Pará recebe nova Caderneta da Criança para distribuir às maternidades públicas e privadas

O Estado do Pará já recebeu do Ministério da Saúde a nova edição da Caderneta da Criança, que agora inclui as vacinas contra Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação. A 6ª edição da Caderneta da Criança foi lançada pelo Ministério da Saúde no último dia 5 de abril, durante a comemoração do centenário do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF), vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. A nova edição mudou as cores de capa, sendo verde para meninos e roxo para meninas.

Segundo a coordenadora estadual de Saúde da Criança, Ana Cristina Guzzo, as cadernetas já foram enviadas aos Centros Regionais da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e estarão disponíveis nas maternidades públicas e privadas. “A Caderneta da Criança é um documento importante para o acompanhamento e desenvolvimento não apenas da saúde da criança, mas também para o acompanhamento das situações relacionadas às áreas de Educação e Assistência Social”, informou.

A caderneta serve como registro de saúde abrangente para crianças até 9 anos, que inclui o histórico de vacinação e orientações sobre desenvolvimento físico e mental, e até mesmo aspectos da educação, direitos garantidos e prevenção à violência, além de ser um documento técnico, que apoia todas as ações da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC).

É uma ferramenta importante, tanto para os responsáveis quanto para os profissionais de saúde, por oferecer uma visão completa do bem-estar da criança, com base em informações atualizadas sobre aleitamento materno, alimentação saudável, desenvolvimento da visão e audição, saúde bucal e até recomendações para uso seguro de eletrônicos.

Cobertura vacinal – Para a secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz, ‘o retorno desse documento, incluindo a vacina contra Covid-19, é importante também para estimular e elevar a cobertura da vacina Pfizer Baby, que protege contra essa grave doença respiratória que, desde 2020, já acometeu 39.348 crianças de 0 a 9 anos no Pará’, ressaltou a titular da Sespa.

A imunização de crianças contra a Covid-19 é feita com a vacina Pfizer Baby, dividida em três doses: aos 6, 7 e 9 meses. A meta anual é vacinar 585.177 crianças rotineiramente, sendo 48.682 por mês.

Segundo a Coordenação Estadual de Imunizações, de janeiro até esta segunda-feira (22), 103.845 crianças tomaram a 1ª dose; 99.842 tomaram a 2ª dose e 33.726 receberam a 3ª dose da vacina, representando uma cobertura vacinal de apenas 6%.

Segundo o Ministério da Saúde, todas as regiões do Brasil já foram contempladas com 6,4 milhões de exemplares da Caderneta da Criança. O documento também está disponível de forma digital pelos links: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_menino_passaporte_cidadania.pdf e https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_crianca_menina_6ed.pdf

Por: Roma News

Relacionado


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Novo DPVAT: quem tem que pagar e como vai funcionar a volta do seguro automotivo obrigatório

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que determina a volta da cobrança do…

27 minutos ago

Daniel tem sete dias para explicar aumento abusivo no IPTU

Os moradores de Ananindeua questionam as tarifas cobradas no IPTU. | (Foto: Rodrigo Pinheiro /…

1 hora ago

Mulher é presa suspeita de tráfico de drogas em Novo Progresso

Durante rondas na noite deste sábado (18), na comunidade Santa Júlia, zona rural do município…

2 horas ago

Base Aérea de Canoas recebe voos comerciais a partir de quarta-feira

A Base Aérea de Canoas, administrada pela Força Aérea Brasileira (FAB), funcionará como aeroporto e…

3 horas ago

Adolescente de 16 anos é suspeito de matar pai, mãe e irmã em São Paulo

Um adolescente de 16 anos foi apreendido sob suspeita de ter matado os pais e a…

5 horas ago

Nicolas tem chance de quebrar “seca” contra ex-clube

Nicolas não marca há quatro jogos e espera acabar com a seca fazendo valer a…

7 horas ago

This website uses cookies.