• About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact
Zap Marabá
  • Início
  • Marabá
  • Ocorrências Policiais
  • Utilidade Pública
  • Emprego
  • Acidente
No Result
View All Result
  • Início
  • Marabá
  • Ocorrências Policiais
  • Utilidade Pública
  • Emprego
  • Acidente
No Result
View All Result
Zap Marabá
No Result
View All Result
Home Cidades Paraenses

Como é viver com doença que causa ‘pior dor do mundo’: ‘Gritava e chorava de dor’

Zap Marabá by Zap Marabá
7 de junho de 2024
in Cidades Paraenses, Ocorrências Policiais
0
Como é viver com doença que causa 'pior dor do mundo': 'Gritava e chorava de dor'
0
SHARES
28
VIEWS
CompartilharCompartilhe no FacebookFaça um tweet

Aos 16 anos, a estudante de veterinária Carolina Arruda sentiu uma dor de cabeça intensa enquanto estava deitada no sofá da casa dos avós.

Como a adolescente havia se curado de um quadro de dengue havia poucas semanas, acreditou que o episódio era uma sequela da infecção.

Na época, ela estava grávida de quatro meses e nunca havia tido problemas de saúde graves. Como a dor passou em alguns segundos, ela não deu importância àquela situação.

“Foi uma dor como eu nunca havia sentido antes. Eu gritava e chorava de dor. Minha família não entendeu nada daquela situação, até porque ela passou bem rápido”, lembra.

segundo a estudante, parecia choques elétricos intensos na face, passou a acontecer outras vezes de maneira espaçada. Alguns meses depois, virou frequente.

“Chegou uma fase em que toda semana eu precisava ir ao hospital por causa dessas dores. Comecei a ir em diversos especialistas na tentativa de um diagnóstico. Fui em 27 profissionais diferentes”, acrescenta a estudante.

Após quatro anos, centenas de idas e vindas ao hospital e diversos exames, Caroline foi diagnosticada com neuralgia do trigêmeo, doença conhecida por ter “a pior dor do mundo”.

A neuralgia do trigêmeo é uma doença em que há uma disfunção do nervo trigêmeo, responsável pela sensibilidade do rosto

Essa disfunção pode ser ocasionada por uma má formação no nervo ou devido a outras doenças, como tumores.

Carolina nunca havia tido problemas de saúde graves antes de apresentar os primeiros sintomas da doença. — Foto: Arquivo pessoal

“O nervo trigêmeo possui três ramificações, e vão para a região dos olhos, nariz e mandíbula. Quando uma artéria encosta ou comprime ele devido a uma má-formação ou doença, ele é ativado, causando as crises agudas de dor. Após o episódio, a pessoa ainda pode ficar com o rosto dormente, com formigamento e olhos lacrimejando”, explica Vinícius Boaratti Ciarlariello, neurologista do Departamento de Pacientes Graves do Hospital Israelita Albert Einstein.

A doença normalmente atinge um lado do rosto. Em casos mais raros, pode atingir os dois — como é o caso da estudante de veterinária.

As crises, apesar de durarem poucos segundos ou minutos, acontecem diversas vezes ao dia.

Ela é classificada como uma dor crônica por durar mais de três meses.

E, por gerar dores muito intensas no paciente, a doença costuma ser incapacitante — ou seja, pode fazer com que a pessoa precise deixar suas atividades profissionais e sociais, prejudicando a qualidade de vida.

Foi o que aconteceu com Carolina.

A estudante de veterinária conta que não consegue trabalhar e precisa passar a maior parte do dia deitada para evitar as crises de dor que, de tão intensas, causam vômitos e desmaios.

Ações cotidianas, como escovar os dentes, pentear o cabelo, mastigar ou até mesmo um vento gelado que bate no rosto, como o do ventilador ou ar-condicionado, são gatilhos para desencadear as dores.

‘Chegou uma fase em que toda semana eu precisava ir ao hospital por causa dessas dores’, relembra Carolina. — Foto: Arquivo pessoal

“É uma dor tão forte que, por duas vezes durante as crises, tentei tirar a minha vida fazendo cortes no meu pescoço com bisturi para acabar com todo o meu sofrimento. Também já pensei em eutanásia, mas no Brasil não é autorizado e eu não tenho recursos para buscar esse procedimento em outro país. Já pensei muito se isso tudo é egoísmo da minha parte, já que tenho uma filha e uma família, mas eu não aguento mais sentir dores e viver dessa maneira.”

