Categories: MarabáNotícias

Cientistas decidem clonar bisão extinto da Sibéria


Cientistas analisando o bisão mumificado, preservado no permafrost da Sibéria | Divulgação/Universidade Federal do Nordeste da Rússia

Exclusivo da América do Norte, o bisão é o maior mamífero do continente e pode crescer até dois metros de altura e pesar até 907 quilos. Eles são herbívoros que comem grama e são cobertos de pelo marrom-preto desgrenhado, que os protege dos invernos frios e com neve. No entanto, uma nova espécie de bisão extinta poderá voltar a vida em breve.

Cientistas da Rússia concluíram recentemente uma autópsia em um bisão extinto intacto que foi desenterrado do pergelissolo siberiano. Os tecidos recuperados durante a dissecação estão tão bem preservados que os pesquisadores acreditam que o animal morto, há milhares de anos, pode ser clonado. A pesquisa foi divulgada na revista científica LiveScience.

Conteúdos relacionados:

Segundo a revista, a criatura pertence a uma espécie desconhecida de bisão extinto, foi descoberta na localidade de Khaastaakh, na região de Verkhoyansk, na Rússia, em 2022 e doada ao Laboratório do Museu de Mamutes da Universidade Federal do Nordeste (NEFU, na sigla em inglês) em Iacutusque.

Os pesquisadores ao redor do bisão durante a necropsia. |Divulgação/Universidade Federal do Nordeste da Rússia

Exames laboratoriais revelaram que o bisão era um jovem de sexo desconhecido que tinha entre 1 e 2 anos quando morreu. Os pesquisadores ainda não sabem quando o bisão viveu, mas espécimes semelhantes encontrados em 2009 e 2010 datam de 8.000 a 9.000 anos, escreveram os cientistas da NEFU em um comunicado.

Quer mais notícias do mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp

Durante a necropsia, a equipe coletou amostras de lã, pele, ossos, músculos, gordura e chifres do bisão, além de removerão o cérebro do animal. Os tecidos poderão ser usados ​​para reviver as espécies extintas.

Pesquisadores seguram uma amostra de tecido removida do bisão. |Divulgação/Universidade Federal do Nordeste da Rússia Pesquisadores retirando o cérebro do bisão |Divulgação/Universidade Federal do Nordeste da Rússia

“Estamos trabalhando com uma descoberta única que pode ser clonada no futuro graças a materiais selecionados”, disse Hwang Woo Suk, especialista em clonagem da NEFU.

Os especialistas devem voltar ao local onde o bisão foi achado para procurar outros espécies que possam ajudá-los a reviver essa espécie perdida.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

IMPORTANTE: Os comentários não representam a opinião do Diário Online. Os textos escritos são de inteira responsabilidade dos autores.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…

8 horas ago

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

1 dia ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

2 dias ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

2 dias ago

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

3 dias ago

This website uses cookies.