Empreendedora de Castanhal ensina como não levar calote nas vendas do ‘fiado’

A loja física da empreendedora, Naiara Gondim, de 33 anos, foi aberta há cerca de três meses, mas a castanhalense já está no ramo da venda há seis anos. Naiara ao logo do tempo conquistou uma cartela de clientes que viraram amigas e com isso grande parte das vendas são feitas na base da confiança para pagar depois. A conta fica anotada em um caderno.

“Eu comecei com a venda porta a porta de cosméticos e fiz muitas clientes que foram virando amizade e com isso comecei a abrir o famoso crédito que é para a cliente ir comprando e pagando depois”, contou Naira Gondim.

Hoje a loja da Naiara tem além dos cosméticos, semi joias, lingerie e moda fitness. E ela conta que maior parte da movimentação do caixa vem das vendas no crédito do caderno.

“São poucas as vendas que são feitas à vista ou no cartão. As clientes compram para ir pagando aos poucos e assim está dando certo. Já são seis anos vendendo assim”, observou, Nayara que dá as dicas de como se proteger dos calotes.

“Eu observo bem a cliente. Pessoas que chegam querendo comprar muito e geralmente são muito consumistas e podem ter problema em pagar as contas e por isso não abro crédito. Sabemos que hoje tem muita gente endividada e que mesmo assim não consegue parar de comprar”, disse.

De acordo com o levantamento divulgado recentemente pelo Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa, empresa que agrega em um grande banco de dados o comportamento financeiro dos consumidores brasileiros, mais de 40% da população do Pará está endividada. No total, são 2,5 milhões de pessoas com dívidas que não conseguem quitar.

Para a empreendedora o consumo desenfreado é um dos motivos para tanto endividamento. “Hoje as pessoas tem muita facilidade para comprar e não conseguem parar. Um exemplo disso são os cartões desses bancos virtuais, que são colocados à disposição do cliente. As pessoas começam a comprar tudo que veem pela frente e não conseguem pagar suas contas. Por isso eu tomo muito cuidado com quem eu abro crédito em minha loja”, concluiu Naiara Gondim.

Mulheres

As mulheres são maioria com a renda comprometida para o pagamento de dívidas com empréstimos bancários. De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 30,5% da população feminina enfrenta dificuldades financeiras devido às dívidas com linhas de crédito.

Empréstimos financeiros e dívidas com cartões de crédito estão entre os maiores comprometedores da economia e dos endividamentos das famílias. De acordo com o Serasa, cerca de 27% das causas de inadimplência em 2023 estão relacionadas ao uso do crédito. A situação afeta, sobretudo, as mulheres.

Por: O liberal

Relacionado


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Funcionária de fazenda morre após forte tempestade no Pará

Uma forte tempestade deixou um rastro de devastações na área rural de São Félix do…

2 horas ago

Governador Helder Barbalho Anuncia Antecipação do 13º Salário para Servidores

Na tarde desta quinta-feira (26), em Nova Iorque, o governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou…

5 horas ago

Lauro mantém liderança com 52%, Alemão segue com 20,3% e Jake 10,5% mostra nova pesquisa

A pesquisa do Instituto Skala revela que Lauro Hoffmann (MDB) continua liderando a corrida eleitoral…

5 horas ago

Mulher do “Que Xou da Xuxa é esse?” encontra artista no RiR

Patrícia virou meme nas redes sociais após viralizar em um vídeo na época com 9…

8 horas ago

Frutas com Menos Açúcar: Opções Saudáveis para Dietas de Emagrecimento

As frutas são essenciais para uma alimentação equilibrada, fornecendo vitaminas, minerais e fibras que ajudam…

9 horas ago

This website uses cookies.