O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), realizou palestras educativas, na quarta-feira (21), em Marabá, em alusão ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo lembrado essa semana (20). A iniciativa sensibilizou pacientes e colaboradores sobre os perigos associados ao consumo das substâncias, que podem causar danos significativos à saúde física e mental.
O diretor executivo da instituição, Flávio Marconsini, ressaltou que a iniciativa integra o projeto da unidade “Saúde em Foco”, que visa divulgar informações sobre saúde e bem-estar para a sociedade. “O consumo de drogas e álcool representa um grave problema de saúde pública, afetando milhares de pessoas em nosso país. É fundamental realizarmos ações de conscientização para combater essa questão”, explicou.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 4% da população adulta brasileira, 6 milhões de pessoas abusam do álcool no país, e em média, 6% dos brasileiros fazem uso de algum tipo de droga, sendo dependente químico. Essa porcentagem caracteriza mais de 12 milhões de pessoas.
Renata Costa, referenciada para consulta ortopédica no hospital, destacou a importância das ações de conscientização, enfatizando que o acesso a informação e fundamental na prevenção. “A palestra educativa foi esclarecedora e me fez refletir sobre os perigos do uso de drogas e álcool. Agora, tenho mais consciência dos riscos e sei como posso me proteger e ajudar outras pessoas que estão passando por esse problema”, destacou.
Alan Ferreira, diretor assistencial do hospital, explicou que a iniciativa reforçar o compromisso da unidade do Governo do Pará em promover a saúde integral da população, não apenas tratando doenças, mas também investindo em ações preventivas e educativas. “Nossa missão vai além do atendimento clínico. Queremos contribuir para a construção de uma comunidade mais saudável e consciente dos seus hábitos de vida, pois a prevenção é sempre o melhor caminho”, enfatizou.
Sensibilização
Na ação do Hospital Regional em Marabá, a equipe multiprofissional percorreu corredores e unidades de internação, disseminando informações sobre os cuidados e consequências do uso indiscriminado de álcool, fármacos e drogas psicoativas.
Maycon Silva, psicólogo da instituição, enfatizou nas palestras os sintomas graves associados ao abuso de álcool e drogas, os quais abrangem mudanças comportamentais, como isolamento social, irritabilidade e flutuações de humor, além de manifestações físicas, como deterioração da saúde, perda de peso, dificuldades cognitivas, entre outros.
“O uso dessas substâncias levam também a danos ao fígado, ao sistema cardiovascular, sistema nervoso central, além de aumentar o risco de acidentes e comportamentos de risco. É crucial buscar apoio especializado para superar a dependência e retomar o controle da vida”, explicou o psicólogo.
O profissional ainda ressaltou que o apoio familiar desempenha um papel fundamental na jornada de recuperação contra o álcool e as drogas. “O suporte emocional e prático dos familiares oferecem um alicerce sólido para aqueles que lutam contra a dependência, proporcionando incentivo e compreensão durante todo o processo de reabilitação”, destacou.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento gratuito nos municípios às pessoas que sofrem com o alcoolismo ou dependência química, por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que integram uma rede de atendimento especializada.
Perfil – O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará e é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade é referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de um milhão de pessoas, em 22 municípios da região.
Fonte: Plantão 24horas News – Ascom/HRSP
A concessionária RR Chevrolet, em Belém, terá veículos com condições especiais em comemoração aos 100…
Na madrugada desta segunda-feira (13), um incêndio de grandes proporções destruiu uma loja especializada em…
Na tarde desta terça-feira, 14 de janeiro de 2025, por volta das 17h, um grave…
A indústria naval e o setor portuário brasileiro encerraram 2024 com o melhor resultado em…
O pedido para a realização dos certames foi encaminhado ao Ministério do Planejamento e Orçamento…
Uma contabilidade localizada em Tailândia, nordeste do Pará, está contratando para os cargos de recepcionista,…
This website uses cookies.