O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), realizou palestras educativas, na quarta-feira (21), em Marabá, em alusão ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo lembrado essa semana (20). A iniciativa sensibilizou pacientes e colaboradores sobre os perigos associados ao consumo das substâncias, que podem causar danos significativos à saúde física e mental.
O diretor executivo da instituição, Flávio Marconsini, ressaltou que a iniciativa integra o projeto da unidade “Saúde em Foco”, que visa divulgar informações sobre saúde e bem-estar para a sociedade. “O consumo de drogas e álcool representa um grave problema de saúde pública, afetando milhares de pessoas em nosso país. É fundamental realizarmos ações de conscientização para combater essa questão”, explicou.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 4% da população adulta brasileira, 6 milhões de pessoas abusam do álcool no país, e em média, 6% dos brasileiros fazem uso de algum tipo de droga, sendo dependente químico. Essa porcentagem caracteriza mais de 12 milhões de pessoas.
Renata Costa, referenciada para consulta ortopédica no hospital, destacou a importância das ações de conscientização, enfatizando que o acesso a informação e fundamental na prevenção. “A palestra educativa foi esclarecedora e me fez refletir sobre os perigos do uso de drogas e álcool. Agora, tenho mais consciência dos riscos e sei como posso me proteger e ajudar outras pessoas que estão passando por esse problema”, destacou.
Alan Ferreira, diretor assistencial do hospital, explicou que a iniciativa reforçar o compromisso da unidade do Governo do Pará em promover a saúde integral da população, não apenas tratando doenças, mas também investindo em ações preventivas e educativas. “Nossa missão vai além do atendimento clínico. Queremos contribuir para a construção de uma comunidade mais saudável e consciente dos seus hábitos de vida, pois a prevenção é sempre o melhor caminho”, enfatizou.
Sensibilização
Na ação do Hospital Regional em Marabá, a equipe multiprofissional percorreu corredores e unidades de internação, disseminando informações sobre os cuidados e consequências do uso indiscriminado de álcool, fármacos e drogas psicoativas.
Maycon Silva, psicólogo da instituição, enfatizou nas palestras os sintomas graves associados ao abuso de álcool e drogas, os quais abrangem mudanças comportamentais, como isolamento social, irritabilidade e flutuações de humor, além de manifestações físicas, como deterioração da saúde, perda de peso, dificuldades cognitivas, entre outros.
“O uso dessas substâncias levam também a danos ao fígado, ao sistema cardiovascular, sistema nervoso central, além de aumentar o risco de acidentes e comportamentos de risco. É crucial buscar apoio especializado para superar a dependência e retomar o controle da vida”, explicou o psicólogo.
O profissional ainda ressaltou que o apoio familiar desempenha um papel fundamental na jornada de recuperação contra o álcool e as drogas. “O suporte emocional e prático dos familiares oferecem um alicerce sólido para aqueles que lutam contra a dependência, proporcionando incentivo e compreensão durante todo o processo de reabilitação”, destacou.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento gratuito nos municípios às pessoas que sofrem com o alcoolismo ou dependência química, por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que integram uma rede de atendimento especializada.
Perfil – O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará e é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade é referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de um milhão de pessoas, em 22 municípios da região.
Fonte: Plantão 24horas News – Ascom/HRSP
Na noite de sexta-feira (1), uma mulher identificada como Ligia Monteles foi vítima de um…
Elisson Carlos dos Santos do Carmo foi preso por uma guarnição do 45º Batalhão de…
Paysandu reclamou da atuação polêmica da arbitragem | Jorge Luis Totti / Paysandu SCO Paysandu…
Na noite do último sábado (2), uma mulher de 21 anos, identificada como Thalya Medeiro…
Um homem, ainda não identificado, abandonou um motocicleta e fugiu para uma área de dendê…
As forças de Segurança Pública do Município de Rurópolis estiveram presentes nas imediações da Escola…
This website uses cookies.