Categories: MarabáNotícias

Helder diz que economia verde garantirá emprego e renda

O governador do Pará, Helder Barbalho, ressaltou nesta quarta-feira (15), durante participação no “Summit Valor Econômico Brasil – USA”, em Nova Iorque, a importância da economia verde como pilar fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do estado.

Em seu discurso, o governador enfatizou que o Pará tem sido reconhecido por sua vocação mineradora e sua contribuição significativa para a produção agropecuária nacional. No entanto, reconhecemos a urgência de promover uma transição para uma nova economia verde.

“Um Estado que possuí 75% do seu território em floresta nativa apostou de que é viável a construção de uma nova economia verde. Decidimos avançar na preservação do bioma, avançar com políticas públicas para agregar valor à floresta amazônica de tal modo que possamos fazer com que a floresta viva possa valer mais do que floresta morta e com isto poder garantir o cuidado aos povos da Amazônia”, explicou Helder.

Platéia no “Summit Valor Econômico Brasil – USA”, em Nova Iorque, atenta em discurso do govenador Helder |Foto: Thalmus Gama / Ag. Pará

Helder Barbalho ressaltou os esforços do Estado em combater a ilegalidade ambiental e reduzir o desmatamento, destacando que o Pará tem liderado os esforços nacionais nesse sentido. “O Pará, hoje, é o Estado que apresenta a maior redução de desmatamento entre todos do Brasil. Portanto, comprometido com a agenda de redução de desmatamento, de redução de emissões para que possamos zerar o desmatamento no nosso país”, completou o governador.

Além disso, Helder revelou a estratégia para agregar valor à floresta, como a criação do Plano Estadual de Bioeconomia do Estado, que envolve o investimento em inovação e conhecimento, em tecnologia associado com saberes e valores ancestrais. “Se o Estado já é forte na commodity mineral e agrícola, a aposta agora é na commodity ambiental, a partir do mercado de carbono. E por esta razão nós criamos uma estrutura governamental, que é a nossa companhia de ativos ambientais do Estado. É uma estrutura técnica que precifica e quantifica o carbono regulado no Pará”, Disse Helder Barbalho.

Conteúdo Relacionado

O governador revelou ainda que o Pará já tem acumulado 156 milhões de toneladas de carbono a serem comercializados até o ano de 2026 no período acumulado entre 2017 a 2021. “Já iniciamos este processo. Nós estamos encerrando agora, em junho, a primeira comercialização de 2 milhões de toneladas, cada tonelada a 15 dólares”, informou o governador.

O governador do Pará reforçou também que as receitas serão utilizadas para combater crimes ambientais e potencializar iniciativas voltadas economia verde. “Também apostamos na recuperação de áreas antropizadas e, para isso, queremos fazer mudança do perfil do uso do solo. Faremos a primeira concessão da área de restauro do país. Um negócio que gera empregos verdes, oportunas e conecta o olhar pela floresta com oportunidades econômica e compromisso ambiental”, concluiu Helder.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Mulheres negras de baixa renda ainda convivem com agressores

Os casos de feminicídio e outros tipos de agressão contra mulheres no Brasil estão registrados…

1 hora ago

PF prende servidores públicos suspeitos de ajudar garimpos ilegais

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, a operação Cobiça, voltada ao combate a…

1 hora ago

Vídeo: marido flagra ‘amigo’ abusando da esposa alcoolizada no Pará

Um caso de violência sexual envolvendo um amigo de família chocou moradores do bairro da…

1 hora ago

Aumento da Demanda por Hemodiálise no Hospital Regional do Tapajós em Itaituba

Nos últimos três anos, a demanda por sessões de hemodiálise tem registrado um aumento consistente…

5 horas ago

FT Ferro e Aço contrata auxiliar administrativo em Tailândia

A FT Ferro e Aço, localizada na avenida Belém, está recebendo currículos para contratar Auxiliar…

5 horas ago

Homem ‘pega carona’ em traseira de caminhão e é arrastado

O homem vai sendo arrastado pela via ao se pendurar na traseira de um caminhão.…

6 horas ago

This website uses cookies.