEFA (Associação Europeia de Futebol) ordenou que todos os capitães de equipe usassem faixas “OneLove”. A banda foi usada como símbolo do LGBTQ. Mas o capitão de Portugal, Cristiano Ronaldo, foi o único capitão europeu que não usou a banda. Respeito ” com a imagem de Cristiano Ronaldo cumprimentando Manuel Neuer tem circulado nas redes sociais nos últimos dias.

A imagem destaca braçadeiras usadas pelos jogadores: a de Neuer tem a bandeira LGBTQIA+, enquanto a de Ronaldo é preta.

Entretanto, não é verdade que Cristiano Ronaldo foi o único capitão de uma seleção de futebol que se recusou a usar a braçadeira do movimento One Love durante a Eurocopa de 2020. Também é mentira que a UEFA ordenou o uso da braçadeira na competição aquele ano.

O site de checagem de notícias Aos Fatos apurou o post e mostrou que “ a polêmica em torno do uso da faixa ocorreu durante a Copa do Mundo de 2022, quando a Fifa baniu o acessório”, explicou e acrescentou: “Ronaldo não foi o único a não usar a braçadeira”.

Na verdade, a história em torno das faixas ocorreu durante a Copa do Mundo de 2022, no Qatar. Na ocasião, Portugal não foi a única seleção a não usar a braçadeira.

“A Fifa, no entanto, ameaçou punir com um cartão amarelo os jogadores que usassem a faixa do One Love durante partidas no Qatar. Por conta da sanção, seleções que antes tinham decidido usar a braçadeira voltaram atrás. A ordem da federação foi vista como um receio de uma possível reação das autoridades do Qatar, cujo governo criminaliza a homossexualidade”, explica a apuração de Aos Fatos.

O movimento One Love foi criado em 2020 pela seleção da Holanda para “enfatizar a mensagem de que todos os fãs de futebol são iguais”.

A checagem do Aos Fatos esclarece ainda que, diferentemente do que afirmam as publicações nas redes sociais, a braçadeira arco-íris usada por Neuer não tinha relação com o movimento One Love, mas sim porque a partida ocorreu em junho, mês do orgulho LGBT+.

“O acessório chegou, inclusive, a ser alvo de investigação da Uefa, que voltou atrás e arquivou o processo por entender que o símbolo foi usado por “uma boa causa””, conclui a checagem.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Bolsa cai 4,31% em dia tenso e reverte início positivo de mês

Num dia marcado por tensões internas, a bolsa sofreu forte queda e reverteu o desempenho…

14 minutos ago

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…

21 horas ago

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

2 dias ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

2 dias ago

This website uses cookies.