Peritos encontram 27 celulares no barco com corpos que estava à deriva no Pará

Peritos encontraram 27 celulares no barco que estava à deriva com corpos no litoral do nordeste do Pará. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (18) pela Polícia Federal (PF).

Os aparelhos coletados em Belém foram encaminhados, de acordo com a corporação, para exames periciais no Instituto Nacional de Criminalística em Brasília (DF).

As possíveis informações extraídas dos celulares, dos chips e cartões de memória, em conjunto com ações de cooperação internacional, serão utilizadas para trazer indicativos sobre a identidade dos ocupantes da embarcação.

Também em Belém, segundo a corporação, os agentes federais e a Polícia Científica do Pará realizaram os exames dos oito corpos retirados do barco e do nono, encontrado próximo, a partir dos protocolos internacionais de Identificação de Vítimas de Desastres (DVI).

De acordo com a PF, os exames envolveram mais de 30 pessoas em trabalho multidisciplinar e seguiram a sequência:

  1. exame radiológico;
  2. exame de vestes, pertences, documentos e adereços;
  3. exame médico-legal, com coleta de material para exames de DNA e de isótopos estáveis;
  4. exame odontolegal;
  5. exame necropapiloscópico
  6. e estação de verificação de documentos e controle de qualidade.

Dados colhidos de corpos encontrados em Bragança são enviados para Brasília

Sepultamento e identificação dos corpos

A PF afirmou que os nove corpos serão temporariamente sepultados em Belém, até que as identidades sejam estabelecidas e as famílias das vítimas possam ser formalmente comunicadas, por meio dos devidos canais de cooperação policial e jurídica internacionais.

O caminhão frigorífico com os corpos saiu de Bragança na manhã de terça-feira (16) e chegou a Belém no Instituto Médico Legal na tarde do mesmo dia para realização da perícia. Questionada, a PF não informou previsão, nem detalhes sobre o sepultamento temporpário.

Os dados colhidos durante os exames realizados na quarta-feira (17) foram enviados para continuar o processo de identificação em Brasília (DF), pelo Instituto Nacional de Criminalística e Instituto Nacional de Identificação da PF, com apoio da Interpol e organismos internacionais, segundo a Polícia Federal.

Não foi possível estimar o prazo para identificação dos nove corpos, porque, segundo a corporação, não existem dados técnicos estruturados acerca dos milhares de desaparecidos, vindos de países africanos, durante migrações.

Capas de chuvas estavam em barco encontrado com corpos e indicam que havia mais pessoas na embarcação, diz PF — Foto: Polícia Federal/Dikvulgação

Documentos encontrados na embarcação apontam que a possível origem das vítimas era Mali e Mauritânia, países do oeste da África. A suspeita é que ao menos 25 pessoas estavam no barco, já que, além de 27 celulares, 25 capas de chuva foram encontradas no transporte.

Barco sem leme e motor

O barco também passa por perícia detalhada feita pela Marinha, que não detalhou previsão para concluir os trabalhos.

No entanto, a Marinha informou que o barco é de fibra de vidro na parte exterma e que foi encontrado sem motores, sem leme ou quaisquer sistemas de propulsão e direção. Além disso, não apresenta sinais de danos estruturais, o que indica não ter passado por naufrágio.

“É uma embarcação aparentemente artesanal, devido ao material com que ela é feita”, informou o capitão dos Portos da Amazônia Oriental, Ewerton Calfa.

 Por: G1 Pará

Relacionado


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Furto de Faixa Promocional da Black Friday em Itaituba

Na madrugada de quinta-feira, 28 de novembro de 2024, câmeras de segurança flagraram, por volta…

19 minutos ago

Morre um dos maiores assaltantes de bancos do Brasil após confronto com a polícia no Pará

Na manhã desta terça-feira (26/11), foi deflagrada a Operação Ban, uma ação conjunta entre diversas forças…

19 minutos ago

Globo adia o fim de Alma Gêmea no Vale a Pena Ver de Novo

A emissora voltou atrás e anunciou, no último domingo (18), que a reexibição será estendida…

3 horas ago

Acidente na BR-230 em Itaituba Deixa Motociclista Ferida

O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira, 28 de novembro de 2024, na BR-230, perímetro…

5 horas ago

Vídeo: bicicleta é furtada no estacionamento de padaria em Tailândia

Uma bicicleta, que estava no bicicletário de uma padaria, foi furtada no domingo (24) em…

5 horas ago

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% no terceiro trimestre deste ano, acima…

5 horas ago

This website uses cookies.