Para amenizar as crises, Carolina já passou por três cirurgias para tentar corrigir a má formação do nervo trigêmeo e fazer com que veias e artérias não encostem mais nele.

A última, no final do ano passado, deixou o lado direito do rosto da estudante paralisado.

“Já são 11 anos convivendo com essa dor. Tomo morfina e outros medicamentos ainda mais fortes todos os dias. As pessoas muitas vezes acham que é drama e que a dor não é tão intensa assim, mas quem não sofre com essa doença nunca vai conseguir entendê-la”, diz.

A última cirurgia deixou o lado direito do rosto de Carolina paralisado. — Foto: Arquivo pessoal

Doença é mais comum em idosos e mulheres

Segundo especialistas ouvidos pela reportagem da BBC News, a neuralgia do trigêmeo é mais comum em idosos devido ao processo degenerativo dos vasos sanguíneos causado pelo avanço da idade.

Em pessoas mais novas, geralmente, ela está associada a outros problemas de saúde, como tumores na base do crânio, compressão vascular ou doenças como a esclerose múltipla.

Porém, em situações raras, há a possibilidade de a doença surgir sem causa aparente.

“Estima-se que, no Brasil, há cinco casos da doença para cada 100 mil habitantes e ela acomete, principalmente, pessoas acima dos 50 ou 60 anos pela degeneração do vaso sanguíneo por causa da idade. A incidência também é maior em mulheres, mas ainda não há uma explicação científica do porquê disso”, diz Felipe Barros, neurologista do Hospital Sírio-Libanês.

Os principais sintomas da neuralgia do trigêmeo são dores intensas na face, semelhantes a choques elétricos, formigamento no rosto e olho vermelho e lacrimejante.

O diagnóstico é feito por meio de uma análise clínica e exames de imagem, como tomografia.

“Por não se falar muito sobre essa doença, muita gente confunde os sintomas com sinusites ou doenças odontológicas. Por isso, é importante buscar um neurologista para afastar outras possibilidades e se chegar ao diagnóstico correto, fazendo com que o paciente não tenha a qualidade de vida prejudicada por muito tempo”, acrescenta Ciarlariello.

Segundo os neurologistas, não se fala em cura para a doença, mas sim em controlar as crises de dor intensa causadas por ela.

O tratamento varia de acordo com a situação de cada paciente e, na maioria dos casos, são indicados medicamentos para controlar as crises, segundo os especialistas.

Há situações em que a cirurgia é indicada na tentativa de corrigir a má-formação do nervo trigêmeo e assim reduzir as crises, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Já quando a doença está associada a outros problemas de saúde, o primeiro passo é tratar o que está causando-a.

Caso seja ou conheça alguém que apresente sinais de alerta relacionados ao suicídio, confira alguns locais para pedir ajuda:

– O Centro de Valorização da Vida (CVV), por meio do telefone 188, oferece atendimento gratuito 24h por dia; há também a opção de conversa por chat, e-mail e busca por postos de atendimento ao redor do Brasil;

– Para jovens de 13 a 24 anos, a Unicef oferece também o chat Pode Falar;

– Em casos de emergência, outra recomendação de especialistas é ligar para os Bombeiros (telefone 193) ou para a Polícia Militar (telefone 190);

– Outra opção é ligar para o SAMU, pelo telefone 192;

– Na rede pública local, é possível buscar ajuda também nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24h;

– Confira também o Mapa da Saúde Mental, que ajuda a encontrar atendimento em saúde mental gratuito em todo o Brasil.

Por: G1

Relacionado


Portal Tailândia

Previous Post

Exército afasta militares após ‘fake news’ sobre o RS

Next Post

Apreensão de Entorpecentes e Prisão em Flagrante no Bairro Bom Remédio

Zap Marabá

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Related Posts

IPVA 2025: proprietários de veículos com final de placas 03 a 33 têm desconto até terça, 25
Cidades Paraenses

IPVA 2025: proprietários de veículos com final de placas 03 a 33 têm desconto até terça, 25

25 de fevereiro de 2025
29
Meninas são encontradas mortas dentro de represa no Pará
Cidades Paraenses

Meninas são encontradas mortas dentro de represa no Pará

25 de fevereiro de 2025
29
Cidades Paraenses

Adolescente é encontrada morta com as mãos amarradas e marcas de violência no rosto no Pará

25 de fevereiro de 2025
16
Cidades Paraenses

Grupo é preso suspeito de incendiar veículos e atirar contra indígenas Tembé, no Pará

25 de fevereiro de 2025
19
Jovem rouba carro, sequestra a motorista e arromba loja em Marabá
Cidades Paraenses

