Categories: MarabáNotícias

Áudios do VAR: FPF explica “não” ao Remo e defende paraenses


Lance que mais gerou revolta nos azulinos foi quando o cotovelo de Wanderson atinge Ícaro | Reprodução/TV Cultura

O primeiro jogo da final do Campeonato Paraense deu o que falar e segue rendendo debates por conta das polêmicas que envolveram a arbitragem na vitória do Paysandu por 2 a 0 sobre o Clube do Remo.

Nesta terça-feira (9), véspera da semifinal entre os rivais pela Copa Verde, o Leão Azul pediu para que fossem disponibilizados todos os áudios do VAR, mas a Federação Paraense de Futebol (FPF) negou o pedido.

Conteúdo Relacionado:

Com a repercussão negativa, a FPF marcou uma reunião online com alguns profissionais da imprensa paraense para explicar. Na ocasião, o presidente Ricardo Gluck Paul disse que seguiu as regras da CBF sobre áudios do VAR.

“O Remo pediu a totalidade do VAR. A Federação disse que não pode entregar porque é um procedimento da CBF, mas o clube pode ir à Federação ver 100% e escolher os recortes. O Remo queria o arquivo completo e ficamos nesse dilema. O TJD pode entrar e obrigar a fazer. Não vamos nos opor. Está sendo resolvido. A gente não se opõe, só estamos seguindo as regras da CBF. A primeira coisa que pedi foi para subir todos os lances capitais logo após o término do jogo. Sou 100% a favor de liberar o arquivo completo porque serve para defender o VAR”, destacou.

A repercussão negativa afetou o árbitro Djonaltan Costa de Araújo (PA – CBF), responsável pela partida. Na ocasião, os remistas cobraram pênalti em um lance entre Wanderson e Ícaro, além de outros lances capitais.

“A narrativa de que a arbitragem paraense influenciou o resultado do jogo é incorreta. Não estamos aqui para defender as decisões da arbitragem. Os árbitros estão sucessivos a erros. O que não negocio é discutir a intenção da arbitragem. Como se um árbitro nosso tivesse escolhido um time para ajudar. A narrativa foi para esse lado”, frisou Gluck Paul.

Gluck Paul disse que o lance foi falta, mas que o VAR não teve conclusão se foi dentro da área. Movimento não foi considerado agressão e por isso não foi recomendado o vermelho para o zagueiro do Paysandu. FPF

O mandatário da Federação ressaltou que sempre irá priorizar os árbitros paraenses e que apenas o trio de fora foi solicitado pelos clubes. Ele ainda destaca a diferença entre os locais e os de fora.

“Os árbitros de fora erram iguais aos daqui. Mas a diferença é que os que foram pegam o avião e vão embora. Os daqui precisam buscar filhos na escola, ir ao supermercado. Temos uma turma que não quer errar. Erram porque são humanos. Minha vontade de falar para os clubes é: ‘Vocês pediram árbitro FIFA e tá aí a FIFA’. O Djonaltan salvou a arbitragem. Ele fez o papel dele. Marcou os lances capitais”, comentou.

Arbitragem Paraense:

  • “O pedido dos clubes era que o trio fosse FIFA. A Federação sempre vai querer os paraenses apitando. Sabemos do trabalho que estamos fazendo com eles. Renovamos 70% do quadro da arbitragem e reciclamos. Mantivemos alguns veteranos e uma leva de novos nomes que estamos apostando. São promissores para recuperar o prestígio da arbitragem paraense. A Gleika está apitando Série A. Ela fez o clássico Corinthians e Flamengo. Ela pode recuperar um escudo FIFA para a Federação Paraense”.

Djonaltan recomenda a expulsão do volante do Paysandu e é parabenizado pelos colegas após a revisão de Bráulio. FPF

  • “O Fernando Filho foi convocado para a Elite da CBF e será treinado lá para apitar jogos de Série A e B. Olivaldo fez uma temporada brilhante e outros árbitros novos que, ano passado, fizeram pela primeira vez jogos profissionais. Tivemos coragem e estamos satisfeitos com os resultados. Estamos formando os nossos árbitros para serem o VAR, formado por cinco posições. Não temos a cultura do VAR e temos apenas três homologados para isso. O Djonaltan, Gleika e o Fernando Filho. Com o tempo vamos ter mais disponíveis”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

IMPORTANTE: Os comentários não representam a opinião do Diário Online. Os textos escritos são de inteira responsabilidade dos autores.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Copa do Brasil e Libertadores seguem após Brasileirão parar

Estádio do Grêmio atingido pelas cheias do RS | ReproduçãoDiferente do que ocorreu com o…

4 horas ago

Mulher é presa suspeita de comercialização de drogas em Itaituba

A guarnição do GMP da Polícia Militar do município de Itaituba, no sudoeste do Pará,…

4 horas ago

Homem se passa por mulher para conseguir fotos íntimas de adolescente e vai preso no Pará

Um homem foi preso pela Polícia Civil, na quarta-feira (15), em Cachoeira do Arari, no Marajó, depois de…

4 horas ago

PL sobre adaptação a mudanças climáticas é aprovado no Senado

O Senado Federal aprovou, na noite dessa quarta-feira (15), o Projeto de Lei (PL) 4.129/2021,…

4 horas ago

Veículos se envolvem em acidente no bairro Buriti em Itaituba

A colisão entre dois veículos aconteceu na manhã desta quinta-feira (16), na Avenida Buritis com…

8 horas ago

Anitta desabafa após perder mais de 200 mil seguidores: ‘Porque eu sou macumbeira’

Na tarde de segunda-feira (13), a cantora Anitta fez uma live nas redes sociais e…

8 horas ago

This website uses cookies.