Com o mercado cada vez mais exigente, os profissionais precisam desenvolver estratégias para se destacar como referência em suas áreas. No segmento médico isso não é diferente.
As ações de marketing têm sido cada vez mais utilizadas pelos profissionais de saúde, tendo em vista a multiplicação das mídias sociais, que romperam com as barreiras da comunicação e tornaram os consumidores mais autônomos na busca de informações sobre produtos e serviços que desejam ou necessitam.
Thais Fernandes, diretora da Afya Educação Médica, em Belém, ressalta que essa realidade também impactou na relação médico-paciente. “É crescente o número de médicos que passaram a utilizar ações de marketing para potencializar suas carreiras, tendo como principais finalidades: fortalecimento da imagem profissional, fidelização de pacientes, referência na especialidade e educação do público-alvo”, destaca.
Thais explica que o marketing médico no decurso do tempo foi considerado por parte da medicina um instrumento que violava os princípios éticos da profissão, em razão da necessidade de cuidado no trato da relação de profissionais de saúde com pacientes em situação de fragilidade. No entanto, com a observância dos limites impostos pelo Conselho Federal de Medicina acerca da publicidade – que passou por uma modernização através da Resolução CFM nº 2.336/2023 -, o uso das redes sociais se apresenta como uma necessária ferramenta de disseminação de conhecimentos educativos sobre a prática médica.
Segundo Thais Fernandes, o marketing digital no âmbito médico tem crescido de forma exponencial e reconfigura a dinâmica médico-paciente, com uma maior participação de pacientes nas redes sociais, que buscam por informações dos profissionais de saúde, dos procedimentos e tratamentos utilizados, caracterizando uma postura mais ativa, informada e vigilante.
Todo esse cenário, diz ela, faz do marketing uma ferramenta indispensável para os médicos na construção da própria carreira. Os profissionais devem pensar nesse recurso como uma estratégia, questionando-se, por exemplo, em qual mercado desejam atuar, como desejam ser reconhecidos e qual posicionamento de imagem querem fortalecer, pois toda estratégia de Marketing deve ser definida a partir da escolha de carreira de cada médico.
De acordo com Thais Fernandes, toda essa atual dinâmica social apresenta mudanças significativas que exigem dos médicos habilidades não apenas técnicas, mas também comportamentais, como a capacidade de empreender a sua própria carreira. O uso de estratégias de marketing pode auxiliar na construção de uma carreira médica muito mais independente, promissora e com a agilidade de crescimento para que o investimento que o médico fez em toda a sua jornada seja compensado de forma mais célere”, frisa. Ela acrescenta que durante a pós-graduação na Afya Educação Médica, os médicos também são estimulados a desenvolver habilidades tanto técnica como comportamentais que potencializam a carreira médica.
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