Moradores do município de Porto de Moz, indignados com a situação, estão questionando a ação da concessionária de energia. Segundo eles, a Equatorial Pará está realizando supostas inspeções/fiscalizações nos medidores de consumo durante a madrugada.
O vídeo encaminhado à reportagem mostra uma das situações, registrada por volta de 1h47 de terça-feira (20).
Os consumidores dizem que o procedimento pode representar uma fragilidade na relação de consumo, já que não há presença de um representante da unidade consumidora que possa acompanhar a fiscalização.
“Como vamos ter a certeza de que ao invés de inspeção, na verdade, não estaria violando os relógios”, questiona um dos consumidores, que também dizem, que após a inspeção, a empresa não apresenta relatórios.
Defensoria pede explicações
Em 2022, a Defensoria Pública do Estado de Alagoas pediu à Equatorial que apresentasse explicações sobre a forma que a empresa realiza procedimentos de investigação e fiscalização de irregularidades no município de Arapiraca.
Assim como em Porto de Moz, supostas fiscalizações realizadas por funcionários da empresa, durante a madrugada, assustaram as pessoas e geraram polêmica.
Por isso, a defensora pública Bruna Cavalcante oficiou a Equatorial para que prestasse informações sobre como funciona a fiscalização nas unidades consumidoras da cidade.
A defensora pública reforçou, na época, que “é importante que os consumidores estejam atentos, pois os procedimentos fiscalizatórios, embora possam ocorrer, devem respeitar a legislação, inclusive no que diz respeito ao contraditório e à ampla defesa”.
Fonte: O impacto