A campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) chega na sua reta final, e a população tem até o dia 29 de fevereiro para receber a dose do imunizante. De acordo com a Secretaria Estadual de Estado de Saúde Pública (Sespa), a partir do dia 1º de março, não haverá mais doses disponíveis para o público. A meta é vacinar 90% de um total de 2,7 milhões de pessoas dos grupos prioritários, mas até o momento, a cobertura é de apenas 23%.
A vacinação contra a Influenza na região Norte começou no dia 13 de novembro de 2023, com a finalidade de proteger a população amazônica antes do período chuvoso. Em Belém, a cobertura vacinal também ainda não atingiu a porcentagem necessária para uma maior proteção contra a doença. O município esperava vacinar 518 mil habitantes, mas somente 120 mil belenenses foram protegidos.
A enfermeira da Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Lanna Xantipa, reforça a importância de receber a vacina. “Estamos um período mais suscetíveis às infecções, devido a circulação de muitas síndromes gripais. Por isso, estamos fazendo um apelo para que o público prioritário como as crianças, idosos, grávidas e pessoas com comorbidades compareçam às unidades e façam essa imunização”, disse.
PROTEÇÃO
Na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Fátima, o movimento de pessoas em busca do imunizante foi grande durante toda a manhã de ontem (23). “Agora que estamos no inverno, a gente costuma gripar muito. Mas para evitar uma situação mais grave a gente precisa se proteger. Ainda mais ela que é pequena e também já precisa ir para a escola, onde muitas crianças acabam ficando resfriadas”, disse Marcela Veiga, tia da Ana Lu Sodré, de apenas 2 anos, que recebeu o imunizante contra a Influenza.
SHOPPINGS
Para atingir um maior quantitativo de pessoas, a Semas está abrindo neste sábado (24) os pontos estratégicos montados em shopping centers da capital. “Percebemos que nesses postos a adesão tem sido grande. Então, vamos disponibilizar esse dia todo para que mais gente possa aderir a campanha. Além disso, vamos também realizar uma ação nas feiras, onde há uma grande circulação de público”, contou a enfermeira da Sesma.
Quer mais notícias de Saúde? Acesse nosso canal no WhatsApp
Além da vacina contra a gripe, serão disponibilizados os imunizantes contra a covid-19 (bivalente e Coronavac), para atender ao público, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde.
Os carros híbridos surgem como uma nova alternativa aos condutores que anseiam por veículos cuja…
Um homem identificado como Danyllo, de 36 anos, morreu após ser esfaqueado pela companheira, em…
Um açougue localizado em Tailândia, nordeste do Pará, foi alvo de um furto durante a…
Linhas de crédito voltadas para pequenos e médios empreendedores das periferias e a formação de…
A região de Chernobyl virou uma grande reserva natural e continua surpreendendo o mundo com…
Na manhã desta segunda-feira, 18 de novembro de 2024, um homem em uma comunidade rural,…
This website uses cookies.