Jovem rouba carro, sequestra a motorista e arromba loja em Marabá

25 de fevereiro de 2025
22
PF erradica 134 mil pés de maconha e evita a produção de 45 toneladas da droga em Salgueiro/PE
Cidades Paraenses

PF erradica 134 mil pés de maconha e evita a produção de 45 toneladas da droga em Salgueiro/PE

24 de fevereiro de 2025
10
Next Post
Apreensão de Entorpecentes e Prisão em Flagrante no Bairro Bom Remédio

Apreensão de Entorpecentes e Prisão em Flagrante no Bairro Bom Remédio

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Fique Conectado

  • 6.4k Fans
ADVERTISEMENT
  • Trending
  • Comments
  • Latest
Estuprador é obrigado a usar vestido e recebe ‘carinho’ no presídio

Estuprador é obrigado a usar vestido e recebe ‘carinho’ no presídio

11 de dezembro de 2020
Vídeo mostra adolescentes sendo obrigadas a cavar a própria cova

Vídeo mostra adolescentes sendo obrigadas a cavar a própria cova

23 de março de 2021
Marido flagra esposa com amante no motel e filho esperando fora do quarto; veja vídeo

Marido flagra esposa com amante no motel e filho esperando fora do quarto; veja vídeo

15 de dezembro de 2020
Adeus, pacotão! Manu Bahtidão faz cirurgia e reduz “ppka” 

Adeus, pacotão! Manu Bahtidão faz cirurgia e reduz “ppka” 

25 de agosto de 2022

Emprego: Magazine Luiza anuncia instalação de 40 lojas no Pará em 2019

4

Vagas de Empregos Sine Marabá, 09.Set

3
Ex-marido é preso acusado de matar a facadas candidata a prefeita

Ex-marido é preso acusado de matar a facadas candidata a prefeita

3

VAGAS DO SINE DE AMANHA QUINTA-FEIRA (17)

2
Isenção do IR reduz desigualdade e incentiva consumo, diz especialista

Isenção do IR reduz desigualdade e incentiva consumo, diz especialista

14 de novembro de 2025
Petrobras pagará dividendos a acionistas em duas parcelas

Petrobras pagará dividendos a acionistas em duas parcelas

14 de novembro de 2025
China suspende proibição de compra de carne de frango do Brasil

China suspende proibição de compra de carne de frango do Brasil

13 de novembro de 2025
Poupança tem retirada líquida de R$ 9,7 bilhões em outubro

Poupança tem retirada líquida de R$ 9,7 bilhões em outubro

13 de novembro de 2025

Recent News

Isenção do IR reduz desigualdade e incentiva consumo, diz especialista

Isenção do IR reduz desigualdade e incentiva consumo, diz especialista

14 de novembro de 2025
1
Petrobras pagará dividendos a acionistas em duas parcelas

Petrobras pagará dividendos a acionistas em duas parcelas

14 de novembro de 2025
1
China suspende proibição de compra de carne de frango do Brasil

China suspende proibição de compra de carne de frango do Brasil

13 de novembro de 2025
2
Poupança tem retirada líquida de R$ 9,7 bilhões em outubro

Poupança tem retirada líquida de R$ 9,7 bilhões em outubro

13 de novembro de 2025
2
Facebook Twitter Google+ Youtube RSS
Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Siga-nos

Categorias

  • Acidente
  • Brasil
  • Cidades Paraenses
  • Concurso
  • Curiosidades
  • Cursos Gratuitos
  • dinheiro
  • Economia
  • Emprego
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Eventos
  • Famosos
  • Finanças
  • investimento
  • Marabá
  • Mundo
  • Notícias
  • Notícias de Momento
  • Ocorrências Policiais
  • Pará
  • Paulo Guedes
  • Política
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Tecnologia
  • Utilidade Pública
  • Verão
  • Videos

Notícias Quentinhas!

Isenção do IR reduz desigualdade e incentiva consumo, diz especialista

Isenção do IR reduz desigualdade e incentiva consumo, diz especialista

14 de novembro de 2025
Petrobras pagará dividendos a acionistas em duas parcelas

Petrobras pagará dividendos a acionistas em duas parcelas

14 de novembro de 2025

© 2018-2020 Zap Marabá - Notícias e Entretenimento - Desenvolvido por E.R Designer.

No Result
View All Result

© 2018-2020 Zap Marabá - Notícias e Entretenimento - Desenvolvido por E.R Designer.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Add New Playlist

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de privacidade e cookies.